Pular para o conteúdo principal

“...E a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre...” Apocalipse 21.8



“...E a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre...” Apocalipse 21.8

Você costuma contar mentiras para as outras pessoas? Provavelmente não, certo? Mas e quanto a contar mentiras para si mesmo?

Se pudermos resumir todo o comportamento e as mentalidades que regem a sociedade mundana em um único conceito, certamente tal conceito será: a mentira. Se existe algo que os mundanos fazem corriqueiramente, em qualquer ocasião e sem qualquer vergonha, é mentir; seja o que eles chamam de mentiras “pequenas e inofensivas” ou aquelas mentiras capazes de destruir tudo em seu caminho, assim como toda a gama de mentiras que existem entre um extremo e outro. Na verdade, os mundanos até se orgulham da capacidade que possuem de criar e sustentar mentiras diversas, para qualquer finalidade, justificativa e pelo máximo tempo possível, alguns até por uma vida inteira.

De acordo com o pensamento mundano, a mentira seria uma espécie de dádiva capaz de tornar a vida mais fácil de ser vivida, e uma ferramenta que serve para absolutamente para qualquer propósito; eles acreditam que mentido conseguem se proteger, ou mesmo, acreditam que a mentira é capaz de ajudar alguém, e por isso nunca abrem mão de plantar suas “mentirinhas” sempre que possível.

E porque os mundanos fazem isso?

Por um motivo muito simples, na verdade, desde a infância as pessoas são ensinadas pelo espírito do mundo, de uma forma não verbal e subliminar, a mentir, veja, por exemplo, o comportamento das crianças quando são confrontadas em alguma situação em que julguem que podem sofrer alguma repreensão severa ou dano, elas naturalmente vão tender a contar uma mentira para tentar escapar de tal situação ou das consequências de seus atos errados, mesmo quando são apanhadas em flagrante fazendo algo indevido e a verdade é tão óbvia que qualquer um possa ver, mesmo assim, como uma espécie de defesa natural e biológica, tentarão mentir, e o pior é que algumas vezes elas mesmo acreditarão na própria mentira e se agarrarão a ela como se fosse a mais absoluta verdade. E quem as ensinou a fazer isso? Eis um dos motivos de estar escrito: "Instrui o menino no caminho que se deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele." Provérbios 22.6; porque é necessário que os pais estejam atentos para reprogramar a mente das crianças, retirando a programação mundana da mentira e ensinando-os através dos exemplos a praticar a verdade como um pilar imutável para toda vida, desta maneira tal criança crescerá vivendo de acordo com os preceitos da verdade e, se realmente tiverem sido bem ensinadas, jamais se desviarão deste caminho. De fato, este é o primeiro valor que os verdadeiros cristãos transferem, eles mesmos, a seus filhos e filhas, Cristãos verdadeiros não esperam que os valores fundamentais necessários para a construção de uma vida reta, digna e sólida sejam ensinados pelas escolas, professores, parentes e muito menos por qualquer outro órgão da sociedade; pois esta é uma de suas funções mais importantes, como pais; a saber, transmitir valores superiores a seus filhos dentre os quais o primeiro é a verdade.

Por outro lado, a grande maioria das pessoas não foi realmente ensinada a viver segundo a verdade, e como vimos, eles carregam a programação mundana da mentira com eles desde a infância até a idade adulta, procurando sempre se desenvolver inventando e aplicando em suas vidas novas formas de mentira, no trabalho, na escola, na família, nas amizades, e em absolutamente todas as interações que tenham com outros seres humanos, uma hora ou outra uma mentira surge; por isso podemos considerar que a sociedade mundana está sustentada sobre um grande pilar que é a mentira em suas mais variadas formas e por esse motivo todos os mundanos, e até mesmo alguns que estão dentro de congregações, mas não se converteram verdadeiramente, se tornam semelhantes àquele que indiscriminadamente semeou a mentira desde antes do início dos tempos, ou seja, o maligno; por isso também foi escrito: "...Todo o mundo está no maligno." 1 João 5.19.

O maligno é o espírito homicida que governa o mundo desde a queda de Adão e Eva; também conhecido como a antiga serpente ou o diabo, ele contaminou toda a raça humana com sua decadência da qual a mentira é parte central; e da qual surgem todo tipo de distorções absurdas capazes de aniquilar o espírito, a mente e a vida de todos quanto a assumem como um comportamento natural e a praticam, de modo que estes passam a se comportar exatamente como o próprio espírito do mundo, ou seja, semeando indiscriminadamente mentiras, e o que eles mesmos chamam de meias-verdades, de maneira que a Escritura Sagrada chega a afirmar que estas pessoas, os mentirosos, são filhos do maligno; como está escrito: "Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." João 8.44.

Então você pensa: E o que é que eu tenho a ver com isso? Pois me esforço para não mentir para ninguém.

O ponto para o qual quero chamar sua atenção aqui é para algo com o que eu mesmo fui confrontado ao me debruçar para estudar o texto de Apocalipse 21.8 mais a fundo; e o que eu aprendi transformou minha mente no tocante as questões relativas a mentira. Ao me converter, logo compreendi que a sociedade, os mundanos e até mesmo algumas pessoas dentro de congregações usam a mentira como o maior pilar de suas vidas; mas sabendo que Deus é a Verdade, como Ele mesmo revela em sua Palavra: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida..." João 14.6, renunciei a mentira, e passei a me esforçar para sempre, mesmo com dano próprio, falar apenas a verdade,  pois também está escrito: "Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo..." Efésios 4.25; mas sem perceber houve um erro que eu continuei cometendo durante algum tempo até que o versículo de Apocalipse 21.8 me permitiu olhar mais profundamente em mim mesmo sobre esse assunto.

Existe um erro crucial que percebi que muitas pessoas estão cometendo, e que eu também cometia. Muitas pessoas boas estão se esforçando para não mentir e falar apenas a verdade para com seu próximo, mas estas pessoas não possuem a mesma clareza de entendimento nem a visão espiritual para que percebam que continuam se enquadrando na categoria de mentirosos, porque embora falem apenas a verdade para com os outros, não percebem que em diversos assuntos, continuam contando mentiras a si mesmos.

E o que quero dizer com isso?

Toda mentira possui exatamente o mesmo peso; tanto aquelas que as pessoas julgam "pequenas e inofensivas" quanto as consideradas grandes e devastadoras; assim como, tanto aquelas que contamos para os outros quanto aquelas que contamos a nós mesmos; por isso também é que foi escrito que: “...E a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre...” Apocalipse 21.8, ou seja, tanto os que mentem nas coisas ditas menores quanto os que mentem nas coisas consideradas maiores, assim também, os que mentem para outras pessoas como os que mentem para si mesmos; e os que dizem meias verdades ou omitem propositalmente a verdade sob qualquer pretexto, todos esse são mentirosos, de tipos diferentes, mas ainda assim, mentirosos; e como tal receberão a recompensa de suas mentiras; de fato, compreenda também que não existem meias verdades, pois que meias verdades nada mais são do que mentiras inteiras. Lembre-se sempre disso. portanto, para sermos realmente contados como filhos e servos da Verdade, precisamos  compreender que não basta apenas parar de mentir externamente para com os outros ao redor, conhecidos, amigos, família, desconhecidos, irmãos de congregação, funcionários, empregadores e etc..., mas também é preciso parar de mentir internamente para nós mesmos em nossa mante, coração e espírito.

Deixe-me ser mais claro.

Há algumas pessoas que criaram mentiras em seu coração e as contam a si mesmos várias vezes na esperança de que se tornem verdade; muitos por vaidade, auto-favorecimento, autodefesa ou outros desejos próprios, dizem a si mesmos que Deus os chamou para fazer algo que, na verdade, Ele não os chamou para fazer; da mesma forma o contrário também ocorre. Igualmente, há muitos tentando se auto-convencer de que certas ações, certos pensamentos e certos caminhos agradam ao Criador e usando até mesmo trechos da Escritura Sagrada para sustentar as mentiras que contam a si mesmos, quando na verdade, Deus quer que eles ajam e trilhem caminhos diferentes daqueles que por teimosia ou vaidade, ou ambos, desejam trilhar com suas mentiras internas.

Há pessoas abrindo congregações porque estão acreditando na mentira que contaram a si mesmos de que Deus os queria fazendo isso; há pessoa sendo membros de congregações porque estão acreditando em suas próprias mentiras dizendo que Deus os quer naquela posição quando, lá no fundo, sabem que não é verdade; há pessoas mentindo a si mesmas dizendo que devem se tornar empresárias; ou líderes, ou milionárias, ou famosas, ou poderosas e etc. Há pessoas mentindo a si mesmos dizendo que precisam de um carro novo, ou uma casa maior, ou uma casa na praia, ou ambas, ou morar no exterior, ou que miséria é sinal de espiritualidade e muito mais; em fim, há pessoas mentindo para si mesmas sobre absolutamente todos os assuntos possíveis; sobre sonhos, sobre objetivos, sobre trabalho, sobre carreira, sobre família, sobre congregação, sobre vocação, sobre estilo de vida e sobre tudo o que se possa imaginar.

O fato é que em todos esses casos e em muitos outros semelhantes, por mais bem intencionadas que estejam, ainda assim, todas estas pessoas estão mentindo para si mesmas e já sabemos que a mentira, seja ela qual for, é um dos principais traços da personalidade do espirito do mundo, que levará todos os que a praticam à destruição. Novamente relembro: “...E a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre...” Apocalipse 21.8.

O ponto central deste texto é fazer você, leitor(a), refletir e se examinar profundamente e conscientemente para perceber se tem contado mentiras "pequenas, médias ou grandes" a si mesmo(a) em alguma área ou aspecto de sua vida, pois como Cristãos verdadeiros, devemos abandonar toda forma de mentira; essa é a única maneira de caminharmos plenamente e inteiramente pautados na verdade, pois os que contam mentiras a si mesmos, em seu próprio coração, constroem suas vidas sobre essas mentiras, porque acabam acreditando nelas, exatamente como as crianças, e por fim, mais cedo ou mais tarde, acabam mentindo aos outros também, para sustentar e justificar as mentiras que possuem no próprio coração, porque, como bem sabemos: "...Do que há em abundância no coração, disso fala a boca." Mateus 12.34; e além disso, pior do que alguém que é enganado pelas mentiras dos outros, é aquele que se deixa enganar pelas próprias mentiras, porque no primeiro caso ainda se pode achar inocência na pessoa, mas no segundo não.

Qualquer um que nutra em seu coração qualquer tipo de mentira sendo auto-contada automaticamente na tentativa de criar uma espécie de realidade mental alternativa que gere um estilo de vida diferente daquele que verdadeiramente lhe diz respeito, sem perceber, também, se auto-afligirá profundamente com todo tipo de peso, cargas, dores, sacrifícios e sofrimentos diversos desnecessários, tanto mentalmente quanto fisicamente; porque grande parte de todas as dores e sofrimentos que as pessoas sentem atualmente, assim como a maioria dos pesos e cargas que carregam e acumulam, sacrifícios que fazem na vida, e até mesmo, o vazio existencial que muitos têm experimentado, surgem exatamente delas mesmas tentando ser pessoas diferentes de quem realmente são, tanto espiritualmente quanto mentalmente como física e materialmente; e o meio que usam para tentar viver dessa maneira é através de mentir para si mesmas constantemente. Eis mais um dos motivos pelos quais Cristo magnificamente disse: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8.32, porque deixar de mentir para si mesmo sobre qualquer tema é o que verdadeiramente vai libertar  a mente e o coração das pessoas de uma vez e para sempre. 

Todo cristão verdadeiro sabe que quem mente para si mesmo jamais alcançará verdadeira paz interior e plenitude que o permita desenvolver seu potencial único, não importa o quão bem sucedido pareça segundo as regras do mundo e aos olhos dos mundanos. Essa pessoa simplesmente não será capaz de desenvolver o seu papel verdadeiro aqui na terra, como ser humano, e muito menos como cristão, e este é o motivo de, no fim, serem arrastados juntamente com o maligno para o lago ardente, porque viveram mentiras, em menor ou maior grau, durante todo o tempo que lhes foi dado; aliás, estas pessoas costumam repetir frequentemente para si e para todos ao redor o quanto a vida é curta; o que, logicamente também é uma grande mentira na qual precisam acreditar, pois que estão desperdiçando suas vidas vivendo de maneira completamente desajustadas e desalinhada com o que realmente deveriam.

De agora em diante passe a olhar para a mentira de forma mais profunda e mais abrangente, esteja mais alerta, pois estas mentiras interiores que as pessoas contam a si mesmos(a), são tão ou mais comuns, naturais e destruidoras quanto as demais; logo, todo cristão genuíno mantém vigilância constante em seu interior de modo a não contar mentiras de nenhum tipo a si mesmos, não importa o quão aparentemente "benéficas" elas pareçam, ou o quanto de sucesso mundano possam gerar. Somente se mantendo interiormente íntegros na verdade é que alguém pode realmente ser contado entre os filhos e servos da Verdade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista