Pular para o conteúdo principal

"Porque todos buscam o que é seu..." Filipenses 2.21



“Porque todos buscam o que é seu e não o que é de Cristo Jesus.” Filipenses 2.21

Um grande número de pessoas que têm se juntado às mais diversas congregações, principalmente de uns anos para cá, o estão fazendo, não para conhecer e servir apropriadamente ao Criador do universo segundo a vontade e os interesses Dele; mas sim para encontrar uma forma de servir a si mesmo para realizar seus próprios interesses em todas as coisas, que em grande parte nada têm a ver com a real vontade de Cristo para a vida de tais pessoas. Por mais absurdo que possa parecer, muitos têm se unido com as congregações para tentar usar a Deus em prol deles mesmos.

Estes indivíduos, mulheres e homens, membros, obreiros e líderes, estão constantemente usando e buscando novas formas de usar a Santa Palavra com o intuito de engrandecer a si mesmos, suas ideias, sua visão, e por vezes até o seu evangelho distorcido; procurando sempre dar aparência de vontade de Deus para coisas que, na verdade, são apenas as suas próprias vontades, assim como também as vontades do espírito do mundo que permanecem ativas dentro do coração e mente deles. Foi também por este motivo que Paulo, apóstolo, séculos atrás, deixou registrado a seguinte frase: "Porque todos buscam o que é seu e não o que é de Cristo Jesus." Filipenses 2.21; pois já naquela época havia muitos que se comportavam desta mesma maneira maquiavélica, buscando em todas as coisas usar o nome de Jesus e o santo evangelho apenas para seus próprios fins egoístas, e lembre-se que egoísmo nada mais é do que a atenção e o desejo exagerados em relação apenas aos próprios interesses, a despeito dos de outrem. Ainda mais nos dias atuais, nos quais a vaidade está se multiplicando absurdamente nos corações e mentes dos seres humanos, tanto os mundanos quanto numa multidão que está dentro das congregações, para governar os pensamentos, sentimentos, desejos, palavras e ações deles.

Estas pessoas uniram-se e têm se unido a alguma congregação, muitos, inclusive, têm criado suas próprias congregações, mas não desejam verdadeiramente serem dirigidos pelo Espírito de Deus no sentido de buscar e construir uma vida orientada pelos interesses Dele, pois sabem que isso pode levar a vida destas pessoas em uma direção completamente diferente daquilo que idealizaram e desejam realizar, no que diz respeito às suas metas e objetivos pessoais; o que geralmente envolve buscar riquezas segundo a visão mundana, acumular tesouros, troféus e glórias sociais repetidamente, galgar posições que os conceda cada vez mais destaque na sociedade, assim como impressionar e atrair a admiração das pessoas que estiverem ao redor, parentes, vizinhos, conhecidos, colegas, amigos, irmãos de congregação, e até mesmo de desconhecidos, sejam mundanos ou não.

Estas pessoas querem se destacar a todo custo, Querem ser o centro das atenções, querem controlar a sociedade de alguma forma ou em algum nível, querem segurar o microfone social, querem ser o alvo dos holofotes, querem estar sobre os palcos ou sobre os altares, querem sentar nas cadeiras de destaque da república, querem influenciar e ter controle sobre as massas; em suma, querem ser vistas, ouvidas, admiradas, seguidas, obedecidas, muitas vezes cegamente, querem ser honradas, querem impressionar, e, até, querem ser invejadas pelo máximo de indivíduos possível. Estes pseudo-cristãos sempre dizem que estão falando a Palavra de Deus, seguindo a Vontade de Deus, pregando a Mensagem de Deus e lutando em prol dos interesses de Deus, mas a verdade que eles não revelam é que tudo o que eles fazem, pensam e falam é para atender aos seus próprios interesses dissimulados e não aos de Cristo. Eles servem sempre a si mesmos, como foi dito em: "...O deus deles é o ventre..." Filipenses 3.19b

Esta forma de pensar e agir trazida com eles, do mundo, para dentro de suas congregações ou das congregações que frequentam é o sinal que mostra o quão desvirtuados estão do Verdadeiro Caminho que é o Amor, o próprio Jesus. Pois todo Cristão autêntico bem sabe que Cristo e o Pai são um só, como está escrito: "Eu e o Pai somo um." João 10.30, assim como também sabem que:"...Deus é amor." 1 João 4.8b E.R.A, e que: "O Amor...não procura os seus interesses..." 1 Coríntios 13.5 E.R.A. Portanto, quem está em Cristo está em amor, ou seja, quem ama a Deus da forma como Cristo ensinou; a saber: "...Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento." Mateus 22.37, busca sempre os interesses Dele e não os seus pessoais. Logo, todo aquele que se conecta verdadeiramente com Jesus passa a não mais buscar seus próprios sonhos, desejos, visões, metas, objetivos e vontades, seja em que áreas da vida for. Cristãos verdadeiros entregam completamente a vida nas mãos do Criador para viver da maneira que Ele determinar, mesmo que isso não coloque os microfones da sociedade diante deles, mesmo que isso não ponha os holofotes das mídias sobre suas vidas, mesmo que isso os afaste dos palcos e púlpitos, mundanos ou congregacionais, sobre os quais, intimamente, desejavam estar. 

Em outras palavras, Cristãos verdadeiros buscam os interesses de Jesus, mesmo que isso os faça viver sem qualquer fama, status, glamour ou fortuna; veja o exemplo do apóstolo Paulo, que antes, quando ainda era Saulo, possuía grande status social, assim como o respeito e a admiração de toda a sociedade, mas que abriu mão de tudo isso para buscar em primeiro lugar sempre os interesses de Cristo, como ele mesmo relata em:"...O que para mim era ganho reputei-o perda por cristo." Filipenses 3.7. Não me entenda mal, pois isso não significa que todos os cristãos vão abrir mão de tudo para seguir a Jesus, mas, significa que todos estão dispostos a fazer isso se for o caso. De fato, não são estas coisas como fama, status, poder, controle ou glamour, nem tampouco nenhuma semelhantes a estas o que os verdadeiros servos de Cristo têm buscado, pelo contrário, estão sempre procurando conhecer a vontade e a visão específica de Deus para suas vidas, assim como buscando sempre se desenvolver para servir mais adequadamente aos interesses de Jesus, ou seja, se compreendem, intimamente, pela Escritura Sagrada que foram chamados pelo criador para servi-Lo "apenas" como membros de uma congregação, jamais tentarão ocupar, por vaidade, ou interesses próprios, os lugares ministeriais e vice versa; assim como se foram chamados para pastorear as almas das ovelhas, jamais tentarão se enveredar em outra coisa, assuntos mundanos, que não seja aquilo para o qual foram comissionados, como está escrito: "Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, afim de agradar àquele que o alistou para a guerra." 2 Timóteo 2.4 e este mesmo comportamento se aplica a absolutamente todas as áreas da vida dos verdadeiros cristão.

Nenhum cristão autêntico jamais foi seduzido pelas coisas mundanas que são do interesse das multidões, como o status, a fama, o dinheiro, as posses, o poder a autoridade o glamour etc... Pelo contrário, tudo o que os cristãos verdadeiros possuem, fazem e alcançam na vida, seja muito ou seja pouco, sempre é o resultado de buscar os interesses de Deus para a vida deles e das pessoas que os rodeiam, e não de agir como os pseudo-cristãos que disfarçam os seus próprios interesses, muitas vezes escusos e egoístas, como se fossem os interesses de Cristo para alcançá-los as custas de distorções da Santa Palavra, enganos e manipulações, além de muitas outras coisas semelhantes e abomináveis.

Portanto, todos nós que queremos ser realmente contados entre os verdadeiros servos de Jesus, precisamos nos examinar profundamente, dia após dia, para verificar se os interesses que temos buscado atender são realmente os de Nosso SENHOR, ou se são os nossos mesmo que estamos sorrateiramente, mas conscientemente e deliberadamente, disfarçando como se fossem os de Deus. Devemos fazer essa análise em todas as áreas de nossa vida, profissional, pessoal, sentimental, espiritual, ministerial e etc... Tudo o que há dentro de nós deve estar absolutamente às claras, luminoso como o dia e cristalino como a água, nossos motivos, nossas intenções, nossos pensamentos e nossos interesses devem estar sempre abaixo dos de Jesus para nós e este é o segredo de uma vida plena de realizações, servindo adequadamente para o que fomos chamados a ser, fazer e ter, seja com muito ou com pouco, mais cada qual vivendo da exata maneira como melhor convém a Cristo Jesus, e não a nós mesmos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista