Pular para o conteúdo principal

"...Não é dos ligeiros a carreira, nem dos valentes, a peleja..." Eclesiastes 9.11




"...Não é dos ligeiros a carreira, nem dos valentes, a peleja, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes o favor, mas que o tempo e a sorte pertencem a todos." Eclesiastes 9.11


Você quer saber como alcançar todas as vitórias e o sucesso que Deus tem para a sua vida?

Eis aqui uma passagem bíblica com um poder libertador tão grande que mal conseguimos mensurar. E por que estou iniciando esta postagem com uma afirmação assim? Porque este versículo de Eclesiastes 9.11 é a semente de uma visão transformadora capaz de converter pessoas "aparentemente comuns" em mais do que vencedores em qualquer área de atuação humana.

E que visão é esta?

No mundo existe uma mentalidade dominante implantada em todas as pessoas desde a menor até a maior, que diz que cada qual deve, para vencer em qualquer área em que se proponha a trilhar, ser o melhor a todo custo; esta mentalidade mundana ensina que os vencedores serão, em via de regra, os mais rápidos, os mais corajosos, os mais instruídos, os mais astutos, e os mais inteligentes; essa ideia é uma das raízes sobre a qual nossa sociedade se sustenta; por isso, desde muito cedo somos instigados a competir, uns com os outros, de uma maneira quase animal por absolutamente tudo; não que uma boa competição sadia seja algo ruim, pelo contrário; mas quando levada ao extremo, como é comum na sociedade moderna, torna-se uma terrível prisão sem muros, fonte de comparações prejudiciais, insatisfação constante, estresse, depressão e uma série de outras anomalias mentais e sociais.

O rei Salomão, divinamente inspirado, percebeu algo diferente enquanto aplicava a sua sabedoria para ponderar sobre tudo o que via a seu redor. Ele captou a essência da visão de Deus que pode transformar qualquer pessoa em um genuíno vencedor, seja na área que for; mesmo que aparentemente tal pessoa não possua as aptidões que o mundo cobra dos seus "vencedores".

As palavras que Salomão deixou registrado no livro de Eclesiastes 9.11 são a visão cristã que levou vários indivíduos a vencer na vida mesmo quando estes não eram, sob a ótica do mundo, os favoritos para a vitória. Tais palavras guiaram mulheres e homens tanto na época bíblica quanto ainda hoje, e fará o mesmo por você, desde que você compreenda o ensinamento contido nelas e o aplique em sua vida.

Está escrito:

"...Não é dos ligeiros a carreira, nem dos valentes, a peleja, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes o favor, mas que o tempo e a sorte pertencem a todos." Eclesiastes 9.11

A visão que Deus entrega a você através deste versículo é que para alcançar as suas verdadeiras vitórias você não precisa ser o mais rápido, nem o mais corajoso, nem o mais sábio, nem o mais prudente, nem o mais inteligente. E o motivo disso é muito simples. O fato é que sempre haverá alguém mais rápido que você, mais corajoso, mais sábio, mais prudente e mais inteligente; e mesmo que todas estas características sejam, de certa forma, importantes, não são elas que determinam a verdadeira vitória.

E o que é que determina as verdadeiras vitórias?

São dois os fatores que fazem toda a diferença, são eles que verdadeiramente vão ser determinantes na sua vida assim como foram na de tantos antes da sua; está escrito: "...mas que o tempo e a sorte pertencem a todos." Eclesiastes 9.11

Tempo e sorte; estes são os dois pontos cruciais que qualquer pessoa pode e deve utilizar para alcançar suas vitórias em qualquer área da vida. Se você compreender o tempo das coisas e utilizar este conhecimento a seu favor juntamente com o verdadeiro entendimento do que Salomão chamou de sorte; seu potencial de sucesso será multiplicado e sua capacidade de alcançar vitórias será superior a da maioria das pessoas; você ficará muito mais perto de realizar os sonhos de Deus para sua vida e terá muito mais ferramentas para fazer com que todos os seus objetivos se tornem realidade.

Mas e quanto à sorte? Cristãos acreditam em sorte?

Não. Nenhum cristão acredita em sorte da maneira esotérica que ela é mostrada no mundo. Salomão está falando de algo que o mundo também chama de sorte, mas que na verdade nós, cristãos, sabemos que é outra coisa. Estou falando de: Oportunidade.

Todas as vezes que você usar o entendimento do tempo das coisas para aproveitar e investir melhor o seu tempo, assim como para identificar ou criar oportunidades que levem sua vida para um próximo nível; todas as pessoas que não possuem este conhecimento vão dizer que você teve sorte, mas você saberá que sorte não existe, o que existe é tempo e oportunidades para tudo e para todos, porém, a maioria, por não entender isso, não aproveitam bem nem o tempo nem as oportunidades que surgem diariamente e por este motivo precisam constantemente ficar se digladiando uns contra os outros para vencer pelos meios comuns, ou seja, a força, a coragem, a rapidez, a inteligência etc... Grave a frase seguinte em seu coração e ela será uma semente de conquistas grandiosas na sua vida:


"O tempo bem investido e as oportunidades bem aproveitadas são a diferença entre ter uma vida ordinária (comum) ou extraordinária (acima do comum)."

Então você pode perguntar: Quer dizer que uma pessoa não precisa de talentos para alcançar seus objetivos na vida?

O que estou dizendo é que todos devemos procurar sempre desenvolver nossos talentos, dons e capacidades o máximo que conseguirmos; coragem, sabedoria, inteligências (financeira, emocional, espiritual, interpessoal, intrapessoal etc...), assim como outras capacidades, são talentos e dons úteis para a vida de qualquer pessoa, mas não devemos aceitar a ideia mundana de que só quem possui tais capacidades no mais alto grau vencerá; pois como relatado em Eclesiastes 9.11, isso não é uma verdade absoluta.

E como comprovar isso?

Se você tirar um instante para analisar o mundo a seu redor assim como Salomão costumava fazer, vai perceber que há bilhões de pessoas com potenciais elevadíssimos, pessoas muito inteligentes, muito rápidas, muito sábias, muito prudentes, muito valentes; mas que mesmo assim, elas não passarão nem perto de descobrir e alcançar seus sonhos verdadeiros e reais objetivos. Muitas delas nunca, nem mesmo compreendem qual é sua missão de vida; seu chamado, seu propósito de existência. Martin Lutero certamente não era o homem mais capaz de sua época e no entanto você sabe o impacto que Deus o usou para causar no mundo. De igual modo Pedro apóstolo, o profeta Jonas, Davi, Gideão, José, Jabez, Baraque e tantos outro nomes famosos, homens e mulheres, registrados nas escrituras, também não possuíam suas capacidades operando no mais alto grau, e mesmo assim eles mudaram a realidade e marcaram a história da humanidade; como foi dito: "...Venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram as promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam o fio da espada, da fraqueza tiraram força, na batalha se esforçaram, puseram um fugida os exércitos dos estranhos..." Hebreus 11.33-34; todos tinham em comum, entre outras coisas, a fé e o conhecimento de aproveitar bem o tempo que dispunham e as oportunidades que Deus lhes dava (mesmo as aparentemente pequenas) para fazer a diferença em suas vidas e nas de outros. De modo que o próprio Deus diz o seguinte a respeito deles: "Homens (e mulheres) dos quais o mundo não era digno..." Hebreus 11.38A.

"O tempo e a sorte (oportunidade) pertencem a todos." Eclesiastes 9.11

Deus dá a todos, tempo e oportunidades, mas como a maioria vive sob a ideia mundana de que "o mais 'capaz' sempre vence" tornam-se escravos desta mentalidade e não conseguem perceber que, na verdade, o mais capaz é aquele que aproveita melhor o tempo e as oportunidades, de preferencia usando a fé.

Desenvolva suas capacidades e talentos, mas acima de tudo assuma a visão de fé a respeito da verdadeira vitória e da realização de grandes feitos; compreenda e utilize o tempo e as oportunidades a seu favor, tenha foco e não desperdice seu tempo com aquilo que não edifica o caminho que o levará até a realização dos sonhos de Deus para você; desenvolva a sua fé, construa as condições para tornar tais sonhos em realidade; seja atento(a), passe a criar e use a força da imaginação para procurar e aproveitar novas oportunidades, porque Deus já as colocou em sua vida, e, tenha a sabedoria de compreender que muitas delas estão disfarçadas. Desse modo suas vitórias e sucessos se tornarão cada vez mais constantes e maiores em todas as áreas.


Comentários

  1. Que maravilhosa revelaçao!
    Que o Senhor continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milene Almeida.
      Seu comentário já é uma grande benção de Deus para mim. Muito obrigado.
      Deus abençoe você grandemente.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu comentário.
      Que Jesus abençoe sua vida.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá! Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a paz e todas as bênçãos de Deus sejam derramadas sobre você.
      Abraço.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu comentário.
      Que Cristo lhe dê as vitórias que você necessita para que sua vida seja extraordinária.

      Excluir
  5. Muito bom! Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar aqui.
      Que o SENHOR, nosso Deus, te aumente mil vezes e te abençoe como te tem falado.

      Excluir
  6. Mensagem deste nível de revelação e profundidade detalhada. Só Deus na sua vida .pra te usar . Que o Espírito Santo continue sendo seu amigo e companheiro. Bela e Poderosa mensagem de vida prática

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por seu gentil comentário.
      Que a divina luz de Cristo brilhe cada vez mais intensamente através de você e alcance a todos ao seu redor.
      Grande abraço.

      Excluir
  7. Li hoje este texto abençoado,
    Dia 05/10/21
    Deus abençoe pela mensagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que nosso poderoso Deus dê paz, saúde, sabedoria, simplicidade e sucesso a você.
      Grande abraço.👍😊

      Excluir
  8. Nossa que palavras maravilhosas 🛐 Deus é bom o tempo todo 🙇🏾‍♂️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jean!
      Seja bem-vindo ao blog.
      É com alegria que leio e respondo ao seu comentário.
      Agradeço a Deus pelo texto ter sido útil a você.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Que Jesus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  9. É inacreditável que faça sentido o texto. Por que os heróis da fé descritos em Hebreus 11, tiveram que usar força, rapidez, sabedoria, coragem, prudência, instrução divina como Josué em Jericó. Não dá pra aproveitar tempo e ppprtunidade sem ter todas as outras características. Se não correr, se não for ligeiro, nunca aproveitará o tempo.

    ResponderExcluir
  10. Não é dos ligeiros a carreira. mas se vc não for ligeiro como aproveitará o tempo? Como vencerá? Se a vitória depende de tempo e oportunidade, como um lerdo vencerá se desperdiça tempo? E com isso desperdiça oportunidades o tempo todo pois o tempo é uma oportunidade! Ou seja ser ligeiro não é tudo, mas sem isso não dá pra vencer! É lógica. E Salomão deixou este enigma e precisamos resolver e não simplesmente ver o óbvio. Precisa ver além.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tony.
      Obrigado por expor o seu entendimento aqui.
      Que a luz de Cristo dê clareza, consciência e lucidez de pensamento e de fé a você.
      Grande abraço.😊💖👍

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista