Pular para o conteúdo principal

"...Maior é o que está em vós do que o que está no mundo." 1 João 4.4




"...Maior é o que está em vós do que o que está no mundo."  1 João 4.4

Você sabia que na famosa batalha entre Davi e Golias, o Gigante venceu o confronto? E mais. Você sabia que na nossa vida, se tivermos a fé verdadeira, como Davi, e a usarmos corretamente, o Gigante também sempre vencerá? Eu sei que isso parece confuso, em princípio, mas não se precipite em tirar conclusões apressadas; continue lendo e você vai compreender.

É bem provável que você tenha ouvido falar da épica batalha entre o gigante filisteu, Golias, contra o jovem pastor de ovelhas, músico e poeta, Davi. Mesmo pessoas não convertidas conhecem, ainda que superficialmente, este relato histórico a partir do qual grande parte dos conceitos a respeito de superação de grandes obstáculos e confronto contra grandes inimigos foram extraídos. Somos constantemente ensinados e motivados a confrontar os gigantes que aparecem na nossa vida e, como Davi, jogá-los por terra. Aprendemos a usar a nossa fé para alimentar nossa perseverança, coragem e tenacidade para que possamos estar fortes, dispostos e preparados no caso de termos de confrontar um inimigo muito maior do que nós, os chamados "gigantes" do mundo moderno, que estão sempre nos afrontando, afrontando o nosso povo (nossa família, amigos, e irmãos em Cristo), e até afrontando o nosso Deus; o SENHOR dos Exércitos.

E o que há de errado com essa abordagem tradicional diante das adversidades?

Na verdade não há nada de essencialmente errado com ela, de fato, tais ensinamentos e forma de pensar já ajudaram muitas pessoas a vencer diversas batalhas contra os "Golias" da sociedade moderna; é inegável que através dessa maneira convencional de entender o episódio de Davi e Golias, muitos homens e mulheres conseguiram inspiração para triunfar contra doenças, perseguições, crises financeiras, familiares, econômicas e muitas outras grandes complicações e aflições que a vida lançou sobre eles.

Então você pensa: Mas se os ensinamentos convencionais retirados do episódio da batalha entre Davi e Golias são úteis para nos fazer vencer os gigantes sociais da atualidade, porque, então você disse no início deste texto que naquele relato bíblico foi o Gigante quem venceu a peleja?

Porque eu desejo apresentar uma nova perspectiva a respeito de como podemos enfrentar e triunfar contra grandes adversários e adversidades.

Se olharmos para aquela celebre passagem bíblica apenas com os olhos naturais, como a maioria das pessoas faz, mesmo dentro de congregações; veremos um jovem de estatura mediana frente a frente com um homem com estatura muito acima da média; além disso, veremos que o jovem não possuía qualquer treinamento militar para combate corpo a corpo, armado ou desarmado, enquanto o outro era extremamente bem preparado e provado no calor de diversas batalhas das quais ele carregava inúmeras vitórias; justamente por este motivo os filisteus o convocaram para liderar o exército deles naquela campanha, pois Golias era uma espécie de herói de guerra para seu povo. Também podemos ver que Davi não possuía nenhum equipamento de proteção para seu corpo, e sua única forma de atacar seria por intermédio da funda que carregava consigo; enquanto que Golias estava extremamente bem equipado com armadura, armas e um escudeiro.

Ao olharmos todo este panorama, naturalmente, chegamos à conclusão clássica de que Golias era o gigante, pois estamos nos baseando apenas no que nossos olhos mostram, exatamente como estava acontecendo com os soldados de Israel que estavam naquela guerra, paralisados pelo medo; todos eles estavam vendo a situação meramente pelos olhos da carne, logo, ao ver Golias bem maior do que eles, muito bem equipado e armado, todos, inclusive Saul, concluíram que se tratava de um gigante que não poderia ser vencido por meios tradicionais de combate; e temeram grandemente, sem saber como enfrentar aquela situação; como foi relatado em 1 Samuel 17. 23-24; que diz: "...Eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate, e falou conforme aquelas palavras... Porém todos os homens de Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente.".

Essa forma natural de encarar e enfrentar os obstáculos e inimigos, categorizando-os meramente pelo tamanho que demonstram inicialmente, causa uma terrível distorção em nossa mente que nos impede de ver as coisas como elas verdadeiramente são, além das aparências; este tipo ligeiramente distorcido de pensamento chegou até nós nos dias de hoje; de modo que sempre que nos deparamos com alguma coisa aparentemente maior do que nós, logo nos precipitamos em considerar tal coisa como um sendo gigante em nosso caminho, seja uma doença, uma situação de desemprego, uma crise, uma perseguição ou qualquer outra situação adversa semelhante; e tememos. A partir deste ponto, com o diagnóstico distorcido de que estamos enfrentando um gigante, lançamos mão dos ensinamentos tradicionais, abundantemente disseminados, que conhecemos para tentar vencê-lo, e eventualmente conseguimos, com alguma dificuldade, porque o fantasma do medo fica nos rodeando e distraindo da batalha que devemos lutar. Mas o ponto para o qual desejo chamar a sua atenção neste texto é que existe outra maneira, não tradicional e não natural, de enfrentarmos e derrotarmos qualquer inimigo ou obstáculo, fisicamente maior do que nós, os Golias sociais modernos que surjam em nosso caminho, sem sermos afetados pelo medo que eles provocam nas outras pessoas.

Então você deve estar se perguntando: E que maneira é essa?

Exatamente a mesma maneira que Davi usou no passado diante do guerreiro filisteu. Veja o que foi maravilhosamente relatado em 1 João 4.4: "...Porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.". 

Davi sabia que o fato de Golias ser fisicamente bem maior do que ele não o tornava um gigante, como todos pensavam, principalmente porque aquele jovem estava vendo as coisas com um olhar diferenciado, a partir de uma perspectiva verdadeiramente espiritual, superior, diferentemente de todos os outros ali presentes; Davi sabia que aquela batalha não seria travada entre ele contra Golias, como todos ao redor estavam achando que seria, mas sim entre Golias contra o SENHOR dos Exércitos. Davi não era o oponente de Golias como nós costumamos dizer todo o tempo, o oponente de Golias era o próprio Deus a quem o filisteu estava afrontando, Davi era apenas a arma que o Criador usaria para vencer o confronto. Agora tente visualizar novamente aquele momento da batalha com essa nova perspectiva, além do que os olhos naturais geralmente nos mostram; frente a frente o maior e melhor guerreiro filisteu contra o SENHOR dos Exércitos Todo-Poderoso; esse é o panorama correto desta celebre passagem bíblica.

Finalmente neste ponto eu lhe pergunto: Quem era o Gigante naquele confronto, Golias ou o Altíssimo?

Golias não tinha a menor chance, e Davi sabia disso desde o início, porque o verdadeiro Gigante era Deus e não o filisteu; essa era a fé daquele jovem que seria o mais célebre rei de Israel, era Deus quem lutaria contra o filisteu e Davi deixa isso muito claro quando declarou seu brado de batalha: “...Eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos Exércitos de Israel, a quem tens afrontado.” 1 Samuel 17.45. Golias, do alto de sua prepotência e insolência, também se achava gigante em comparação a Davi, mas ele também estava sendo guiado e enganado pela percepção distorcida de sua própria carne, do que seus olhos naturais estavam mostrando, ele não tinha ideia de que o próprio Deus seria o seu oponente naquele dia, e que frente ao Altíssimo o seu tamanho acima da média, para os padrões humanos, não representava vantagem alguma.

Precisamos mudar nossa perspectiva quando tivermos de enfrentar os "Golias sociais" da atualidade, não devemos olhar para eles pelo que aparentam ser, mas sim pelo que realmente são em comparação a Deus. Se usarmos o entendimento de fé demonstrado por Davi, em nossa vida, compreenderemos imediatamente que os obstáculos e inimigos que os outros ao nosso redor acreditam ser gigantes não são nada além de adversários grandes, prepotentes e insolentes, que tentam afrontar a nós, nosso povo e nosso Deus, mas Aquele que está em nós, o verdadeiro Gigante, o Altíssimo, que vence todas as batalhas, é quem confrontará tais oponentes; como está escrito em Deuteronômio 3.22, que diz: "Não os temais, porque o SENHOR, vosso Deus, é o que peleja por vós.". De posse deste entendimento  percebemos que o Gigante sempre vence, porque Deus é o verdadeiro Gigante; logo, nos tornamos muito mais dispostos a enfrentar os Golias sociais, e, sem medo, olhando-os nos "olhos" e bradando pela fé, como Davi, que os veremos cair diante de nós antes que tenham a chance de perceber como foram derrotados. 

Quando estiver frente a frente com qualquer Golias social mundano, seja uma crise, uma doença, uma perseguição ou qualquer outra coisa, pare de ser guiado(a) pelos sentidos naturais da carne, como a maioria das pessoas, tanto no mundo quanto dentro de congregações; pois todo cristão(ã) verdadeiro(a) sabe que "...Andamos por fé e não por vista." 2 Coríntios 5.7. Deus, o SENHOR dos Exércitos luta nossas batalhas, nós somos apenas as ferramentas Dele para o combate, e, diante do Altíssimo qualquer adversário considerado grande se torna minúsculo. Se você compreender isso e aplicar esse entendimento diante de qualquer adversidade, o triunfo virá em seguida.

Agora, antes de terminar deixe-me lembrar você de algo importante, algo que o jovem Davi também já sabia. Está escrito em 1 Coríntios 6.17: "Mas o que se ajunta com o SENHOR é um mesmo espírito.". Você já sabe que Deus é o verdadeiro Gigante, e se você é um cristãos(ã) verdadeiro, isso significa que você está unido(a) a Ele, isso faz de você um só espírito com o Altíssimo, logo, você também se torna automaticamente maior do que todos os Golias da sociedade atual, todos os adversários, tentações, aflições, obstáculos e adversidades que o espírito do mundo e a sociedade possam lançar sobre sua vida, tentando te intimidar, amedrontar e derrotar, são, na verdade menores do que você. Muitas pessoas não têm essa consciência de que Deus, em Cristo Jesus, os fez maiores do que todos os possíveis inimigos, físicos, mentais e espirituais que existam; mas uma vez que você passe a enfrentar qualquer inimigo aproveitando-se da posição de superioridade que você possui sobre eles, em Cristo, você se tornará como uma montanha inabalável diante deles, como Davi diante de Golias, e são eles que verão você como um(a) gigante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista