Pular para o conteúdo principal

Melhor é a vista dos olhos do que o vaguear da cobiça. Eclesiastes 6.9



“Melhor é a vista dos olhos do que o vaguear da cobiça..." Eclesiastes 6.9

Você quer ser uma pessoa mais realizada e satisfeita em sua vida?

Então aprenda a viver com aquilo que você tem e não com aquilo que te falta. Não entenda esta minha afirmação de modo errado; o que eu quero dizer aqui é que ninguém deve dar mais valor ou importância às coisas que não tem, porque isso prende nossa vida em um círculo vicioso de desejos ardentes e incontroláveis, infindáveis, sem qualquer propósito; e tal círculo vicioso drena, rouba, muito de nossa energia (entenda energia aqui como disposição e alegria).

Desde que começamos a compreender as coisas o mundo passa a implantar em todos nós, seres humanos, uma programação mental baseada na cobiça, e esta programação vai nortear a vida da grande maioria das pessoas por toda a sua existência.

E o que diz tal programação mundana da cobiça?

Diz, entre outras coisas, que cada um de nós deve querer sempre mais e mais, ainda que não precisemos; e, que devemos desejar e valorizar aquilo que não temos acima daquilo que temos, e que devemos fazer isso constantemente de tal forma que nossa vida fique presa a tal prática. Esta é a filosofia mundana da Cobiça; como está escrito: "Tais são as veredas de todo aquele que se entrega à cobiça; ela prenderá a alma dos que a possuem". Provérbios 1.19.
Bilhões de pessoas em todo o globo, neste exato momento, estão fazendo exatamente isso; ou seja, condicionando suas vidas, única e exclusivamente, a conseguir novas coisas que perderão o valor no momento que eles as adquirirem, para que possam desejar outras. 

Então cabe aqui dar a definição básica de cobiça para que todos nós possamos compreender exatamente do que estamos falando; portanto:

Cobiça é: Desejo imoderado de bens, riqueza ou honras.

Existe uma passagem celebre na bíblia que todos nós conhecemos, dizendo o seguinte: "Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo". Êxodo 20.17

É muito comum vermos o seguinte comportamento tanto em crianças quanto em adultos: A criança vê um colega ou mesmo um não-colega com algum brinquedo ou, atualmente, um dispositivo eletrônico qualquer; a reação natural desta criança é passar a desejar ardentemente aquilo, não porque ela realmente precise do objeto, mas sim para, na mente dela, se igualar ao colega. Porém a partir do momento que a criança receber o objeto de sua cobiça, tal objeto imediatamente vai começar a perder o valor que ela julgava que tinha; como resultado a criança vai encontrar outra coisa para cobiçar e repetirá esse processo durante toda a sua vida como dito em Provérbios 1.19: "(a cobiça) prenderá a alma dos que a possuem"Esta é a programação mundana da cobiça fazendo efeito na criança. Entenda que alma significa vida, logo, não é errado concluir que "(a cobiça) prenderá a 'vida' dos que a possuem". Eu tenho certeza de que você sabe que isso também acontece com os adultos; eu até poderia dar vários exemplos práticos da programação mundana da cobiça agindo em pessoas adultas, mas creio que você mesmo já deve ter presenciado tal fato acontecendo algumas vezes, pelo menos.

Existe uma frase de um sociólogo polonês chamado Zygmunt Bauman em seu livro "A vida para consumo - A transformação das pessoas em mercadoria", que diz: "O desejo não deseja a satisfação; o desejo deseja apenas desejar".

Então o que você deve compreender para ser uma pessoa realizada e satisfeita é que a cobiça não tem fim, ela fica disparando desejos diversos em nossa mente, constantemente, para nos fazer ficar correndo atrás de tais vontades durante toda a nossa vida, desperdiçando nossa disposição e nossa alegria, com o único propósito de nos manter presos a ela.
Só para que você fique ainda mais atento com o quão perniciosa é a cobiça, saiba que, cobiça não atendida gera frustração e inveja; ou seja, muitas pessoas frustradas são pessoas cobiçosas que por não conseguir atender todos os desejos de sua cobiça acabaram se frustrando, então tornaram-se pessoas cobiçosas e frustradas. Embora nem toda frustração surja da cobiça, toda cobiça pode gerar frustração. De igual modo pessoas invejosas também são pessoas frustradas e cobiçosas, por isso aquele versículo de Êxodo fala sobre não cobiçar as coisas de outras pessoas.

Então como romper com a programação mundana da cobiça?

Aprenda a valorizar mais aquilo que você tem, aquilo que já está em sua posse, aquilo que seus olhos já sabem que é seu, como está escrito "Melhor é a vista dos olhos..."; procure desenvolver sentimentos, palavras e principalmente ações de gratidão diárias pelo que você já conseguiu, ou seja, por tudo aquilo que Deus já lhe deu e por tudo o que Ele colocou nas suas mãos para administrar, mesmo que seja, ou que você ache que seja, pouco. Pensamentos de valor e gratidão funcionam como poderosos motivadores, energizadores, para você mesmo e para suas novas conquistas porque tudo o que você conseguir lhe fará um bem muito maior do que quando você não valorizava suas posses ou vitórias; por este motivo está escrito: "Em tudo dai graças..." 1 Tessalonicenses 5.18a. A vontade de Deus é que cada um de nós aprenda, utilize e compartilhe a força que há na gratidão, como também está escrito na continuação do mesmo versículo citado acima: "...Porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." 1 Tessalonicenses 5.18b. 

A essência e o entendimento do versículo de Eclesiastes 6.9 “Melhor é a vista dos olhos do que o vaguear da cobiça..."  é a seguinte: "Mais valor tem aquilo que você já possui do que aquilo que você deseja". Valorizar e ser grato são grandes segredos dos cristãos que aprenderam a viver bem, uma vida repleta de realização e satisfação plena. Procure praticar isso.

Desejar coisas novas não é um problema desde que seja feito de forma totalmente consciente e não de modo comparativo entre você e outra pessoa nem por vaidade, opulência, consumismo, ostentação ou por cobiça, ou seja, desde que você esteja verdadeiramente no controle do desejo e não o contrário. Examine-se o homem a si mesmo e verifique o que tem motivado seus desejos e que ações tem tomado a respeito; lembre-se, pratique valorizar mais, genuinamente, suas posses, seus aprendizados, suas conquistas e sua vida; assim como ser também genuinamente mais grato por tudo isso. Estas duas ações vão transformar sua visão e certamente lhe levarão a uma existência mais satisfeita e realizada.

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá!
      Que bom que você gostou deste texto.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a sua vida seja sempre abundante de satisfação.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista