Pular para o conteúdo principal

“...Em todas estas coisas somos mais do que vencedores...” Romanos 8.37



“...Em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” Romanos 8.37

O que exatamente significa ser mais do que vencedor?

Este foi, sem dúvidas, um dos maiores questionamentos que carreguei durante alguns anos logo que me converti, antes de examinar as Escrituras especificamente para receber o entendimento necessário para compreender a verdade sobre este assunto.

Mas antes de compartilhar com você, leitor, o que aprendi; primeiro preciso traçar um breve panorama de como a grande maioria da população entende e enxerga o que é ser um vencedor.

Desde muito cedo na vida, todos nós somos ensinados pelo espírito do mundo que a única forma de alguém marcar sua presença na sociedade e alcançar os níveis mais altos de existência em qualquer área é através do acúmulo constante de vitórias. Fomos treinados desde a infância para buscar e fazer todo e qualquer sacrifício para alcançar tudo o que a sociedade chama de vitórias, sejam as vitórias profissionais, pessoais ou outras, para que possamos nos enquadrar no padrão ideal de vencedor, segundo a visão mundana; e partindo dessa base, ou premissa, a grande maioria dos humanos vai trilhar os caminhos predeterminados pela sociedade mundana que, supostamente, vão levá-los a alcançar as tão sonhadas vitórias sociais e serem considerados como vencedores por todos ao redor. Eles vão tentar ao máximo seguir uma carreira profissional que seja vista por todos como digna dos vencedores, vão lutar com todas as forças para possuir os símbolos sociais dignos dos vencedores, vão sacrificar muito além do que conseguem suportar, para que, eles mesmos possam dizer em seu próprio coração: "Eu venci na vida." e para que todos os que se aproximarem deles também digam: "Eles venceram na vida.".

E o que há de errado com este comportamento?

O grande problema é que o padrão de vencedor, assim como o ideal de vitória que a maioria das pessoas possui no coração está totalmente baseado em referenciais distorcidos, e por esse motivo toda a busca por tal patamar acaba criando efeitos colaterais avassaladores em diversos graus, assim como anomalias, tanto internas quanto externas, que vão pouco a pouco se acumulando e gerando cada vez mais peso físico, mental e espiritual para ser carregado até que muitos não consigam mais suportar a própria vida. Este é um dos motivos pelos quais pessoas aparentemente bem sucedidas, com fama e fortuna, a quem todos reputam como vencedores, acabam se autodestruindo; já vimos isso acontecer com atores e cantores famosos, assim como com atletas, mas também tem acontecido cada vez mais com médicos, advogados, engenheiros, professores, humoristas, psicólogos e com uma quantidade gigantesca de pessoas ao redor do mundo, inclusive com pastores e outros líderes religiosos.

Um dos efeitos colaterais mais fáceis de se notar nas pessoas que estão vivendo apenas em função de serem vencedores segundo a ótica do mundo é que eles se tornam extremamente competitivos, em um nível quase animalesco, passam a ser os "donos da verdade", abominam a competitividade saudável, ficam agressivos ao menor sinal de que podem ser derrotados, tornam-se dispostos a tudo, inclusive a passar por cima de outras pessoas para vencer, e em casos ainda mais extremos, e terrivelmente comuns, são capazes até de tirar a vida de alguém. Além disso, passam a ser completos escravos das vitórias sociais, ficam viciados em vencer, mesmo que tenham de quebrar as regras e abrir mão de valores e princípios; tudo o que desejam é estar sempre no ponto mais alto dos pódios sociais, físicos ou virtuais, para receber os louros das vitórias e a admiração do máximo de pessoas possível.

Outra distorção causada por essa visão mundana de "ser vencedor" é que o conceito que as pessoas têm de vencedor é apenas o daquele que "é o primeiro", "é o melhor", "é o mais rápido", "é o que tem mais dinheiro", "é o mais inteligente""é o que tem mais sucesso", "é o maior entre todos" e assim por diante. Infelizmente este mesmo conceito também tem sido semeado nas mais diversas congregações e, tal como no mundo, abraçado perigosamente por muitos que dizem conhecer a Deus, mas que não vivem como Cristo demonstrou, tampouco conhecem o ensinamento que diz: "...Não é dos ligeiros a carreira, nem dos valentes, a peleja, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes o favor..." Eclesiastes 9.11

Mais um grande problema causado pela visão mundana de vencedor é que as pessoas se tornam dispostas e capazes de lutar e vencer a qualquer um, menos a elas mesmas; ou seja, a vida destas pessoas passa a ser dirigida por uma sede de conquistar seus sonhos, delírios, desejos, objetivos, ambições e metas. A única coisa que conseguem ver é que devem vencer a tudo e a todos, a qualquer preço, não importando o quão vaidosos, sem propósito, ambiciosos, megalomaníacos, e, por vezes, maldosos, destrutivos ou autodestrutivos sejam suas próprias vontades, sonhos e desejos. Tudo o que importa para eles e serem os vencedores. 

É neste ponto que podemos ver mais claramente as diferenças entre as pessoas que são apenas vencedoras segundo a mecânica do mundo e as que são mais do que vencedores, os cristãos verdadeiros.

Em primeiro lugar, o conceito de vitória e os referenciais sobre os quais os mais do que vencedores se baseiam são muito superiores aos abordados anteriormente e demonstrados pelos mundanos e falsos cristãos, ou seja, uma pessoa mais do que vencedora entende, em primeiro lugar, que é muito mais importante vencer a si mesmo do que a uma multidão de adversários; como está escrito em: "...Melhor é o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade." Provérbios 16.32; da mesma forma, os mais do que vencedores compreendem que seu dever não é vencer todas as coisas, mas sim, vencer o mal; como foi ensinado em: "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." Romanos 12.21; e por fim, mas não menos importante, os mais do que vencedores possuem total clareza de que as maiores batalhas que devem vencer não são travadas no âmbito social, mas sim no espiritual; como foi dito em: "Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade..." Efésios 6.12. Por isso, pessoas mais do que vencedoras, muitas vezes, preferem perder segundo a visão mundana da sociedade, mas mantém intactos os seus valores e princípios, como a honestidade, que tanto sentimos falta atualmente; assim como a honra, a ética, a verdade, a justiça, a integridade, a simplicidade e a dignidade; valores estes que tanto os mundanos quanto os falsos cristãos estão dispostos a abrir mão, em algum nível ou mesmo totalmente, para serem considerados como vencedores aos olhos da sociedade.

Os mais do que vencedores, por estarem dispostos a fazer o oposto dos mundanos, ou seja, renunciar todas as vitórias (ganhos) que não estejam plenamente de acordo com o padrão elevado demonstrado pelo exemplo de Cristo, como o próprio Paulo, que sem dúvida foi um grande exemplo de pessoa mais do que vencedora, disse certa vez: "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo." Filipenses 3.7; acabam se encontrando em situações adversas dos mais diversos tipos, como tribulações, angustias, perseguições, fome, perigos e toa gama de aflições, como o próprio Cristo já alertou em: "...no mundo tereis aflições..." João 16.33, mas os cristãos sabem que a verdadeira vitória que há neles e os torna mais do que vencedores, de modo que possam suportar e triunfar nas adversidades, assim como reputar as vitórias mundanas como perda, é o próprio amor de Cristo, como foi dito: "...Somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." Romanos 8.37. Dessa forma, os mais do que vencedores têm plena consciência de que nenhuma situação, por mais adversa que seja, pode vencê-los, nenhuma adversidade jamais poderá quebrar o espírito deles, pois ao contrário dos venerados vencedores da sociedade mundana; a vitória dos cristãos não é somente vitória, mas sim triunfo, e este não é apenas exterior, nem se baseia em posses, cargos, títulos e outras coisas semelhantes a essas, mas sim interior, ou seja, é o amor de Cristo, dentro deles, o gerador dos verdadeiros triunfos, físicos, mentais e espirituais, mesmo que o mundo e a sociedade não os considere como vitórias.

Tenha em mente que um triunfo é mais do que uma vitória, por esse motivo somente os mais do que vencedores triunfam. De uma forma bem simples, um triunfo é uma vitória com excelência, ou seja, uma vitória com ética, com honra, com justiça, com verdade, com humildade e com amor; mas também pode ser uma "derrota" que não abre mão destes valores.

Está escrito: "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?" Romanos 8.35. O fato é que em todas estas possíveis situações adversas, ou em qualquer outras como estas, o amor de Cristo permanece no interior dos verdadeiros cristãos, ajudando a desenvolver dentro deles a única semente realmente capaz de triunfar sobre o mundo, a fé; como foi dito em: "...Esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé." 1 João 5.4B

Eis abaixo 7 exemplos de como a fé faz diferença prática entre aqueles que são apenas vencedores, no mundo, e os que são realmente mais do que vencedores em Cristo.

1: Vencedores suportam as adversidades; porém, os mais do que vencedores são o suporte dos outros em meio às adversidades. Como dito em: "...Suportando-vos uns aos outros..." Colossenses 3.13
2: Vencedores buscam a vitória a qualquer custo, mas só os mais do que vencedores respeitam os limites da vitória, porque vencer a qualquer custo é desonra, e a desonra é a maior derrota de uma pessoa. Pois está escrito: "Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo." 1 Coríntios 15.57
3: Vencedores sempre lutam para defender ou propagar um ideal, escudo ou bandeira, por outro lado, os mais do que vencedores são o ideal que propagam e não possuem escudos nem bandeiras. Como visto em: "...O SENHOR é a minha bandeira." Êxodo 17.15 
4: Quando vencedores se juntam ocorre uma soma de capacidades e resultados, mas quando mais do que vencedores se unem acontece uma multiplicação de virtudes.
5: Vencedores procuram por reconhecimento. Mais do que vencedores nem sempre são reconhecidos, ou, são reconhecidos sem procurar por isso.
6: Vencedores podem ser derrotados, mas os mais do que vencedores jamais são derrotados, mesmo quando perdem.
7: Vencedores desejam "vencer na vida", enquanto que para os mais do que vencedores o mais importante é vencer a vida, "Pois que adianta ao homem ganhar o mundo todo e perder a sua alma". Marcos 8.36.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista