Pular para o conteúdo principal

Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. 1 Timóteo 6.8



“Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes” 1 Timóteo 6.8


Você quer ter uma vida mais simples, com mais liberdade, mobilidade, praticidade e menos preocupações, tristezas e frustrações? Deseja ser uma pessoa mais plena e satisfeita?

Se sua resposta foi sim, então esse texto certamente vai ajudar você a alcançar este nível de existência. Quero começar chamando a sua atenção para notar que o versículo destacado logo acima ensina um comportamento que é o exato oposto do que o mundo nos ensinou por anos. O espírito do mundo doutrina as pessoas para que elas vivam sempre em busca de mais do mesmo; durante toda a vida as pessoas são condicionadas a acreditar que ter mais objetos é melhor do que viver uma vida mais leve ou se tornar uma pessoa melhor, e , baseado neste entendimento distorcido muitos tem literalmente entulhado suas vidas com todo tipo de tralhas na vã esperança de serem contados entre os desafortunados cuja existência se resume a viver para acumular objetos e carregar o peso de "um milhão" de coisas.

Infelizmente, agindo desta maneira, o efeito produzido é o exato contrário do desejado e por isso multidões estão tendo suas vidas soterradas por verdadeiras avalanches de todo tipo de itens que até vão elevar seu nível de status social, na visão de outros mundanos como eles, mas em contrapartida vão retirar toda a simplicidade de suas vidas, limitando sua mobilidade, roubando sua liberdade e destruindo a praticidade de todos os afazeres de seu cotidiano; além de sufocar a alegria verdadeira e substitui-la por uma artificial sustentada, na maioria das vezes, por excessos diversos.

Dito isso eu pergunto:

Você precisa mesmo ter sempre aquele telefone que impressione seus amigos? Você realmente necessita ter sempre um carro que impressione seus vizinhos? E será que é verdadeiramente imprescindível que você tenha aquela casa ou apartamento que impressione seus parentes?

O que quero dizer com isso é que: Você realmente precisa obter vários bens, muitos deles repetidos, de alto ou altíssimo preço para que sua vida tenha algum sentido? Será que são essas "coisas" e esse consumo que fazem as pessoas se contentarem na vida? Obvio que não! Será que não há algo mais adequado ao seu padrão de vida, cujo custo não demande tantos sacrifícios e não gerem tantas preocupações tanto no presente quanto no futuro? Claro que sim! Se você medir sua vida pelo nível de visão e entendimento dos mundanos, certamente enfrentará as mesmas dores que eles, e lembre-se que não são poucas, porque mundanos, por não saberem se contentar, enfrentam ansiedades, frustrações, síndromes, depressões, estresses e uma extensa gama de dores modernas que parecem não ter fim e que se multiplicam a cada dia mergulhando suas vidas em sombras cada vez mais densas e profundas. A verdade aqui é que cristãos não vivem em função de adquirir símbolos de poder e status que impressionem tanto conhecidos quanto desconhecidos e que vêm carregados de todas as dores e sofrimentos modernos que se possa imaginar. Cristãos sabem estar satisfeitos tanto com as coisas quanto com a vida que possuem.

Responda para si mesmo se adquirir itens, objetos, coisas e tralhas trará alguma liberdade, mobilidade, sustentabilidade e praticidade considerável à sua vida, ou se tudo isso será apenas fonte de novas preocupações, estresse e complicação. Seja muito sincero na resposta e saiba que cristãos entendem que estes objetos assim como tantos outros não são nada além de tesouros mundanos pelos quais as pessoas do mundo passam a vida toda lutando e se sacrificado para juntar; mas veja o que nosso Grande Mestre, Jesus Cristo, diz a este respeito: "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam" Mateus 6.19

O mundo quer que nós acreditemos que ter mais objetos de valores cada vez maiores é sinal de desenvolvimento e crescimento pessoal, mas este é um terrível engano, pois cada um destes itens, tesouros, sejam pequenos, médios ou grandes servem unicamente como algemas douradas que aprisionam o coração, e por consequência a vida, de muitos dos que as possuem; e também por este motivo foi escrito: "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mateus 6.21, ou seja, seu coração estará sempre algemado junto ao seu tesouro. Quanto mais coisas tivermos, mais atenção, tempo e energia teremos de direcionar a elas, porque elas precisarão ser mantidas, reparadas, operadas e cuidadas, mesmo que estejam se desvalorizando e deteriorando a cada dia, e, é isso o que significa estar preso pelas próprias coisas.

Provavelmente você já tenha ouvido a seguinte frase: "Quem não se sacrifica não consegue nada."

Eis mais uma das grandes mentiras do mundo; você não precisa se sacrificar por coisa alguma e muito menos por bens materiais que não passam de tesouros mundanos, de fato, se você tem feito sacrifícios por qualquer coisa, saiba que infelizmente você está fazendo errado. (Em breve no livro do Pergaminhos eventuais que estou preparando vou falar mais sobre o verdadeiro conceito prático de sacrifício e o motivo de nós não termos de fazê-lo) por agora basta dizer que existe uma forma usada pelos cristãos que é capaz de conceder grande abastança sem que seja preciso aprisionar nosso coração nas algemas douradas do mundo.

E como fazer isso?

“Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes” 1 Timóteo 6.8.

Simples assim! Vou explicar:

Cristãos vivem bem abaixo de suas possibilidades de consumo, pois eles sabem que vivendo desta forma terão sempre muito mais autonomia na medida que se mantém distante de seus limites seja financeiro, físico e emocional; ao contrário das pessoas do mundo que vivem sempre sobre e além de seus limites, logo, o resultado disso é que quando alguém vive sobre ou além de seu limite financeiro contrai dívidas e juros, no limite físico gera cansaço e esgotamento, e, no limite mental desenvolvem síndromes diversas.

Viver abaixo das possibilidades de consumo é sinal de inteligência, conhecimento e sabedoria, é praticar o oposto do que o mundo prega, é saber viver com menos, mas sem falta de absolutamente nada; é desenvolver um estilo de vida melhor do que o proposto pelo mundo; baseado no necessário, ou seja, sustento e proteção; como está escrito: “Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos...". Existem pessoas tentando abrir os olhos dos mundanos para o fato de que menos é mais, porém os cristãos já sabem e praticam isso a séculos; desde que foi registrado em 1 Timóteo 6.8.

* Menos objetos é igual a mais espaço;
* Menos itens é igual a mais mobilidade;
* Menos coisas é igual a mais aproveitamento de tempo e dinheiro;
* Menos desperdício é igual a mais sustentabilidade;
* Menos entulho é igual a mais energia livre para ser usada em outras experiências mais prazerosas.
* Menos desorganização é igual a mais produtividade.
* Menos confusão é igual a mais clareza.
* Menos tralhas é igual a mais leveza.
* Menos compras é igual a mais patrimônio.

Não me entendam mal, todo cristão também deve adquirir coisas, bens e patrimônio, mas ele o faz de maneira completamente consciente, sem desperdícios, de modo a gerar o máximo de conforto e qualidade de vida sem exageros. A grande diferença é que os mundanos vivem uma corrida desesperada e desenfreada por todo tipo de excessos, mas os cristãos vivem de forma leve e sustentável, utilizando apenas o necessário para sustento e conforto com qualidade de modo que tenham sempre mais do que necessitam em tudo, tanto para si próprios quanto para ajudar os outros, mas sem exageros ou extravagâncias. A mentalidade cristã é focada no uso e no aproveitamento enquanto que a mentalidade mundana é focada na posse e no desperdício, ou seja, porque alguém precisa de tantos pares de sapato? Para que precisa de tantos relógios? Qual o motivo de possuir tantas canetas? Qual o sentido de comprar tantas jóias? Porque fazer tantas coleções? Você compreende? Cristãos possuem todas estas coisas, mas sem excesso, sempre com espírito de moderação, sem entulhar os espaços de sua casa, de sua mente e de sua vida.

Se você quer realmente ter uma vida mais simples, leve e satisfatória com mais mobilidade, liberdade sustentabilidade, autonomia e crescimento, passe a viver dessa forma, tendo sustento e proteção, esteja contente; seja, em parte, como uma criança recém-nascida que se contenta em estar protegido pelos pais, e ter seu alimento cotidiano; além disso, foque seu pensamento em adquirir mais do alimento e da proteção divina, como está escrito: “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo.”  1 Pedro 2.2, porque desta maneira todas as suas demais necessidades serão supridas abundantemente como dito em: "Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6.33.

Nada lhe impede de possuir o que você deseja independentemente do preço, mesmo que seja alto ou altíssimo, contanto que tais objetos não sejam pesados para você e não se tornem um fardo físico ou emocional a ser carregado; faça seu estilo de vida jogar a seu favor e não contra você como os mundanos. Concentre-se em eliminar os exageros e excessos; use o custo-benefício e a moderação sempre de maneira inteligente favorecendo a si e não ceda às tentações de obter algemas douradas e elefantes brancos para a sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista