Pular para o conteúdo principal

“...O próprio satanás se transfigura em anjo de luz.” 2 Coríntios 11.14B




“...O próprio satanás se transfigura em anjo de luz.” 2 Coríntios 11.14B

A bíblia nos ensina que o inimigo de nossas almas, o espírito do mundo, possui muitas faces; e podemos ver que, por vezes, ele é chamado em algumas passagens da escritura como “o Diabo”, outras vezes aparece como “Satanás”, também há algumas ocasiões em que aparece como “o Dragão”, e há até aquela conhecida passagem em que ele apareceu como a antiga “Serpente” no jardim do Éden. Essa capacidade de transfigurar sua forma está claramente evidenciada no livro de Apocalipse 12.9, que diz: “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada diabo e satanás...”; este versículo acaba deixando claro que todos estes nomes são, na verdade, faces, ou formas, diferentes da mesma criatura. Porém essas são apenas as faces mais conhecidas do inimigo da humanidade, mas nem de longe são as únicas formas que o espírito do mundo pode assumir, na verdade, a própria bíblia mostra muitas outras com as quais ele se aproxima das pessoas, de maneiras astutas e perniciosas, sorrateiramente ou deliberadamente, para seduzir, enganar, aprisionar, ferir e destruir suas vidas de incontáveis maneiras diferentes.

Neste texto vamos falar um pouco sobre a face do espírito do mundo que considero mais perigosa e que tem feito mais estragos desde que Adão e Eva pisaram sobre a superfície da terra pela primeira vez. Estou me referindo ao que está escrito em 2 Coríntios 11.14B, que diz: “...O próprio satanás se transfigura em anjo de luz.”.

Note que uma das faces, ou formas, que o espírito do mundo pode assumir, e realmente o faz com uma frequência muito maior do que nos damos conta, é a face de um anjo de luz, e isso pode ser entendido literal e, ou,  figurativamente, mas sempre com a mesma periculosidade. Foi por saber disso, também, que Paulo, apóstolo, quando escrevia aos Gálatas, deixou registrado o seguinte ensinamento: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." Gálatas 1.8.

Perceba que Paulo fala sobre a possibilidade de que um anjo do céu pudesse surgir, em algum momento, para tentar pregar, ou anunciar, como ele diz, um outro evangelho para as pessoas, inclusive se utilizando das palavras e ensinos do próprio Paulo ou dos outros apóstolos para dar uma aparência de verdade ao seu falso evangelho, mas que mesmo se isso acontecesse os cristãos verdadeiros deveriam ignorar totalmente tal "anjo" e tudo o que ele dissesse. Então você pode pensar o seguinte: O diabo prega algum evangelho? E a resposta é: Sim, e não apenas um, mas vários evangelhos distorcidos dos quais já abordamos alguns no texto que fala sobre Gálatas 1.6 que diz: "Maravilho-me que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho.".

É bem verdade que qualquer pessoa com o mínimo de entendimento bíblico espiritual consegue reconhecer o inimigo da humanidade quando ele se apresentar e age como diabo, o acusador e causador de dúvidas; de igual modo também é relativamente fácil reconhecê-lo se ele aparecer e agir como satanás, o deturpador da ordem, semeador de contendas e portador do caos. É por isso que ele usa estas duas faces geralmente, mas não unicamente, para influenciar as pessoas que não tem nenhum conhecimento de Cristo ou aqueles que não acreditam em Jesus; esses são os mundanos que vagam pela terra como presas fáceis que não percebem que ao redor, há um predador, como um leão, que está à espreita para devorá-los. 

O problema é que tanto os mundanos quanto muitas pessoas que estão dentro de congregações têm bastante dificuldade de identificar a ação, assim como de recusar as propostas e ofertas do inimigo quando ele surge e se comporta sob alguma de suas outras formas, como, por exemplo, as duas que considero as mais perniciosas. Quando essa criatura, o dragão, atua transfigurado como espírito do mundo, como fez ao se aproximar de Jesus na seguinte passagem: "Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás." Mateus 4.8-10. Perceba que, nessa ocasião, o inimigo se aproximou de Jesus, transfigurado como espírito do mundo, tentando, confundir, enganar e seduzir o Mestre com promessas de glórias mundanas, mas Cristo o identificou, recusou suas ofertas, promessas, e o afastou deixando claro que sabia exatamente quem o inimigo era, mesmo escondido sob outra forma, por isso disse claramente "...Vai-te satanás..."; naquele momento Jesus estava deixando claro que conseguia identificá-lo mesmo transfigurado sob qualquer outra forma. E é isso o que nós, como cristãos, devemos fazer; do contrário seremos seduzidos, enganados e aprisionados, vivendo sob os termos e padrões do mundo. 

Mas o fato é que essa capacidade de identificar as transfigurações do diabo não tem acontecido com muitos dentro das mais diversas congregações, eles não conseguem perceber quando o inimigo se aproxima, sob a forma de espírito do mundo, sussurrando pensamentos, desejos, vontades, sonhos e semeando todas as mentalidades, princípios, padrões e tantas outras distorções que regem a sociedade mundana, lançando palavras sedutoras, oferecendo e prometendo tudo o que o mundo tem para dar aos que se curvarem a ele, ou seja, abraçarem suas ideias e viverem segundo os seus termos, assim como, fazendo-os acreditar em todo tipo de ilusões criadas para aprisionar corações, mentes e vidas humanas, fazendo-as sofrer e carregar fardos psicossociais pesadíssimos pelo tempo que aguentarem viver nessas condições.

O que estou tentando fazer aqui nesse blog é justamente pontuar as artimanhas, mentalidades e pensamentos que o espírito do mundo usa e como elas influenciam na vida das pessoas, muitas vezes, desde o nascimento. Meu desejo aqui é mostrar como podemos usar os ensinamentos de Cristo para quebrar a influência do espírito do mundo sobre nossa vida, inclusive em áreas nas quais sequer imaginamos que estamos sendo manipulados, e com isso transformar nossa existência de modo a conseguirmos identificar nosso inimigo independentemente da forma ou face que ele esteja transfigurado, para não sermos afetados nem reproduzirmos tais influências nocivas nem em nós mesmos, nem tampouco, projetá-las nos que nos rodeiam. E isso nos leva ao centro do nosso assunto aqui, que é a capacidade do dragão de assumir a forma de um anjo de luz.

Acredito que você já deva saber que, na bíblia, a palavra luz também aparece como uma representação figurada do conhecimento; como na passagem que diz: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para o meu caminho." Salmos 119.105, ou seja, o entendimento deste versículo é de que a Palavra de Deus é o que nos dá conhecimento para que possamos, ao aplicar esse conhecimento, manter nossa vida em toda retidão, verdade e justiça. Portanto, sabendo que a luz também significa conhecimento e que o dragão se transfigura em anjo de luz, podemos concluir que, na verdade, o que ele realmente faz é mudar sua forma para anjo de conhecimento. E esse é justamente um dos motivos principais pelos quais os falsos evangelhos que ele propaga são tão sedutores para muitas pessoas, pois estão repletos de todo tipo de conhecimentos que o Ego humano, que a Escritura Sagrada chama de carne, adora acumular e ostentar para engrandecer a si mesmo.

O espírito do mundo está sempre oferecendo e prometendo dar conhecimento para as pessoas. A verdade é que a grande maioria dos membros e líderes que estão nas mais variadas congregações certamente recusariam qualquer, ou pelo menos a maior parte, das propostas e ofertas feitas pelo inimigo que envolvam tudo aquilo que sabidamente não condiz com o viver correto e digno, como por exemplo: Drogas, prostituição, roubos, desonestidade e tantas outras coisas como estas, mas pouquíssimas pessoas são capazes de recusar propostas envolvendo recebimento de conhecimento, e é por isso que o espírito do mundo usa essa artimanha de se transformar em anjo de luz para impressionar, seduzir e enganar os membros e líderes de muitas congregações; e o fato é que tal estratégia, mesmo sendo a mais antiga que ele possui, é devastadora, e ainda continua surtindo muitíssimo efeito e causando incontáveis estragos.

De fato, essa mesma estratégia foi utilizada nos primórdios da humanidade como é revelado no livro da Gênesis 3.4-5, quando o inimigo, sob a face da serpente, ofereceu o conhecimento do bem e do mal para Eva e Adão, através de tomarem do fruto da árvore no meio do jardim do Éden; está escrito assim: "Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes (o fruto), se abrirão os vossos olhos, e serão como Deus, sabendo o bem e o mal.". Perceba que a serpente seduz Eva oferecendo o conhecimento do bem e do mal e prometendo que ela seria como Deus; de modo que a bíblia diz que ao comer do fruto, ambos, realmente receberam o tal conhecimento do bem e do mal, como está escrito: "Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus..." Gênesis 3.7. Mas condenaram a si mesmos e toda a humanidade. E isso nos ensino algo extremamente importante que a humanidade parece estar ignorando completamente, que é: Nem todo conhecimento é benéfico.

Da mesma forma, ainda nos dias atuais, bilhões têm sido derrubados pelo inimigo exatamente assim; pouquíssimas pessoas, independentemente de serem mundanas ou se dizerem cristãs, assim como se são líderes ou membros, têm sido realmente capazes de recusar a sedução e os argumentos do inimigo quando este oferece qualquer tipo de conhecimento, pois ele, transfigurado como anjo, usa toda a retórica, lógica e a coerência do mundo para fazer suas palavras terem sentido, e, para aqueles que congregam, ele recita as passagens e os ensinamentos bíblicos que dizem que todo cristão deve adquiri conhecimento, para nessa esteira oferecer conhecimentos que não nos são lícitos possuir, tal como o "conhecimento do bem e do mal" era para Eva e Adão. Mas os verdadeiros cristãos, assim como Cristo naquele monte alto, são capazes de distinguir as sutilezas do espírito do mundo não importa a forma sob a qual ele esteja transfigurado e recusam completamente qualquer oferta, argumento e promessa de conhecimento que seja colocada diante de seus olhos, por mais lógica, coerente e harmônica seja, não importa se é um conhecimento teológico, eclesiástico, revolucionário, ou conhecimento filosófico, ou psicológico, financeiro, ou ministerial, existencial, ou profético,  ou histórico, ou cultural, ou sobre milagres, ou sobre os anjos, ou sobre os demônios, ou sobre os céus, ou sobre o inferno, sobre Deus, sobre o universo, ou sobre qualquer outro assunto que chame a atenção do Ego humano.

Cristãos verdadeiros têm em mente que nem todo conhecimento é para os homens, exatamente como o conhecimento do bem e do mal que não era para o primeiro casal; por isso está escrito que: "As coisas encobertas são para o SENHOR..." Deuteronômio 29.29. cristãos verdadeiros reconhecem o valor do conhecimento, mas sabem que conhecimento demasiado pode causa inúmeras distorções, assim como sobrecarga, dor e até sofrimento; tal como Salomão disse em: "Porque na muita sabedoria, há muito enfado; e o que aumenta em ciência aumenta em dor." Eclesiastes 1.18; este mesmo versículo está posto na bíblia NTLH da seguinte forma: "Quanto mais sábia é uma pessoa, mais aborrecimentos ela tem; e quanto mais sabe, mais sofre.". Logo, Cristãos verdadeiros valorizam, sim, o conhecimento, mas sem supervalorizá-lo e sem se tornarem viciados nele, cristãos não estão dispostos a fazer tudo para obter conhecimento, há limites que não devemos cruzar; além do mais, cristãos conseguem distinguir o conhecimento puro que vem de Deus, pela Palavra Dele, do conhecimento que vem do espírito do mundo transfigurado como anjo usando a Palavra de Deus para ter aparência de verdade e justiça.

Está escrito: "Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." 1 Pedro 5.8; e uma das formas mais efetivas que ele usa para tragar vidas é dar conhecimento em demasia,  conhecimento desnecessário e indiscriminado sobre todos os temas e assuntos possíveis de interesse da humanidade e das congregações, para fazer com que os olhos das pessoas se abram para o que não deviam ver e saibam o que não deveriam saber. Isso cria dúvidas, contendas, disputas, confusões, divisões de todo tipo de caos.

Esteja atento para que possa identificar mais essa face do espírito do mundo e não ser pego, preso ou devorado por ele; e acredite, muitos já o têm sido. Mantenha-se na simplicidade da sã doutrina de Cristo e não deseje o conhecimento que tem se multiplicado pelos lábios dos falsos líderes e profetas ou doutores das concupiscências, como foi dito em: "...Tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências..." 2 Timóteo 4.3B; pois estes doutores também são aqueles que, dentro de congregações, estão recebendo toda a influência e conhecimento oferecido pelo espírito do mundo, como anjo de luz, para contaminar, enfraquecer, perturbar e devorar as multidões.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista