Pular para o conteúdo principal

“...Entre vós haverá falsos doutores...” 2 Pedro 2.1


 “...Entre vós haverá falsos doutores, que induzirão encobertamente heresias de perdição...” 2 Pedro 2.1

Por que estão surgindo cada vez mais escândalos em muitas congregações envolvendo líderes e membros? Por que cada vez mais pessoas dentro de congregações estão sentindo exatamente as mesmas dores, tristezas e o mesmo vazio existencial que as pessoas da sociedade mundana? O texto de 2 Pedro 2.1 revela um dos principais motivos pelos quais tais coisas e muitas outras semelhantes estão acontecendo nos nossos dias.

Atualmente todo cuidado é pouco, e, do nosso tempo em diante, precisaremos de ainda mais cuidado porque os lobos em pele de cordeiro estão se multiplicando como em nenhuma outra época desde a fundação da Igreja de Cristo.

Assim como tem acontecido na sociedade mundana com o aparecimento e a multiplicação de gurus para absolutamente tudo; nos dias atuais, há, dentro de inúmeras congregações o surgimento cada vez maior de uma quantidade crescente de indivíduos com segundas intenções ocupando posições de liderança, os quais encobrem suas intenções de forma maquiavélica por trás de diplomas, títulos acadêmicos e níveis catedráticos que são utilizados para impressionar ovelhas distraídas e fazê-las seguir e praticar entendimentos e ensinamentos deformados que as Escrituras Sagradas também chamam de heresias.

Tais pessoas, geralmente líderes, ou indivíduos que ambicionam e cobiçam ardentemente a liderança, se apresentam como filósofos, psicólogos, advogados, teólogos e muito mais, tal como também fazem questão de ostentar todo tempo, aberta ou dissimuladamente, o alto patamar acadêmico do qual fazem parte; pois são graduados, pós-graduados, têm mestrado, doutorado, fizeram pós doutorado e tantos quantos cursos for possível para conferir maior peso e autoridade ao currículo deles, assim sendo, desejam que todos saibam disso. Sim, o currículo acadêmico deles é realmente impressionante, mas infelizmente é usado com o único objetivo de gerar diferentes formas de controle mental e até espiritual em qualquer um que esteja distraído dentro ou fora das congregações.

Estes são os indivíduos que as escrituras chamam de falsos doutores. E por que ela os define dessa maneira?

Porque embora eles tenham acumulado alto grau de conhecimento acadêmico, teórico e prático, cada qual acerca do seu ramo de atuação, e embora conhecimento seja uma coisa com alto potencial de gerar efeitos positivos na vida de qualquer pessoa; o coração destes falsos doutores está totalmente dominado pelas suas vaidades e paixões, inebriado pelos seus desejos, iludido por seus próprios sonhos de consumo e embriagado por suas ambições sociais; dessa forma, estão inclinados e orientados unicamente para satisfazer todos os impulsos egocêntricos e megalomaníacos que seu coração perturbado e sua mente ruidosa, apressada e inquieta dispara diariamente.

Tais falsos doutores têm tentando ao máximo, e em muitos casos conseguido, influenciar um número consideravelmente grande de membros e outros líderes; eles propagam evangelhos próprios, verossímeis, mas com ligeiras modificações e sutis desvios de propósito que passam facilmente despercebidos por todos aqueles que não desenvolveram o hábito, de fé, de  diligentemente examinar, de forma recorrente, todas as palavras, opiniões e ações daqueles que estão nos liderando ou tentando nos liderar, para saber se o comportamento deles está plenamente de acordo com o de Jesus e dos verdadeiros cristãos; como o próprio Cristo nos ensina a fazer, quando diz: "Examinai as escrituras, porque cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam." João 5.39.

Por causa do vasto conhecimento acadêmico, ou seja, histórico, geográfico, filosófico, psicológico, linguístico, político, teológico, entre outros, os quais misturam conscientemente, de forma inadequada, aos ensinamentos bíblicos, estes falsos doutores conseguem impressionar e fisgar multidões com relativa facilidade, alienando todos aqueles que se tornam em seus seguidores, fazendo com que sutilmente se afastem do Caminho da Verdade; como 2 Pedro 2.2 declara quando diz: "E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.". Assim eles transformam suas ovelhas e seguidores em uma massa de manobras com a qual podem lucrar de diversas maneiras, ensinando, dissimuladamente, cada vez mais, aos que os seguem para que se tornem cobiçosos, confusos, megalomaníacos, apressados e toda sorte de outras coisas semelhantes, cultivadas também na sociedade mundana, e pelas quais, com o uso de técnicas persuasivas e fingidas, conseguem tirar o máximo proveito sobre as dores, as ambições, e sonhos dos que estão aos seus pés; como 2 Pedro também revela no capítulo 2, versículo 3, que diz: "E por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas...".   

Porém, como se tudo isso já não fosse suficientemente ruim, ainda há algo pior acontecendo entre nós. Uma abominação horrenda que está deixando congregações e pessoas com a mente em frangalho e espiritualmente estéreis, sem perceber ou sem se importar com isso.

E o que seria essa abominação?

Tais falsos doutores reivindicam para si posições como sacerdote e profetas para que possam desvirtuar a fé com falsidades camufladas e dominar segundo seus próprios prazeres, como também foi revelado em Jeremias 5.30-31, que diz: "Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles..."; mas é a ultima parte do versículo 31 que revela o profundo grau de perniciosidade dessa abominação, quando diz: "...e o meu povo assim o deseja. ".

Mas o que isso significa?

Significa que por causa da convivência com esses falsos doutores que estão se insinuando dentro de, e até possuindo, diversas congregações, muitas ovelhas começam a pensar, falar e agir exatamente como eles, ou seja, passam a se preocupar e a concentrar seus esforços muito mais nos seus próprios prazeres, que são, os cuidados deste mundo e a fascinação das riquezas, devidamente disfarçadas de coisas espirituais, do que na busca por fortalecer o próprio espírito e a unidade com o Espírito Santo, que é a fonte da verdadeira vida plena para todos os cristãos legítimos; além disso, a influência e a sedução que os falsos doutores estão exercendo sobre o povo têm mantido as multidões constantemente "excitadas" com coisas sociais, exatamente como o espírito do mundo usa seus gurus para fazer com os que estão fora das congregações. Assim, todos aqueles que seguem os falsos doutores permanecem constantemente desejando tudo o que podem, de forma exagerada, cobiçando todas as coisas que a sociedade elege como símbolos de sucesso, riqueza e status social a cada ano, ambicionando todo tipo de coisas altas, e, rejeitando qualquer um que os exorte a recuperar a razão da fé ou tente fazer com que despertem e abandonem as ilusões para que vejam a verdade das Escrituras Sagradas; como foi previsto em 2 Timóteo 4.3, que diz: "Porque virá o tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências...". Em outras palavras, as pessoas que são seduzidas e se deixam cativar pelos falsos doutores passam a desejar serem guiadas apenas por eles, por suas promessas e fantasias, e não mais por Deus.

Nosso dever como cristãos é defender nosso coração, nossa mente, nosso espírito e a nossa vida, das palavras, pensamentos, promessas, fantasias ou quaisquer outras influências dissimuladas, e quase hipnóticas, que a manipulação do vasto conhecimento filosófico, psicológico, histórico, geográfico, linguístico, político e teológico dos falsos doutores causa nas multidões. E por favor, não se engane, pois eles estão em toda parte e vão tentar injetar suas loucuras dentro de você também várias e várias vezes durante a sua caminhada cristã; pois são incansáveis nas ambições e aspirações que possuem de manipular e exercer poder social, mental e espiritual sobre o maior número de indivíduos possível.

Mesmo que a congregação da qual você faz parte e as pessoas com quem tem contato sejam plenamente saudáveis espiritualmente; e eu espero que elas sejam; jamais ignore o fato de que há falsos doutores disfarçados ao nosso redor tentando se apossar da sua mente, da sua vida física e espiritual para alienar você a fim de servi-los sempre em favor dos propósitos deles. Assim você sempre se manterá sóbrio(a) e vigilante; como fomos ensinados a fazer em 1 Pedro 5.8, que diz: "Sede sóbrios, vigiais, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar."

Portanto, "cuide para que ninguém vos engane" (Mateus 24.4); e lembre-se que "pelos seus frutos os conhecereis" (Mateus 7.20).

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista