Pular para o conteúdo principal

Na sala do Destino. -- Capítulo Final.



Samuel não sabia de que forma foi parar naquele lugar insólito; uma montanha que se assomava acima de muitas nuvens e em cujo topo estava colocado algo como um enorme templo. Ele estava parado bem em frente a este grande templo e olhava estupefato para a vista ao pé da montanha; lá em baixo a visão que ele tinha era a do Rio de Janeiro; ele não podia ver, mas de alguma forma sabia que o dia estava começando lá embaixo e as pessoas movimentavam-se atarefadas de um lado para outro da cidade. Era uma sensação muito inquietante, e nada daquilo fazia o menor sentido.

De repente uma voz surgida de suas costas chamou-lhe a atenção, era uma voz rouca e sem expressão; quando Samuel se virou espantou-se ainda mais, pois, parado junto à gigantesca entrada do templo estava algo parecido com uma pessoa, mas era translúcido como um fantasma dos desenhos infantis, e pior, às vezes suas feições eram masculinas e outras vezes femininas. Aquilo o chamou pelo nome e em seguida disse algo intrigante:

_ Samuel Andreas Chagas._ falou roucamente. E continuou._ ele já o espera conforme seu pedido; siga-me.

O fantasma aparecia e sumia enquanto andava para dentro da grande e abobadada entrada e ainda sem saber do que se tratava Samuel o seguia mantendo uma distância que julgava segura. Dentro do lugar, um corredor tão grande quanto todas as coisas que ali estavam, se estendia por muitos e muitos metros a perder de vista e em suas paredes escuras, toscamente iluminadas por pequenos filetes do sol da manhã que entravam por aberturas no teto erguido muitos metros acima do solo, estavam uma infinidade de estátuas fabricadas num material que parecia mármore, entretanto, o rapaz não ousava tocá-las; algumas pareciam com pretorianos, outras com soldados nazistas, outros ainda com pessoas comum; homens, mulheres e crianças; algumas assemelhavam-se a gregos antigos, filósofos, vikings; outras tinham a aparência de regentes de povos africanos, asiáticos e mais uma infinidade de estereótipos diferentes colocados como troféus  em compartimentos específicos incrustados nas paredes de pedra. Todas as estátuas possuíam uma riqueza de detalhes assombrosa e Samuel ora olhava as estátuas e ora procurava ver o fantasma na sua frente caminhando sem nenhuma pressa de chegar ao lugar para o qual se dirigia.

_ Quem é você?_ perguntou ao vulto, mas ele não respondia e o jovem insistia._Que lugar e este?

Nada de resposta, e os passos comedidos seguiam pelos corredores da construção. Samuel pensava que poderia estar louco ou até mesmo morto. Nunca completaria seu chamado de apregoar às pessoas na terra o que ele mesmo chamava de farsa das potestades; como aquilo podia ter acontecido, não se lembrava do que tinha feito nas horas antes de se ver parado frente ao templo.

_Siga através do vestíbulo até o próximo corredor e pelas escadas para dentro do átrio onde ele espera por você._Disse o fantasma e em seguida desapareceu por completo como que carregado por um vento que Samuel não sentiu.

Olhando para frente estava um grande cômodo arredondado em cujo teto em cúpula mostrava um grande número de estrelas como numa noite limpa de céu enfeitado; era como ver uma constelação a poucos metros dos olhos e Samuel se pegou erguendo os braços como um tolo, tentando tocá-las, mas estavam a mais de vinte metros de altura, porém o brilho que emanavam era algo fora do comum.

Continuando na caminhada, ele presenciou também uma dança luminosa de pequenas bolas de luz pálidas, esfumaçadas, girando e fazendo evoluções em pleno ar; elas pareciam ser formadas de algo parecido com o fantasma que o trouxera até aquele ponto. Uma espécie de vento brilhante.

Mais na frente, as estátuas começaram a reaparecer, algumas com feições alegres, outras com feições tristes e até mesmo rostos aterrorizados; o corredor sombrio também se fez presente outra vez, mas ao fundo havia uma pequena luz que quanto mais ele andava em sua direção mais parecia estar longe. Samuel perdeu a noção de quanto tempo caminhou e sem olhar para o chão no qual pisava às vezes tinha a sensação de que caminhava sobre o nada. Tinha a nítida sensação de que estava caminhando sobre um abismo, mas não ousou verificar. O jovem apenas acreditava que fosse aquilo o que fosse; Deus estava ali ao seu lado; já tinha passado por algumas experiências muito estranhas na vida; nada como esta, mas ainda sim confiava plenamente que Deus, que o salvara anos antes, e o fez enfrentar cara a cara a Sorte, o Azar e o Acaso, ainda estava ali com ele.

_ Senhor, não sei onde estou nem para aonde vou, mas com o Senhor aqui posso passar por isso, venha o que vier._ sussurrou aquela prece mais para si mesmo.

A luz que já parecia longe afastou-se ainda mais e de repente todo o lugar tremeu sutilmente. a atenção do rapaz estava focada apenas em sair daquele lugar lúgubre, seu coração começou a aquecer-se com uma série de citações bíblicas das quais gostava muito e que já tinham servido em algum momento para reanimá-lo.

“Não deixarás a minha alma na morte”; lembrou-se.

Várias outras estavam em sua mente, mas naquele momento esta foi a que ele segurou no coração para terminar a caminhada.

O corredor findou-se e nasceu o limiar de uma escadaria não menos larga do que todo o resto, os degraus desciam terra adentro como numa grande caverna, entretanto, as paredes e os próprios degraus eram extremamente trabalhados com grandes blocos de uma matéria escura desconhecida por Samuel e assemelhava-se ao teto estrelado da ante-sala por onde acabara de passar. Tudo ainda estava muito confuso na mente do jovem, mas pouco a pouco sua paz retornava e isso era a única coisa que importava naquele momento.

A luz reapareceu bruxuleante ao longe, mas desta vez conforme os passos iam sendo dados ela se aproximava até que ao chegar perto viu que se tratava de uma tocha presa em um suporte de ferro frio na parede. Enquanto ele prestava atenção na dança das chamas que revelavam sombras também dançantes em todas as paredes do lugar, vozes surgiram ecoando no ar vindas provavelmente do local aonde findava-se a escadaria, foi naquele momento que Samuel se lembrou que devia continuar andando, nunca antes uma chama tinha capturado sua atenção daquela forma hipnótica e a última coisa que ele desejava era se perder naquele corredor escuro, frio e triste.

“Eu sou a ordem natural estabelecida do universo”_ disse uma voz que passou por Samuel como um vento.

O rapaz acordou de um leve entorpecimento e percebeu que seus sentidos o estavam abandonando; a escuridão do lugar agora tentava entrar em seu coração e mente com uma violência que nunca tinha provado antes. Frio, medo, dúvida, tristeza e sono eram apenas algumas das sensações que tentavam violar sua sanidade; era como estar preso em um pesadelo do qual não podia acordar mesmo fazendo muita força.

Quando deu por si já estava sentado e recostado em um dos lugares vazios encravados na parede reservados às estatuas de mármore, mas um pensamento circulava sua mente tentando afugentar as sombras invasoras:

“A caminhada.”_pensava ele _ “Preciso continuar caminhando, mesmo que as sombras obscureçam minha frente”.

Ele não percebeu, mas a chama que dançava inicialmente na tocha da parede tinha se tornado tão pequena quanto uma luz de vela, e bruxuleava a ponto de se apagar; porém quando ele resolveu continuar na caminhada, forçando a sua fé sobre todas as outras sensações; a chama na tocha ganhou volume novamente e iluminou o corredor sombrio afastando os temores que se avizinhavam. Samuel ficou de pé e ousadamente recomeçou a decida pelos degraus.

Imediatamente a escadaria havia desaparecido e ele estava em frente a um grande portão que abriu assim que ele se aproximou; lá dentro revelava-se um cômodo iluminado onde a luz do sol parecia penetrar sabe-se lá como. Do limiar da sala Samuel viu claramente a extensão do lugar que era enorme e parecia com uma antiga arena romana muito utilizada na desumana época dos imperadores; no centro do lugar estava colocado algo como um trono sobre um grande pedestal, e sentado no trono a criatura em forma de um homem que Samuel nunca vira na vida, mas a julgar pelas pessoas que estavam aninhados ao seu lado um pouco mais abaixo nos degraus que levavam ao pedestal, ele já podia imaginar quem seria aquele “homem”.

O homem pronunciou calmamente:

_ Eu sou a ordem natural estabelecida do universo.

Suas vestes pareciam ser feitas pelo mesmo vento brilhante do qual eram feitos os fantasmas das salas e corredores anteriores. Ele descansava seu cotovelo sobre o apoio do trono e tocava os lábios com o dedo indicador enquanto repousava o outro braço no outro apoio, como um legítimo imperador faria e olhava curioso para o jovem parado ali em sua frente.

_Você é o Destino._ Rebateu Samuel sem nenhuma questão de reverenciá-lo, pois sabia que era isso o que ele estava esperando.

Junto ao Destino estavam na direita o Acaso, na esquerda o Azar e na frente a Sorte; os três pareciam olhar além de Samuel, por sobre seu ombro.

O Destino insistiu:

_ Sou a sucessão inevitável de acontecimentos provocados ou desconhecidos. E você mortal, quem és?

Não havia tempo para que Samuel olha-se para trás a fim de averiguar o que os três irmãos estavam vendo de modo tão apreensivo, e resolveu encarar o Destino face a face, afinal era aquilo o que ele procurava já há bastante tempo e se Deus o concedera aquele momento era porque queria que ele o usasse da melhor forma possível.

No momento que Samuel ia responder, o Destino se interpôs e respondeu ele mesmo:

_Samuel é o seu nome, oh! Sim; meus irmãos já me falaram de você; nunca pensei que viria até aqui.

E continuou:

_ Posso perceber que você se tornou outra pessoa realmente, sua velha criatura desapareceu e agora há de fato O Selo do Criador em seu espírito.

Samuel sentiu um pouco mais de confiança, percebeu que o Destino ficou inquieto quando falou aquelas palavras.

_ Encontrei o verdadeiro Caminho._ disse o jovem.

O Destino endireitou-se em seu trono.

_ Sabe que lugar é este? _ perguntou; respondendo logo em seguida_ Esta é uma das inefáveis miríades de regiões celestiais; vou ser sincero, não pensei que você conseguiria passar pelos corredores das sombras, aqueles espíritos não costumam deixar mortais saírem de seus domínios; os homens e mulheres que se aventuraram naquelas sombras vagaram perdidos até tornarem-se estátuas, tiveram suas vidas drenadas pelas sombras que ali vivem e foram dominados por elas; nem eu sei ao certo o que há lá dentro daquele labirinto. Vejo que lhe subestimei.

Samuel não tinha visto labirinto algum, só havia passado por caminhos retos e planos embora realmente muito escuros.

_ O meu SENHOR tornou seu labirinto em uma única vereda, guardou-me de ver coisas que eu não precisava e mesmo com toda aquela escuridão a fé me trouxe até aqui._Respondeu prontamente.

O Destino não gostou muito da resposta e retrucou:

_Mortal insolente! Como ousa pronunciar tal palavra diante de mim?

E novamente Samuel atacou; sabia que o Destino odeia quando as pessoas, pela Fé em Jesus, mudam os caminhos de sua vida, não aceitando coisas preestabelecidas por potestades, principados ou dominações quaisquer:

_ Porque para mim você não é nada.

Nesse momento o Azar entrou na conversa.

_ Irmão!_ disse ao Destino_ Vamos acabar com ele aqui mesmo, impedir que ele acorde, sim, já fizemos isso antes e podemos fazer de novo.

_Silêncio!_ vociferou o Destino_ Então seu tolo, não está vendo que há mensageiros ao redor do garoto.

Samuel olhou finalmente para trás e junto da porta que agora estava fechada havia uma outra pessoa trajada de branco com os olhos fechados e a cabeça levemente voltada para cima. O mais intrigante era que aquela pessoa trazia consigo em uma das mãos uma belíssima espada cujo cabo parecia marfim e cuja lâmina emanava um brilho dourado e pulsante.

Samuel agradeceu sussurrando a Deus, porque naquele momento mais uma de suas palavras estava sendo manifestada.

_ Aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. _ pronunciou o Acaso, citando um trecho da bíblia.

A Sorte completou contrariada:

_ Até aqui.

O Destino obviamente não gosta de ser desafiado em seu território, porém ele via mais mensageiros, ou guardiões, do que Samuel e já sabia que não tinha autoridade suficiente para tomar a vida do rapaz como fizera a outros que o procuraram durante os séculos. A Sorte e o Azar estavam visivelmente transtornados e olhavam para o Destino como que procurando uma resposta para aquela afronta.

Samuel recomeçou efusivamente:

_ Antes de ser trazido até aqui por um de seus fantasmas, eu estava lá fora sobre a montanha e vi o Rio de Janeiro aos pés do monte; sei que você e seus irmãos, assim como tantos outros, estão agindo de todas as formas para que esta cidade se perca, mas não vai acontecer; tal como aquela luz da tocha estava quebrando a escuridão no corredor sombrio, são os candelabros que na terra estão batalhando contra suas forças em nome do SENHOR.

O Destino parecia realmente um imperador contrariado, tal era sua postura, e seus irmãos portavam-se como cães de guarda; inquietos subindo e descendo os degraus que levavam ao pedestal e sussurrando coisas entre si em uma espécie de idioma não humano.

_ E eu suponho que você seja um destes heróis que crê ter forças para desafiar as potestades. Para me desafiar? Mesmo após ter sido por tantos anos um místico convicto._ disse o Destino mostrando que conhecia sua vida.

A Sorte também falou:

_Você sabe que não é possível vencer o Destino, tampouco jogar com a Sorte ou fugir do Azar e sabe também que todos estão à mercê do Acaso; portanto volte-se para nós, seja nosso seguidor e viva seus dias na mais completa tranquilidade. Meu irmão concorda em atacar somente quem você quiser que seja atacado, eu posso providenciar fama, dinheiro e mulheres; mudaremos sua vida. Imagine como seria.

A Sorte era exatamente como uma serpente tentando injetar seu veneno; e Samuel sabia que tudo aquilo não passava de uma trama para tirá-lo da posição na qual estava; mesmo que tudo aquilo fosse verdade, ainda assim não interessava, mas a verdade era que a Sorte e o Azar; ou Fortuna e Infortúnio, são como dois escorpiões, cujo único intuito é ferir mortalmente aqueles que se aproximam, entretanto, era possível que eles estivessem dispostos a fingir que seriam comandados pelo jovem; afinal de contas, com a erudição que possuíam seria muito fácil ludibriá-lo.

_ O tempo não importa, não é?_ Samuel respondeu com uma pergunta.

A Sorte não entendeu e ele explicou:

_ Você até poderia cumprir isso que acabou de dizer, mas sei que seu intuito está muito além; para vocês potestades, não importa se terão que “dar” algo ou “favorecer” alguém, pois sabem que o tempo que um homem passa sobre a terra não é o único tempo que ele tem, vocês sabem que após isso é o que verdadeiramente importa e todos os seus esforços estão concentrados em separar o homem de Deus para sempre.

O Acaso perdeu a paciência e esboçou um ataque corporal, mas logo se conteve novamente ao perceber que não seria possível. Samuel viu apenas a luz dourada surgir nas suas costas e entendeu que o mensageiro havia também esboçado um contra-ataque, obviamente o Acaso não suportaria uma batalha naquela magnitude e nitidamente as chamas douradas da espada estavam incomodando as potestades, embora Samuel não estivesse sentindo o calor das labaredas luminosas.

O Destino via seus irmãos sendo contrariados bem diante de seus olhos, porém permanecia menos abalado com a ousadia daquele mortal do que os outros; certamente tratava-se da mente por trás dos atos da Sorte, do Azar e do Acaso.

_Maldição!_ Esbravejou o Acaso; concluindo._ Guardiões!

E como num passe de mágica aquela potestade lançou mão de sua gadanha que surgiu formada a partir do vento brilhante que infestava toda a grande sala. Certamente estava pronto para tentar um confronto.

A Sorte e o Azar olhavam para os lados e para a enorme cúpula abobadada como se estivessem vendo algo que Samuel não pudesse contemplar com seus olhos mortais; o Azar fez surgir da mesma forma que seu irmão um chicote que se desenrolou pelos degraus da escada onde estava e o estalou contra o chão numa típica atitude desafiadora.

Samuel olhou de soslaio para o anjo junto à porta, mas ele permanecia parado da mesma forma como se nada estivesse acontecendo.

Finalmente o Destino se levantou de seu trono ordenando que seus irmãos se controlassem:

_ Silêncio! Quietos!_ disse._ Posso ver claramente que este jovem aqui não é como os outros que por ganância ou vaidade estiveram perante nós no passado; sim! Posso ver que o Altíssimo colocou suas asas sobre você, portanto não podemos tocá-lo enquanto estiver no plano espiritual ou mesmo onírico, porém, escute bem o que vou falar e guarde minhas palavras jovem “caçador de potestades”.

O Destino se interrompeu momentaneamente, e suas vestes esfumaçadas desapareciam e reapareciam luminosamente; somente naquele momento Samuel percebeu que aquele ser com quem falava devia ter mais de dois metros de altura e que embora não fosse possível ver com clareza em suas costas havia dois grandes vultos tal como asas translúcidas que modificavam o ambiente a seu redor, distorcendo a realidade. O detalhe mais esquisito era que tais asas se pareciam com as asas de alguma espécie de dragão; muito vistas em estátuas de gárgulas que adornam as amuradas de castelos góticos da idade média.

O Destino voltou a falar:

_ Você descobriu a Verdade._ disse apontando para Samuel._ Você entendeu o que foi o sacrifício redentor realizado pelo Filho de Deus na terra milênios atrás, você aprendeu que a única coisa que os homens precisam fazer é aceitar este sacrifício para passar das trevas para Luz e para terem ao seu redor a real proteção invisível do Exército Celestial, mas o tempo está a meu favor; o tempo sempre está a nosso favor, o mundo nos pertence e goste você ou não, seu tempo chegará, você passará e outros estarão fazendo a mesma coisa que sempre fizeram; estarão suplicando que nós os dominemos, entregarão suas vidas à Sorte e ao Acaso crendo que o Destino é quem os guia e que as coisas são apenas o que são porque assim é que tem de ser. 

Enquanto falava eloquentemente como um mestre da oratória o Destino sorria:

_ Tenho quase todo o mundo nas minhas mãos, e meus irmãos, como corvos das tempestades a cada dia fazem novos sectários ao redor da terra; lute o quanto quiser, mas saiba quem somos.

Samuel estava realmente ficando incomodado, mas não é corporalmente que se confronta este tipo de criatura e ele já tinha aprendido como fazê-lo na terra; usando de esperança, fé e amor. A grande verdade era que naquele momento o Destino estava falando o que via ao redor do mundo, porém havia muitas pessoas combatendo nesta guerra e carregando o Grande Nome de Jesus; muitos não tinham esse tipo de encontro com as potestades; já outros possuíam experiências ainda mais insólitas, mas todos estavam de algum modo ligados à batalha travada pelas almas dos seres humanos; onde o espírito do mundo, o príncipe das potestades do ar, tenta todos os dias arrebatar e controlar os sentimentos e pensamentos usando para isso suas potestades.

Samuel avançou alguns passos na direção do gigante Destino, demonstrando sua falta de temor e olhando fixamente nos olhos dele, que se assemelhavam a duas pequenas constelações; tamanha sua luminosidade, disse:

_ Você, seus irmãos e todos os principados e potestades que existem caíram naquele dia faz dois milênios, quando o Salvador foi levado à cruz; meu trabalho agora é apenas fazer com que as pessoas saibam disso e certamente elas deixarão seus desígnios e serão salvas; comandarão suas próprias vidas e vocês entraram num esquecimento nunca antes experimentado; pode levar tempo, mas não me importo. No fim a Luz vai prevalecer.

O Destino estava impressionado, mas não queria demonstrar e para terminar aquele encontro ainda pronunciou algumas palavras:

_ Vamos nos ver muito; eu estarei nas vidas de quase todos aqueles que você conhece, até os mais próximos, assim como meus irmãos e tantos outros do império, dia após dia vamos nos confrontar por meio das pessoas, sem que elas mesmas saibam disso._ De repente ele interrompeu o que estava dizendo e falou:_ O tempo da nossa conversa findou-se.

Todo o lugar escureceu rapidamente e Samuel não ouviu mais nada, todo o lugar sumiu como uma miragem que se desfaz e ele ficou alguns momentos na mais completa escuridão pensando o que significava tudo aquilo até ouvir o som de seu telefone celular tocando; naquela hora ele acordou, estava em casa, no seu quarto, olhou para o relógio sob a cabeceira da cama e constatou que já passava das nove horas da manhã de um sábado, tinha dormido demais. O telefone tocava com o som de “A Cavalgada das Valkírias”, de Richard Wagner; ele atendeu e do outro lado ouviu a voz feminina e conhecida de sua noiva entusiasmada:

_ Sam._ disse ela_ preciso falar com você, acho que encontramos aquilo que estávamos procurando, foi uma tremenda sorte.

Samuel riu ao telefone sem que ela entendesse o motivo. Mas ele ria porque era costume das pessoas falarem daquele jeito, mesmo alguns convertidos como ela, mas estava feliz, pois mais um dia tinha sido presenteado para sua vida.

Ele percebeu um pouco de poeira brilhante que estava em suas roupas e disse:
_ Você não vai acreditar com quem estive esta noite; vou lhe contar tudo quando chegar aí.

(Ir para o Epílogo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista