Pular para o conteúdo principal

“...Deus deu o crescimento.” 1 Coríntios 3.6B




“Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.” 1 Coríntios 3.6B

Quão alto algumas árvores podem crescer? Por que elas ficam tão grandes? O que nós podemos aprender com elas? E o que tudo isso tem a ver com o versículo destacado acima?

Alguém pode responder dizendo que as árvores crescem tanto porque foram criadas para ser assim; e muito embora essa resposta esteja relativamente correta, ela é muito superficial e não nos permite extrair um conceito profundo que pode nos dar uma valiosa lição prática para gerar crescimento verdadeiro e sustentável na nossa vida.

E que lição é essa?

A maneira como devemos construir as bases de nosso estilo de vida?

Mas como assim?

Se contemplarmos essas magníficas obras do Criador, as árvores, se prestarmos atenção atentamente na forma como elas se desenvolvem vamos compreender a essência de 1 Coríntios 3.6.

As árvores se tornam grandes, imponentes, belas e frutíferas simplesmente porque elas não se preocupam em se tornar nada disso; pode parecer algo contraditório, mas não é. Uma árvore não têm o sonho de se tornar a mais alta de todas apenas para provar o quão abençoadas é, da mesma forma elas não desejam frutificar mais do que as que estão ao redor só para se engrandecer ou ostentar recordes de produtividade; também não se comparam umas com as outras, nem discutem entre si para ver quem são as mais importantes; elas não possuem tais vaidades. Árvores não se apegam ao passado nem são materialistas, pelo contrário, a cada estação apropriada elas se renovam sem qualquer apego à suas folhagens antigas, geram frutos em abundância sem se preocupar se alguém está contando e sem dar atenção ou importância às pressões externas para que frutifiquem cada vez mais de forma antinatural.

O fato é que as árvores crescem e se tornam, em alguns casos, até mesmo gigantescas, simplesmente porque sabem algo que o apóstolo Paulo revelou quando disse: "...Deus deu o crescimento." 1 Coríntios 3.6B; ou seja, elas sabem que o crescimento delas e de tudo o que elas produzem não depende delas mesmas, logo, colocam todo o foco de sua existência simplesmente em cumprir o propósito para o qual Deus, o Criador, as gerou e capacitou para fazer; em outras palavras, elas se esforçam ao máximo para realizar a nobre missão que receberam do Altíssimo.

E que missão é essa?

Proteger e ajudar a sustentar a humanidade. Portanto tudo o que as árvores se concentram em fazer é, dia a dia, produzir, ou melhor, sintetizar o oxigênio que é tão precisos para a manutenção da nossa vida, enquanto ao mesmo tempo, retiram da atmosfera quantidades cada vez maiores de gás carbônico tão nocivo à nossa saúde e bem estar.

As árvores vivem sempre no tempo presente, em outras palavras, elas sabem que se cumprirem bem a sua missão diária de serem as guardiãs da vida humana na terra, retirando o gás carbônico, produzindo oxigênio e, inclusive, gerando frutos para nosso consumo, além de flores para embelezar o meio ambiente, assim como folhagens para nos defender do calor demasiado e tudo o mais que é necessário para manter o bioma natural do planeta em perfeito funcionamento; cada qual dentre elas crescerá de forma espontânea segundo a sua espécie, e muitas delas se tornarão tão altas, frondosas e fortes quanto Deus as designou para ser. E a mesma coisa também acontece com os cristãos verdadeiros, pois compartilham exatamente do mesmo entendimento.

As árvores crescem muito porque não são apegadas ao desejo de crescer, elas simplesmente cumprem a sua missão e deixam que Deus decida quais serão "pequenas", quais terão estatura "média", quais serão "grandes" e quais se tornarão "gigantes"; ou seja, elas deixam que o crescimento individual delas mesmas e de toda a ação delas venha exclusivamente das mãos do SENHOR; pois sabem que independente de quanto cresçam, o importante para elas é somente estar fazendo o que foram chamadas para fazer, sem vaidade, sem ambição, sem ganância, sem invejas, sem contendas, sem orgulho, e sem dissensões entre elas. Em outras palavras, a Pitangueira não se sente menos importante do que o Coqueiro ou a Mangueira só porque estas são mais altas do que ela; da mesma forma, o Cedro e o Pinheiro, não disputam contra o Cajueiro e a Macieira; e é óbvio que os Eucaliptos e as Sequoias não nutrem qualquer soberba em seu interior por Deus tê-las tornado tão mais altas que as outras. Elas sabem que todas fazem igualmente parte de um mesmo corpo biológico criado para beneficiar a humanidade e todo o planeta, cada qual onde estiver, sempre cumprindo sua missão diária com verdadeira humildade.

As árvores não têm nenhuma pretensão egoísta, não são megalomaníacas, não são egocêntricas.

Então alguém pode pensar: Mas o que é que tudo isso tem a ver com a minha vida?

Paulo apóstolo disse certa vez: "Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento." 1 Coríntios 3.6; porque muitas pessoas que congregavam estavam querendo se achar superiores aos outros irmãos, uns se consideravam maiores porque seguiam a Paulo, pois achavam que este era maior do que os demais pregadores; outros argumentavam que Apolo era o maior, logo, seus seguidores também seriam.  Foi por esse motivo que Paulo se sentiu na obrigação de compartilhar com aqueles irmãos exatamente o conceito que estou passando neste texto para vocês; ele deixou muito claro que, tal como entre as árvores, aquele tipo de debate não faz sentido entre os cristãos verdadeiros, pois todo o crescimento cristão é dado exclusivamente por Deus, cabendo a cada um de nós cumprir, da melhor forma possível, apenas nossas tarefas diárias, o plantar ou o regar, cada qual segundo o seu chamado. Entre os verdadeiros Cristãos não existe esse negócio de maior ou menor importância, tudo o que importa é que cada cristão continue, dia a dia, cumprindo com a sua missão sublime e faça o seu melhor para agradar ao SENHOR sendo em tudo exemplo de excelência e boas obras para os que estão de fora, iluminando, ajudando e inspirando tantos quantos precisarem de auxílio e direção na vida.

Note que algo muito semelhante aconteceu com grandes personalidades da Bíblia Sagrada; nomes como Abraão e Sara, que eram nômades; Davi, que era um pastor de ovelhas; Gideão, que um agricultor; José do Egito, que era escravo; Neemias, que era mordomo de Artaxerxes; Ester, que era uma cidadã comum da Pérsia; Pedro, que era pescador; e Maria, que era dona de casa. Mas todos estes, e muitos outros, tinham algo em comum com as árvores e por isso Deus os tornou grandes; eles não sonhavam em ser grandes, não ambicionavam ser grandes, eles nem mesmo buscavam ser grandes; tudo o que eles desejavam era cumprir sua missão diária servindo a Deus da melhor forma possível dentro de suas possibilidades, e esse desapego verdadeiro foi justamente o que os credenciou para serem engrandecidos, sobremaneira, pelo SENHOR, de modo a escrever seus nomes na história da humanidade; de tal forma que se cumpriu na vida deles o que está escrito no Salmo 1.3, que diz: "Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.".

Não lute, não se preocupe e não se desespere para ser grande diante dos olhos das outras pessoas, porque mesmo com todos os seus esforços e cuidados você jamais conseguirá realmente aumentar um nível que seja de sua estatura social (status); como foi dito em Mateus 6.27: "E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura". Tentar fazer isso por si mesmo só lhe trará batalhas desnecessárias, acúmulo de peso extra, e, desgaste físico e mental absurdos.

Concentre-se apenas em cumprir a sua missão como cristão(ã), e viver a sua vida como cristão(ã), não importa se as pessoas do mundo ou mesmo de congregações, julgam ou dizem que seu nível de status social ou seu "tamanho" e importância na sociedade é "pequeno", "médio", "grande" ou "gigante"; mantenha a sua simplicidade e concentre-se sempre em ser como as árvores, seja um guardião da vida da humanidade, gere frutos que a beneficie, conservando e iluminando tantos quanto puder; como está escrito em: "Vós sois o sal da terra..." e "vós sois a luz do mundo..." Mateus 5.13A, e 14A. Mesmo que as pessoas não compreendam isso e se voltem contra você; pois para isso também você foi chamado; como está escrito em: "Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que é seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece." João 15.19.

Se você realmente se desapegar desse desejo mundano-social por crescimento sem sentido, nos mais variados aspectos da sua vida, então terá desenvolvido o requisito primordial para que Deus lhe dê o crescimento que Ele verdadeiramente deseja para a sua vida, e seja qual for esse crescimento, acontecerá de maneira espontânea e progressiva exatamente como ocorre com as árvores.


Comentários

  1. Estou empactado com o que eu acabei de ler como o SENHOR age em nossas vidas e usa até a natureza para nós ensinar,DEUS ABENÇOE este escritor,que foi usado por DEUS pra me dar está palavra abençoada.AMEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seja sempre muito bem-vindo aqui ao blog.
      Louvo a Deus por esse texto ter sido útil a você de alguma maneira.
      Obrigado por deixar o seu comentário, pois isso já é uma grande bênção para mim.
      Que a Graça e o Amor do Pai Celestial, em Cristo Jesus, guie e aperfeiçoe você sempre.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista