Pular para o conteúdo principal

“...Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?” Marcos 4.40



“...Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?” Marcos 4.40

Muitas pessoas desejam ter mais fé; elas oram a esse respeito constantemente, pedindo que Deus lhes aumente a “quantidade” de fé que possuem, para que possam servi-Lo melhor. Mas existe um detalhe importante que tais pessoas estão deixando de perceber para alcançar seu máximo potencial de fé.

E que detalhe é esse?

De que adiantaria, para um indivíduo, ter toda fé que lhe fosse possível, se ele não sabe como usá-la adequadamente?

Geralmente quando alguém nutre no coração o desejo de receber de Deus mais fé; assim como, os que abrem seus lábios para fazer tal pedido ao SENHOR, mostram claramente que o maior problema deles é uma grande falta de compreensão a respeito da natureza da Fé, assim como do seu funcionamento no interior e na vida cotidiana daqueles que a possuem com a devida clareza e consciência. Em outras palavras, o problema da maioria das pessoas não é ter "pouca" fé, mas sim a falta de conhecimento de como usar, de forma correta, a fé que Deus já concedeu a eles. Mesmo que achem ou sintam que ela não é suficiente; pois Mateus 17.20 diz claramente que: "...Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá - e há de passar; e nada vos será impossível.".

Certa vez os apóstolos pediram a Jesus que lhes desse mais fé, como Lucas 17.5 relata: "Disseram, então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé." Mas Jesus, novamente, responde de forma muito semelhante àquela na passagem de Mateus 17.20; está escrito em Lucas 17.6: "E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui e planta-te no mar, e ela vos obedeceria.".

Como cristãos genuínos, nossa tarefa não é procurar, pedir ou buscar ter mais fé, mas sim, aprender a usar com maestria a medida dela que já recebemos do nosso Criador; pois cada um de nós recebeu, antecipadamente, no momento em que Jesus entrou em nossa vida, uma medida de fé mais do que suficiente para nos auxiliar em absolutamente todas as questões e demandas da nossa existência; mesmo naquelas ocasiões nas quais, por falta de conhecimento (clareza e compreensão), achamos, erroneamente, que estão além de nossa capacidade de fé.

Durante toda a nossa vida temos sido ensinados de maneira equivocada, sempre segundo os parâmetros e medidas do espírito do mundo, dessa forma ficamos todo o tempo tentando mensurar as coisas espirituais aplicando as mesmas medidas, fórmulas e padrões que são costumeiramente usados para medir as coisas sociais e físicas. É justamente por este motivo que várias distorções acabam ocorrendo na mente e no espírito de muitas pessoas, uma das quais é esse entendimento falso de que a fé seja algo cujo efeito se altere para mais ou para menos conforme a "quantidade" que alguém possua em si.

A fé é poderosa e eficaz em si mesma; não devemos pensar nela em termos de "mais ou menos" dela, mas sim em termos de fé mal utilizada e fé bem utilizada. Contanto que alguém a possua verdadeiramente e saiba como usá-la adequadamente, ela será efetiva e mais do que suficiente até para transportar uma montanha, mesmo que aparentemente pareça pouca. A fé é uma grandeza espiritual, isso significa que as leis da física não se aplicam a ela, logo, não é "acumulando" mais fé que conseguiremos maiores bênçãos ou veremos maiores maravilhas de Deus; este é um pensamento distorcido e mundano, mas os verdadeiros cristãos compreendem que tudo o que realmente necessitam para alcançar as bênçãos de Deus para eles, das "menores" até as "maiores", é exatamente a fé que já possuem desde o momento em que a receberam ao dar ouvidos e atenção à Palavra de Deus; pois está escrito em Romanos 10.17: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.". Mesmo que à primeira vista tal fé pareça ser tão ínfima quanto um simples grão de mostarda; mas veja o que o próprio Jesus, em Mateus 13.32 fala sobre este "pequenino" grão de mostarda que você já possui e talvez não esteja dando o devido valor a ele. Jesus diz: "O qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu e se aninham nos seus ramos.".

Você não precisa de mais fé, nem de uma fé supostamente maior, para vencer os desafios que está enfrentando ou os que ainda vai enfrentar; você não precisa de mais fé para prosperar; não precisa de mais fé para se curar; não precisa de mais fé para encontrar a felicidade ou sua vocação; não precisa de mais fé para adquirir sabedoria, não precisa de mais fé para receber o Batismo no Espírito Santo; não precisa de mais fé para escrever seu livro, colocar seu próprio negócio ou abrir mão e se desapegar de alguma vaidade, ambição ou paixão; não precisa de mais fé para dissipar as ilusões e fantasias que estão dentro da sua mente; e, definitivamente não precisa de mais fé para transpor qualquer obstáculo da vida; tudo o que você precisa é aperfeiçoar a fé que já está dentro de você, ou seja, aprendendo a usá-la corretamente; isso produzirá um efeito que será tão grande e tão amplo que, por vezes, fugirá a sua compreensão.

Então, se a quantidade de fé que já temos é mais do que o suficiente para ter efeito grandioso em todas as questões e demandas da nossa existência; como fazer para aperfeiçoá-la? Em outras palavras: Como aprender a utilizá-la adequadamente?

Simples. Você só precisa deixar de ser espiritualmente tímido(a); ou seja, você só precisa criar o hábito de colocar essa fé que você já possui dentro do seu espírito, em prática, pois a timidez nada mais é do que qualquer bloqueio que nos impeça de agir, e uma fé sem ação é uma fé morta; como está escrito em Tiago 2.17; que diz: "Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.". Por outro lado, uma fé ativa na forma de ação é uma fé que está em constante desenvolvimento (aperfeiçoamento); como Tiago 2.22 diz ao afirmar: "Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada."

Comece a praticar em todas as ocasiões, falar, pensar, e agir baseado na fé que você já possui para aquela situação, dê pequeninos passos de fé; não se distraia tentando conseguir de Deus mais fé porque você acha que aquela que já possui é pouco, isso é tolice. Concentre-se em manter ações de fé, constantes, mesmo que imperceptíveis; falar palavras de fé mesmo que pareçam quase inaudíveis aos outros; e cultivar pensamentos de fé ainda que eles não revelem todo o resultado que você alcançará. Lembre-se, obras de fé são sementes, ou seja, elas não precisam ser grandes para gerar resultados extraordinários, elas só precisam ser corretamente utilizadas. 

Há ainda mais um ponto importante para o qual devemos atentar quando se trata de pararmos de pedir por mais fé para começar a aperfeiçoar aquela que já possuímos através das boas obras, para nós mesmos e para os que nos rodeiam.

E o que é?

Precisamos ter em mente que não são toda e qualquer ações que produzem os verdadeiros frutos da fé, mas sim, somente aqueles atos, palavras e pensamentos, de fé, realmente conscientes, lúcidos e convictos.

* Conscientes, porque precisamos ter sempre absoluta noção do que estamos fazendo; ou seja, precisamos ter certeza de que nossos atos, palavras e pensamentos, naquilo que desejamos alcançar, são justos tanto para nossa vida quanto para a vida daqueles que nos rodeiam ou que estamos tentando ajudar. 
* Lúcidos, porque não podemos estar sendo enganados por outras pessoas, nem tampouco nos enganando a nós mesmos com sonhos, ilusões e fantasias apaixonadas e vaidosas a respeito da nossa vida e do nosso relacionamento com Deus.
* Convictos, porque devemos nos desvencilhar de toda dúvida, de todo pensamento duplo, acerca do mesmo objetivo que, pela fé, desejamos alcançar.

Compreendendo essa verdade de que não precisamos de mais fé, mas sim de aprender a usar com excelência a fé que Cristo já depositou em nós, e abandonando a timidez espiritual através da prática consistente, lúcida e convicta de atos, palavras e pensamentos de fé no nosso cotidiano; também seremos capazes de enfrentar e interromper qualquer tempestade social, transportar qualquer montanha e produzir todos os frutos espirituais, mentais, físicos e materiais que nossa vida verdadeiramente necessita para que cumpramos os objetivos que nosso SENHOR designou para nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista