Pular para o conteúdo principal

A chuva, Samuel e o Acaso. – Capítulo 3




Manhã de quarta-feira e o céu parecia estar caindo sobre o Rio de Janeiro, em poucos minutos as águas já tinham tomado para si várias ruas e avenidas, transformando passagens de pedestres e de veículos em riachos por todo o estado e não somente na capital; municípios menores no grande Rio, baixada fluminense, região serrana e outras localidades mais afastadas viam-se completamente ilhadas, tal como as casas de várias pessoas que, nestes lugares, acabaram perdendo grande parte das coisas que possuíam. Em menos de um dia todos os habitantes do Rio de Janeiro contemplaram a chuva equivalente a quarenta e cinco dias; o poder destrutivo das águas foi novamente sentido de perto por todos.

A principal ligação entre as zonas Norte e Sul do estado; o túnel Rebouças; foi atingido pelas chuvas com tanta violência que a encosta localizada sobre ele cedeu, deslizando e praticamente fechando um dos acessos, e isso contribuiu para aumentar ainda mais o caos na cidade.

O trânsito simplesmente parou em vários pontos; o centro do Rio, já alagado, permanecia também parado por horas inteiras, os carros não conseguiam vencer as correntezas formadas pelas águas e tampouco os pedestres se arriscavam, não havia mais divisão entre ruas e calçadas. Somente chuva e águas por todos os lados; poucas vezes o Rio de Janeiro viu tal fúria da natureza.

Em lugares mais distantes, homens e mulheres lutavam como podiam para salvar seus pertences, mas sem muito sucesso; muitos ficaram desabrigados principalmente em lugares de encostas considerados como área de risco para prováveis deslizamentos; as autoridades estavam de mãos atadas contra aquele inimigo natural. Mas o que ninguém sabia era o motivo pelo qual as nuvens pesadas estavam derramando tanta chuva sobre o estado.

Bem, este é um panorama daquele que foi o dia mais caótico do ano para os cariocas, mas não foi tudo o que aconteceu.

Em Nova Iguaçu, moradores de uma casa não sabiam mais o que fazer, haviam ficado presos dentro de sua casa que por sinal fora construída abaixo do nível da rua e as águas barrentas e sujas que jorravam pelas tampas de bueiro entravam em torrentes cada vez mais fortes.

Samuel Andreas Chagas estava preso por uma corda ao redor da cintura para não ser arrastado e mesmo contra as possibilidades se arriscava tentando sem sucesso alcançar os moradores daquela residência, suas forças estavam sumido muito rápido na batalha contra as águas, mas mesmo assim ele permanecia lutando; entrou no quintal praticamente nadando ignorando o perigo que corria por não saber ao certo sobre que solo “pisava”; o corpo de bombeiros e a defesa civil já tinham sido acionados, mas certamente estavam tendo problemas para atender o grande número de ocorrências e pedidos de ajuda. Samuel por sua vez estava nas redondezas para encontrar alguém; neste dia completava exatos um ano e seis meses desde que ele se encontrou com Fortuna, a Sorte, e pouco mais de seis meses desde que se encontrara com o Azar em pessoa; mas sua busca não tinha acabado, faltavam os dois piores irmãos deste conciliábulo de potestades; aqueles que arquitetam os planos que são tão bem desempenhados sutilmente sobre as vidas humanas, e justamente por aquele motivo é que Samuel se encontrava ali. Ele acabou se envolvendo no resgate improvisado por vizinhos para retirar da casa inundada um grupo de três pessoas e fez o melhor que pôde, um a um, retirou um jovem casal e sua filha; o rapaz e a moça resgatados não pareciam ter mais do que vinte anos e a filha deles por volta de dois anos, apenas.

Outros moradores locais estavam por cima dos muros ou Lages nos arredores e logo assim que os resgatados estavam sãos e salvos sobre a casa de um dos vizinhos e as pessoas olhavam para ele meio sem saber o que dizer, afinal nunca o tinham visto naquela localidade e de repente ele surgiu como que vindo do nada e lançou-se para ajudar. Algo insólito começou a acontecer.

_ Que grande sorte você está passando por aqui nesta hora._ mencionou, agradecido, o rapaz resgatado.

Samuel percebeu de imediato que aquele jovem embora estivesse sendo muito sincero em seu agradecimento estava também envolto pelo manto de Fortuna, e limitou-se a responder apenas:

_ Não agradeça à sorte, tampouco agradeça a mim; mas a Deus que me trouxe aqui e espera que você seja a melhor pessoa que puder ser, viva com sua família da melhor forma que conseguir e procure àquele que pode lhe dar a vida eterna.

O jovem pai de família arregalou os olhos e daquele modo ficou estranhamente paralisado. Samuel olhou ao redor e as pessoas permaneciam com suas feições molhadas e simplesmente paradas no tempo, nem um respiro, nada era feito por parte deles e a imagem era extremamente inquietante, até as águas corriam extremamente devagar e os pingos grossos da chuva desciam lentamente através do ar, quase paralisados.

Finalmente a voz surgiu à suas costas:

_Vi debaixo do sol que não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes a vitória, tampouco dos sábios o pão, nem ainda dos prudentes a riqueza, nem dos inteligentes o favor; porém tudo depende do tempo e do Acaso_ disse o estranho logo se apresentando._Eu sou o Acaso e você quem é?

Quando Samuel se virou para vê-lo imediatamente percebeu que a hora do confronto se apresentava diante dele, o Acaso estava parado bem no centro da rua e a chuva parecia não incomodá-lo, embora as gotas o estivessem alvejando também.

_ Eu sou Samuel._ respondeu meio espantado, pois seu adversário acabara de recitar a passagem Bíblica do livro do Eclesiastes 9.11. Porém meio distorcida.

Duas coisas chamaram de imediato a atenção de Samuel em relação ao Acaso, primeiro seus olhos acinzentados e segundo que, a exemplo de seu irmão o Azar, quando o encontrou trazia consigo um chicote, assim também o Acaso trazia seu instrumento. A Gadanha.

O cabo longo e a lâmina larga e curva eram coisas que Samuel pensava que nunca veria, mas o fato era que o rapaz já sabia toda a verdade sobre as quatro potestades, por isso o Acaso não fazia a menor questão de esconder sua real natureza.

_ Samuel!_ repetiu o Acaso; continuando_ O místico e esotérico; aquele Samuel que usado por Fortuna e Infortúnio aprisionou tantas pessoas nos labirintos do Destino e nas redomas da mente?

_Não._ ele respondeu o mais rápido que pode._ Esse Samuel já se foi; era uma velha criatura, minha antiga natureza, eu agora sou outra pessoa, livre dos fantasmas da falta de conhecimento. Tudo o que fiz no passado fiz com a melhor das intenções, nunca tive o intuito de enganar pessoa alguma, mas vocês se aproveitaram da minha boa vontade para plantar diversos enganos na minha alma, estava tão enlaçado quanto as pessoas que prejudiquei.

De todas as potestades que Samuel já encontrara, o Acaso era o que parecia menos humano, embora sua feição parecesse com o de uma pessoa comum, exceto pelos olhos cinzentos, havia algo nele que era muito diferente.

_ Por que chove nesta cidade tanto assim? Você saberia me dizer?_ A potestade perguntou falsamente.

Samuel ficou sem resposta, não foi até ali para falar da chuva, tinha outros assuntos mais importantes para tratar com aquela criatura.

O Acaso continuou:

_ Não costumo falar com os homens; não assim como estou falando com você, gosto de falar por meio de sinais. Desta forma sou sempre superior, mas falar frente a frente é algo que me rebaixa demais.

A irritação de Samuel se ascendeu quando seu adversário pronunciou aquelas palavras, “falar frente a frente e algo que me rebaixa demais”.

_ Ora! Cale-se! Não me venha com essa, você tem inveja porque todas as coisas foram dadas aos homens e não a vocês.

A face do Acaso mudou e se tornou tão endurecida quanto uma estátua de mármore, nela era possível ver parte de sua idade fora do alcance das contagens dos anos mortais. Algumas veias finas e acinzentadas apareceram ao redor dos olhos irradiando-se na direção da testa e do pescoço, mas tão rápido quanto surgiram, desapareceram.

Ele bateu a parte metálica no fim do cabo de sua gadanha contra as águas que corriam lentamente e elas se libertaram do encanto que as prendia como se o mundo tivesse voltado a se movimentar, porém as pessoas permaneciam como meras estátuas.

_ Mais respeito quando se dirigir a mim mortal ou eu mostrarei a face do Ceifador._ Vociferou a potestade numa atitude ameaçadora.

Samuel pensava consigo mesmo; “O acaso e uma palavra sem sentido. Nada pode existir sem uma causa”. E falou:

_ Seu domínio sobre mim acabou, retire-se e liberte estas pessoas.

O Adversário retrucou:

_ Suas palavras não exercem força alguma sobre mim mortal; ainda há tempo de reconsiderar; tenho uma proposta e não falarei uma segunda vez: Seja meu cavaleiro no círculo astral mais uma vez, e eu manipularei as coincidências a seu favor de tal forma que os mais sábios dos homens invejarão sua postura e posição; minha gadanha passará longe de você durante tanto tempo que pessoas virão do oriente e do ocidente para vê-lo e aclamá-lo. Já fiz isso antes e posso fazer com você também.

Tal como seus outros irmãos, o Acaso nunca perderia a chance de barganhar e mostrar falsas vantagens, com palavras escolhidas por séculos e que derrubaram homens das mais diversas nacionalidades em todas as épocas.

Ele continuava a falar:

_ Sou um instrumento do Destino para que seus planos se realizem e o seu destino foi traçado há tempos. Não há como fugir do que foi determinado.

A chuva voltou a cair como antes, mas as pessoas ainda não se moviam.

_Não acredito em coincidências, e sim em providência, não preciso de sua “ajuda” manipulando coisa alguma a meu favor, tenho diante do Deus Eterno, que todas as coisas conhece, um Sumo Sacerdote, Advogado e Intercessor, muito mais poderoso do que você sequer pode conceber mesmo sendo o que é; e é Ele quem guiará toda a minha vida por quanto tempo desejar. Não existe pré-destinação.

Por incrível que parecesse naquele momento o Acaso já sabia que não poderia se demorar mais tempo frente a Samuel, ele procurava com seus olhos cinzentos o pecado original no espírito do rapaz, mas tudo o que via era a marca no coração do jovem, como uma circuncisão espiritual, uma circuncisão reconhecida nos céus, na terra e abaixo da terra. O fato era que pelo amor de Jesus, Samuel não habitava mais nas sombras da falta de entendimento, mas agora vivia plenamente no Reino da Luz.

O Acaso estava visivelmente incomodado.

Agora foi o jovem que continuou:

_ Realmente minhas palavras não têm, por si só, força alguma que possa forçá-lo a fazer a minha vontade, entretanto, as palavras que pronuncio não são minhas e sim daquele que venceu a todos vocês a mais de dois mil anos._ e prosseguiu_ Liberte as pessoas que estão aqui e saiba que de agora em diante nunca mais serei sua marionete novamente.

O Adversário de Samuel trocou sua arma mística forjada em alguma esfera fora do alcance da matéria e da mente, da mão esquerda para a direita e nitidamente contrariado reiniciou mais uma rodada do combate que travavam verbalmente.

_ Você ainda não me respondeu qual o motivo de chover tanto aqui nessa cidade de repente assim.

Samuel não sabia o que dizer quanto a isso e permaneceu calado tentando pensar o mais rápido que conseguia para não ser pego em algum laço criado por seu oponente.

_Eis aqui outras perguntas:_ retomou a palavra._ O que eu estou fazendo aqui? Você já se perguntou? Quando minha irmã relatou que você tinha se rebelado e sido alcançado pelo Altíssimo, logo soube que nosso encontro seria inevitável, mas resolvi que nos encontraríamos no dia em que eu tivesse de ceifar alguém; para “unir o útil ao agradável”, como dizem os mortais.

Estas palavras fizeram Samuel estremecer por dentro, e ele olhou para as pessoas paralisadas ao seu redor, homens, mulheres e até crianças, sobre os muros e telhados; alguns na rua sendo açoitados pela correnteza barrenta. Não podia conceber que o Acaso estivesse ali para levar algum deles.

_Você não pode fazer mal a eles._ Pronunciou meio sem crer em suas próprias palavras.

Rindo, o Acaso chocou novamente sua Gadanha contra o chão e só então Samuel percebeu que até aquele momento o ar ao seu redor estava tão carregado e pesado que mais parecia que estavam dentro de uma bolha de vidro gigante; com o toque da arma do Acaso no chão, o ar e o tempo pareceram perder aquele efeito estranho.

_Engano seu Jovem Samuel, Você passou pelas águas da recriação e recebeu o Espírito do Altíssimo em seu interior, portanto não posso atacá-lo, embora eu tenha vindo aqui para levar você, pois não acreditava que fosse totalmente verdade, infelizmente é. Mas nem tudo está perdido para mim, posso levar qualquer um dos que estão aqui; o simples fato deles acreditarem mais em mim do que na Verdade já me dá esse direito e você sabe disso, as sombras se mostram sempre mais “luminosas” do que a luz, ao menos nos olhos dos mortais;  porque a luz veio ao mundo, mas a humanidade preferiu as trevas, porque suas obras são más. Em outras palavras, são todos meus, é o destino deles.

Aquele momento era o ápice do confronto; de um lado um homem e do outro uma potestade, o que seu oponente estava falando era real, ele poderia atacar qualquer um, da forma que achasse mais pertinente e todos atribuiriam o feito ao Acaso, a má Sorte ou ao Azar, foi então que Samuel percebeu que todos eles estavam ali, não podia vê-los, mas sabia que estavam todos ali; Sorte, Azar e Destino, juntos como um grupo de serpentes atacando a mesma presa em uma trama diabolicamente armada para privar alguém de sua vida. O Acaso permanecia parado apontando sua Gadanha ora para uma pessoa, ora para outra, de modo arrogante como se tivesse vencido o rapaz.

_ Então Samuel, o que vai ser? Escolha quem fica, ou se achar mais cômodo, escolha quem vai; encare isso como um presente que dou a você.

O Acaso estava realmente saindo-se bem, pelo simples fato de que Samuel se esqueceu de que tudo o que esta potestade fala parece verdade, mas não é; realmente ele até poderia levar alguém, mas estava esperando que o rapaz concordasse com seu raciocínio verossímil, para que ele tivesse o direito real de fazê-lo, e isso daria a falsa impressão de que o destino daquelas pessoas já estava traçado não importando a força que Samuel fizesse para salvá-las.

_ Tudo depende do tempo e do Acaso._ repetiu seu inimigo pressionando ainda mais a mente do jovem.

Samuel cerrou os punhos, forçando-se a crer que aquilo não podia ser verdade, ele se lembrou de uma passagem bíblica que dizia que dos dons de Deus para o homem ficavam a fé, a esperança e o amor, e dos três o maior é o amor. Lembrou-se também que o Deus que É amor não podia permitir que o Acaso levasse uma pessoa ao seu bel prazer. Só então ele percebeu o motivo de seu encontro ter acontecido em um lugar como aquele em meio a um temporal que estava paralisando o Rio de Janeiro; frente aquelas pessoas.

Finalmente Samuel disse:

_O Espírito de Deus acaba de mostrar o motivo do nosso encontro aqui.

Todas as quatro potestades que lá estavam, embora ele só pudesse ver uma, sentiram a mudança de postura em Samuel.

_ Tolice!_ falou estremecido o Acaso._ eu sabia que você viria aqui e apareci para levar uma pessoa pelo direito que tenho de fazê-lo.

Bem mais serenamente Samuel respondeu:

_ Então não conhecia Deus antecipadamente essa vontade que você tinha de levar alguém dessa localidade e me trouxe aqui para obrigá-lo a aparecer, fazendo com que você acreditasse ser o dono da situação quando, na verdade, Ele me interpôs no caminho de vocês para que nenhuma vida seja levada deste lugar desnecessariamente? E assim o amor de Deus se manifesta mais uma vez livrando estes moradores da lâmina da gadanha e das garras das potestades.

O Acaso não teve respostas para dar e Samuel continuou em seu discurso:

_A princípio não entendi a causa de nosso encontro aqui sob o manto pesado dessa chuva, mas agora vejo claramente que foi por vontade de Deus. Não existem coincidências, e sim providências.

A água corria com mais força do que antes, a chuva tinha aumentado de intensidade e Samuel fazia força segurando-se contra o muro da casa, de onde tirara as três pessoas, para não ser levado pela correnteza; o Acaso permanecia parado no meio da rua submersa que mais se assemelhava a um rio furioso.

_ Vou levar alguém!_Berrou o Acaso. A voz havia mudado de timbre e estava mais sombria, quase gutural._ Não importa o que você diga, pois quando estes mortais retornarem do lapso interrompido do tempo atribuirão a mim o fato. Receberei a glória e aprisionarei um pouco mais suas mentes e corações. Assim é; tal como sempre foi e o será continuamente.

Certamente muitas coisas se perderiam durante aquela chuva violenta, Samuel sabia disso; e imaginava tristemente quantas potestades como aquelas estariam nos mais diversos lugares da cidade e do Estado vitimando e aprisionando outras pessoas. Mas o fato era que ali naquele local nenhuma vida se perderia, tinha convicção absoluta de que para isso fora levado para lá, sem perceber que tudo fazia parte de um maravilhoso propósito em prol de proteger a vida daqueles moradores.

_Cale-se e vá embora!_ Ordenou o jovem._ Retire-se para suas regiões, porque você foi derrotado pelo Nome do Senhor; Aquele que provou mais uma vez saber todas as coisas antes mesmo que você as saiba.

Visivelmente enfurecido, o Acaso, com ambas as mãos, chocou pela última vez a ponta do longo cabo da sua arma contra o chão sob as águas, o som metálico foi alto e forte como o soar de um grande sino; e no momento seguinte Samuel ouviu o jovem que ele havia resgatado respondendo ao seu comentário como se nada tivesse acontecido. O lapso de paralisia temporal findou-se; as potestades, como aves agourentas, alçaram voo e se foram; as pessoas não faziam a menor ideia do que acabara de acontecer, do perigo que suas vidas correram e do livramento poderoso que Deus as concedeu naquele dia. Jamais saberiam.

Repentinamente o chão cedeu abrindo uma enorme cratera que engolia as águas como a boca de um grande dragão; bem no lugar onde o Acaso golpeou pela última vez. Naquele momento Samuel percebeu que era daquela forma que ele levaria uma ou até mais pessoas, tragando-as para baixo do solo juntamente com a água da chuva; se o jovem tivesse sido vencido, aquela cratera teria se aberto sob os pés de um deles, mas graças a Deus não ocorreu.

(Ir para capítulo Final)

Comentários

  1. Graça e paz varão de Deus! Eu poderia ter a autorização para postar essa história em um site que fiz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel! Graça e paz.
      É claro que você pode utilizar essa história no seu site. Fique à vontade.
      Grande abraço.
      Que Deus te abençoe.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista