Pular para o conteúdo principal

“...O mundo jaz no maligno.” 1 João 5.19B



“...O mundo jaz no maligno.” 1 João 5.19B

Creio que a grande maioria das pessoas dentro de alguma congregação já tenha ouvido a afirmação acima ao menos uma vez, e saiba, minimamente o que ela significa; mas como nunca é demais reforçar essa verdade, vou fazer isso mais uma vez.

Então, o que a bíblia quer dizer quando afirma que o mundo jaz no maligno?

Ao afirmar tal verdade o Espírito de Deus deseja nos fazer despertar para o fato de que a sociedade ao nosso redor está sob a influência e o controle do espírito do mundo; tanto nas coisas que julgamos pequenas e sem importância quanto naquelas que cremos ser maiores e mais relevantes.

E por que Deus quer que saibamos disso?

Porque se ignorarmos essa verdade, automaticamente estaremos correndo sério risco de sermos afetados por uma, ou várias, das muitas vozes do espírito do mundo na sociedade, assim como seremos contaminados e controlados pela visão e mentalidade dele, que nos arrastará para uma ou mais de suas armadilhas e abismos que escravizarão nossa mente, coração e corpo; assim como, nos afastarão da Presença de nosso Criador e Salvador, Jesus, desvirtuando tudo o que fizermos, falarmos, pensarmos, sentirmos e tocarmos.

Como cristãos, nós devemos estar sempre plenamente conscientes da ação do espírito do mundo, a quem a Escritura também chama de "o maligno", no meio da multidão da sociedade, pois dessa maneira seremos capazes de intencionalmente nos desviarmos, afastarmos e separarmos de todas as sutilezas, verossimilhanças e ilusões que ele ardilosamente arquiteta e lança massivamente sobre o coração e mente das pessoas em todo o planeta.

Mas quais sutilezas, verossimilhanças e ilusões são essas?

É óbvio que você, leitor(a), sabe que a sociedade mundana está repleta de raiva, ira, ódio, violências, preconceitos, injustiças, vinganças, invejas, luxúrias, vaidades e todo tipo de maldades que se possa imaginar; basta ligar a televisão ou acessar algum site de notícias que seremos impiedosamente bombardeados com roubos, mentiras, escândalos, guerras, mortes, ostentações e muito mais. Todas estas maldades são facilmente identificáveis como um produto direto da influência maligna do espírito do mundo sobre os humanos, e é óbvio também que como cristãos, jamais devemos praticar nenhuma destas coisas em nossa vida.

Mas vamos deixar essas coisas óbvias de lado e nos concentrarmos naquilo que, principalmente nos dias atuais, as pessoas parecem estar ignorando a respeito da influência e do controle que o espírito do mundo exerce sobre a sociedade.

E o que é?

Lembre-se que estamos falando de sutilezas, verossimilhanças e ilusões; e que toda aquelas maldades reportadas diariamente pelas mídias não são nem um pouco sutis, pelo contrário, são completamente notórias e perceptíveis. Logo, precisamos estar conscientes de que a ação de controle do maligno na sociedade vai muito além do que é mostrado costumeiramente nas mais diversas mídias; e a parte desta ação que desejo abordar neste texto é aquela que até mesmo as pessoas que não roubam, não furtam e não praticam nenhuma daquelas maldades notórias, muitas vezes aceitam e cultivam em seu interior. Estou falando dos desejos, vontades, sonhos e ambições sobre as quais a sociedade mundana foi construída, e que em algum momento chegaram até a contaminar certas congregações com seus argumentos que parecem verdadeiros mas não são.

Precisamos estar sempre vigilantes, pois cada vez mais, o espírito do mundo injeta nas pessoas ao nosso redor novos conceitos, novos padrões de pensamentos, novas tendências, novas modas, novos hábitos, e novos procedimentos que fazem todo o sentido dentro do contexto social moderno e parecem ser totalmente coerentes com o estilo de vida coletivamente aceito como correto e desejável, mas em contra-partida são capazes de fragmentar o coração, a mente, e o espírito dos indivíduos, drenando suas forças, abatendo o seu ânimo, anulando suas esperanças, esfriando o amor, abalando sentimentos, descontrolando emoções, apagando a alegria e sufocando a fé; ou seja, devorando toda a vida das pessoas. Por isso também foi escrito: "...Vigia, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como um leão, buscando a quem possa tragar." 1 Pedro 5.8

Se olharmos atentamente para a maneira como as pessoas na sociedade estão se comportando perceberemos claramente que eles estão vivendo de forma completamente irracional e automática; estão correndo atrás de recompensas sociais sem valor, lutando com todas as forças para adquirir algemas, gaiolas e prisões douradas para si mesmos e para suas famílias, estão sacrificando sua sanidade e saúde para conseguir galgar os degraus das posições e cargos sociais que não lhes trarão nada além de uma montanha de angústias e todo tipo de estresse; estão buscando riquezas a todo custo, ou pelo menos, estão procurando parecer ricos fingidamente através de ostentar os símbolos sociais da riqueza mundana. Eles estão liderando, e, querendo, cada vez mais, liderar multidões, mesmo sem saber exatamente para onde estão indo. 

Todos estes comportamentos se instalam e se desenvolvem sutilmente, pois como toda a sociedade os enxerga como normais, as pessoas que os praticam não são capazes de traçar uma relação direta entre viver dessa forma e as tristezas, angústias, melancolias e depressões que os estão corroendo ininterruptamente por dentro, não importa o quanto avancem, vençam, conquistem e possuam na vida; quanto maior a vitória maior é a tristeza, quanto mais sucesso alcançam mais melancolia sentem, quanto mais dinheiro e posses entesouram, mais peso acumulam, e assim por diante. Eis a perniciosidade da verossimilhança; a forma como vivem parece correta, parece fazer sentido, parece benéfica, parece verdade, parece até mesmo espiritual, mas é o extremo oposto de tudo o que parece; completamente carnal, maligna e destrutiva. E não se engane, pois também há pessoas dentro de congregações agindo exatamente da mesma forma e sentindo os mesmos efeitos de tais ações.

Compreender a profundidade, a abrangência e o grau da influência e do controle que o espírito do mundo exerce sobre o âmago das pessoas e dá própria sociedade nos torna capazes de saber o que realmente nos fará bem, ainda que não pareça, para que possamos, deliberadamente, escolher tais coisas, assim como nos dará condições de evitar tudo o que nos fará mal, mesmo que todos na sociedade ou até nas congregações digam que seja benéfico. Está escrito: "O que é direito escolhamos para nós; e conheçamos entre nós o que é bom." Jó 34.4

Eis um exemplo fácil de visualizar:

Atualmente a sociedade e algumas congregações têm propagado e pregado o estilo de vida dos excessos como o único modelo de vida feliz, abundante, realizada e abençoada por Deus. E uma vez que qualquer um aceite essa sutil ilusão verossímil, sua mente e seu coração se tornarão cegos para a verdade, os pensamentos terão grande quantidade de confusão e ao tentar lutar para satisfazer todos os direcionamentos que recebem do espírito do mundo, para viver conforme as regras dele; passam a gradativamente se afastar de toda satisfação verdadeira, se esquecem do verdadeiro propósito de sua existência e perdem a pureza do contato com o Criador. Em resumo, se transformam em marionetes do estilo de vida dos excessos.

O espírito do mundo usa todos os mecanismos sociais de que dispõe para influenciar e controlar as multidões segundo a vontade pervertida dele, coisas como o Senso comum, o Status Quo, a consciência coletiva, ideologias diversas, gurus, líderes carismáticos, vozes regionais, novas tendências e muitos outros influenciadores, são massivamente usados para controle das mentes afim de transformar as pessoas dos mais diversos contextos em grandes massas de manobra com o único intuito de estilhaçar a sociedade, assim como fragilizar profundamente todos os que fazem parte dela.

Se ignorarmos as sutilezas da ação do espírito que, das sombras, controla a sociedade, fatalmente seremos seduzidos, enganados, fragilizados e devorados por ele; por isso foi dito: "Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." 1 Pedro 5.8   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista