Pular para o conteúdo principal

"Sede prudentes como as serpentes..." Mateus 10.16



"...Sede prudentes como as serpentes..." Mateus 10.16

Se você quer deixar de sentir medo então deve ler este texto.

Vamos falar um pouco sobre o medo, mas o primeiro entendimento que devo compartilhar é que a maioria das pessoas confundem duas coisas completamente diferentes como se fossem uma só, na verdade, a sociedade mundana engloba ambos como se fossem medo, mas não são a mesma coisa; um deles é natural e racional, este também é conhecido como "estado de alerta", e é o que nos deixa atentos aos perigos que possam estar ao nosso derredor; este se trata de um instinto biológico de preservação. Não há nenhum problema em sentir o "estado de alerta" porque ele é algo controlado que existe apenas para nos manter em segurança, a salvo dos perigos que por ventura nos rodeiem. Entretanto, existe uma segunda coisa, que é o medo propriamente dito; e este sim, é o objeto de nosso estudo aqui, pois se trata de um sentimento que embora também seja algo natural (por esse motivo as pessoas o confundem com o "estado de alerta"), o medo é algo que só existe para impedir que nossa vida se desenvolva plenamente; este é um sentimento capaz de paralisar quem o sente e tem feito justamente isso na vida de bilhões e bilhões de indivíduos ao redor do planeta. 

Estamos vivendo em uma sociedade que, cada vez mais, inspirada pelo espírito do mundo, vem desenvolvendo diversos cultos que têm como objetivo aprisionar vidas por toda parte; posso citar como exemplos, o culto ao corpo "perfeito", culto à "beleza", culto à fama, culto à religiosidade, culto ao status, culto à estupidez, o culto às teorias da conspiração, o culto ao "poder", o culto ao dinheiro e o culto ao prazer; certamente você sabe muito bem que a cada dia mentalidades como estas e muitas outras semelhantes têm sido disseminadas, cultivadas e incentivadas pelo espírito do mundo, de modo que as multidões tem feito verdadeiras loucuras e sacrifícios para viver de acordo com as regras dos cultos que os governam. 

O fato é que existe inúmeros comportamentos e mentalidades que têm sido cultuadas pela sociedade moderna, como em nenhuma outra época anterior, alguns são propagados de forma mais aberta, como os citados acima, porém há outros que também tem sido espalhados com a mesma velocidade, ferocidade e propósito, mas, de maneira velada, ou seja, escondida; posso citar três exemplos muito fáceis de serem identificados no mundo atual, são eles: O culto ao ódio, o culto à violência e o culto ao medo; todos são mentalidades mundanas que, cada vez mais, têm ganhado terreno nos corações, mentes e cotidiano das pessoas de todas as classes sociais e de todas as idades também, e apenas para que você compreenda o que estou falando, lembre-se que praticamente todas as semanas torcidas organizadas de clubes de futebol se enfrentam em verdadeiras guerras deixando vários feridos e até vítimas fatais, eles lutam, agridem e matam seus semelhantes, apenas porque torcem por times diferentes, como se isso fosse a coisa mais normal do mundo, além disso, se vangloriam de seus atos uns com os outros. E você sabe por que eles fazem isso? Porque cultuam o ódio e a violência; simples assim. Mas vou me aprofundar neste tema em outros textos; pois neste nós temos um assunto específico a tratar, que é o medo, e como fazer para viver sem sofrer com seus efeitos diante de situações desafiadoras.

Então comece respondendo para si mesmo: Do que você tem medo?

Pense alguns minutos e tente focalizar nas coisas que tem incutido medo em seu coração ou despertando-o em sua mente, não precisa ser algo necessariamente grande, mas tenha em mente que estamos falando aqui de medos sociais, algo que você sabe que tem lhe impedido de levar sua vida para um nível mais alto, apenas seja muito sincero consigo mesmo e tente enxergar o que o mundo está tentando fazer com que você tema de forma irracional, que barreiras estão paralisando você ou fazendo com que procrastine para não enfrentá-las.  Se possível faça uma pequena lista no papel porque desta maneira a visualização ficará ainda mais clara. Comece escrevendo três dos seus medos, e para ser mais fácil e ajudar você, vou listar abaixo os três primeiros medos que eu possuía e dos quais consegui me desvencilhar completamente por intermédio do entendimento que compartilho neste texto. São eles:

*Medo de falar diante de muitos desconhecidos: Um dos maiores medos da humanidade é o medo de falar em público e eu também o sentia, ele me impedia de alcançar meu potencial máximo e me destacar principalmente na época da escola e no princípio da faculdade. Se por qualquer motivo eu tivesse de falar à frente de muitas pessoas, provavelmente não seria capaz; eu gaguejaria, suaria frio, esqueceria o que dizer e sofreria com todo tipo de sintomas que o medo pode despertar em alguém.


*Medo de escrever: Nunca fui um bom aluno de língua portuguesa, aliás, eu era péssimo; justamente por isso tive muito medo de começar a escrever artigos como este, procrastinei durante anos, porque eu achava que não tinha conhecimento suficiente para fazer isso sem esbarrar em uma multidão de erros gramaticais gritantes que tornariam minha escrita terrivelmente desastrosa. (Era isso o que o meu medo me mostrava).  

*Medo de ser julgado pelos outros: Os dois primeiros medos que citei acima me atrapalharam por muito tempo, mas não eram nada perto deste terceiro. Por ter medo de ser julgado pelas pessoas ao meu redor eu quase não fazia nada de realmente importante na minha vida, não buscava por desafios que me fizessem crescer, não tomava responsabilidades, não enxergava minha existência da forma correta; e o pouco que eu ousava fazer era, na verdade, para agradar aos outros; algo que, obviamente, me feriu muito e violentamente.

Esta foi minha primeira lista de medos que Deus me ensinou a vencer por meio de Mateus 10.16; mas houve muitos outros, como por exemplo: O medo do fracasso. Agora, tente fazer a sua pequena lista inicial e aplique o entendimento que será compartilhado a seguir.

Creio que atualmente, embora, às vezes, não pareça, o medo está se multiplicando como em nenhuma outra época anterior; os corações das pessoas têm sido solo mais do que fértil para a proliferação desenfreada de todo tipo de medo, entre os quais podemos destacar; o medo do futuro, o medo do sucesso, medo do fracasso, medo do julgamento de outras pessoas, medo de dar certo, medo de dar errado, medo de falar em público, medo de não ser talentoso (a),  medo de ser talentoso(a) além da conta, medo de doenças, medo de dirigir, medo da violência, medo de não ter o suficiente, medo de ter mais do que o suficiente, medo de arriscar, medo do que é novo, medo de ser autêntico, medo de começar uma conversa com alguém interessante, medo de amar, medo de sonhar, medo de ser feliz, medo de viver, medo de morrer e por aí vai.

A verdade é que este sentimento faz com que as pessoas vivam uma vida muito abaixo de suas reais capacidades, sem aproveitar as abundantes oportunidades que estão ao redor; e, não é isso que Deus deseja para nenhum de nós, Ele quer que vivamos em plenitude. Quando sentimos medo e nos deixamos paralisar por ele é como se estivéssemos escondendo nossos talentos na terra exatamente como fez aquele servo na parábola contada por Jesus e relatada em no livro de Mateus; está escrito: "...atemorizado, escondi na terra o teu talento..." Mateus 25.25. Nossos medos impedem que multipliquemos nossos talentos.

Pode ser que você esteja se perguntando qual a ligação que o versículo destacado na abertura tem com este tema, medo; e eu digo que ele tem muito a ver, pois mostra uma forma simples de vivermos sem sermos contaminados, agredidos e dominados por este violento sentimento que o mundo quer inseminar profundamente em um número cada vez maior de pessoas. O versículo diz: "...Sede prudentes como as serpentes..."Mateus 10.16. Vamos começar lembrando que serpentes são animais que não costumam sentir medo, isso acontece porque elas são seres dotados de um enorme senso de prudência e o utilizam de maneira ampla em praticamente todas as situações que enfrentam, as serpentes calculam os riscos e medem as consequências de seus atos, por este motivo é extremamente difícil serem surpreendidas, se elas julgarem que há perigo real em determinada ação, ou que determinado esforço não faz sentido, se esquivam e partem para outra ação que esteja mais de acordo com a sua forma de agir, seja durante a caçada, seja para se defender. Em Provérbios 22.3 está escrito: "O prudente vê o mal, e se esconde..." E.R.A; é exatamente o que as serpentes fazem.

No contexto do versículo, Jesus estava dizendo que enviaria seus apóstolos como ovelhas ao meio de lobos, mas que eles não precisariam ter medo desta missão, na verdade, Cristo os instruiu que deveriam ser prudentes e simples. Portanto, a primeira lição que devemos aprender aqui é que se queremos eliminar a sombra do medo de qualquer tarefa que tenhamos de realizar em nossas vidas, precisamos substituir tal medo pelas virtudes da prudência e simplicidade. Precisamos calcular os riscos, medir as consequências e nos afastarmos da possibilidade do mal; em tudo o que desejamos realizar, como está escrito: "Abstende-vos de toda a aparência do mal." 1 Tessalonicenses 5.22; e precisamos fazer isso da forma mais simples possível; pois, embora o mundo ensine o contrário, a vida não precisa de fórmulas complexas para ser bem vivida do modo correto. Aumentar nosso nível de prudência fará com que o medo diminua na mesma proporção, e agir com simplicidade fará com que ele seja vencido e se desfaça completamente.

Grave a seguinte frase em seu coração: Mundanos sentem medo, cristãos são prudentes.

E como aumentar nosso nível de prudência?

Antes de dar esta resposta preciso que você entenda o que é o medo, como ele surgiu e como age em nossa mente.

Existe um versículo bíblico muito conhecido e recitado, que diz: "Porque Deus não nos deu espírito de medo, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação." 2 Timóteo 1.7. Este versículo afirma categoricamente que Deus não nos deu espírito de medo, e isso significa que não foi o Criador quem colocou em nós todos estes pensamentos, sentimentos, emoções, lembranças, memórias, dúvidas, crenças e mentalidades referentes a tudo o que nos causa medo; na verdade, Deus nos deu fortaleza, amor e moderação, dos quais eu quero destacar a moderação; porque a palavra moderado vem do latim "moderatus" e significa, regulado, dominado e prudente.
 Mas o fato é que mesmo assim nós sentimos medo de uma grande quantidade de coisas e situações. E por que isso acontece?

Acontece por dois motivos, o primeiro é não criarmos o hábito de praticarmos a prudência conscientemente em todos os caminhos de nossa vida, desta forma deixamos nossos medos livres dentro de nós para virem à tona e nos controlar quando bem desejarem. E segundo, porque o espírito do mundo inseriu o medo na humanidade no momento em que Adão e Eva consumaram o Pecado Original, isso fica claro na passagem bíblica na qual o próprio Adão diz, no jardim do Éden, ao ser procurado pelo SENHOR. Adão disse: "Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo e me escondi." Gênesis 3.10 E.R.A. Antes daquele momento Adão jamais havia sentido medo.

Depois do primeiro pecado e da queda da humanidade o espírito do mundo criou uma forma de aprisionar os seres humanos através dos séculos usando para isso uma série de temores que na maioria das vezes são infundados e distorcidos, como no caso de Adão que sentiu medo do próprio Deus; não havia absolutamente nenhum motivo para Adão ter medo do Criador, mas quando o medo, mesmo sem fundamento se instala dentro de alguém ele usa qualquer justificativa, por mais irracional e sem sentido que seja, como base para se sustentar. Novamente, usando como exemplo o caso de Adão, o medo que havia se instalado dentro dele se apegou ao fato de estar sem roupas para tentar se auto-justificar, como está escrito: "Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo..." O fato de Adão estar sem roupas não era algo importante ou relevante no relacionamento dele com o Altíssimo, principalmente porque, em princípio, ele nem mesmo sabia disso, como o próprio Deus diz: "Quem te mostrou que estavas nu?..." Gênesis 3.11a. A resposta para esta pergunta é: O medo. Foi o medo que mostrou a Adão que ele estava sem roupa; da mesma forma que, hoje em dia, é o medo que mostra para as pessoas que elas "não são capazes", que "não são boas o bastante" para realizar algo importante, "que não são bonitas" como acham que deveriam ser, que "não estão no padrão" da sociedade, que "não são inteligentes o suficiente", que "não possuem as habilidades necessárias", que "não têm a quantidade de dinheiro" que desejam, e assim por diante. 

Sempre é o medo que faz as pessoas enxergarem que falta algo nelas, porém essa suposta falta não é verdadeira, é uma distorção da realidade; assim como aconteceu no Jardim do Éden, Adão não precisava de roupas para ter comunhão com Deus, e ao enxergarmos a falsa falta de algo em nós ou em nossa vida, isso se torna um empecilho, uma barreira, criada por nós mesmos, que nos impede de nos desenvolveremos plenamente em nossa existência; do mesmo modo como o medo fez Adão ver que estava nu e o fez se afastar de Deus para se esconder, este mesmo medo quando age nas pessoas faz com que elas se afastem daquilo que desejam ou precisam e se escondam de fazer o que necessita ser feito para alcançarem aperfeiçoamento pleno tanto na vida física quanto espiritual; isso produz frustrações diversas, ou tormento, como está escrito: "...O medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor." 1 João 4.18 E.R.A

E porque estou contando isso aqui? Para que você tenha a certeza de que nós não fomos criados com medo, portanto, se você possui medos dentro de seu coração, em seus pensamentos, sentimentos e emoções; sejam pequenos, grandes ou enormes, agora já sabe que eles não são realmente seus, foram colocados aí pelo espírito do mundo para gerar frustrações, ou tormentos, como dito em 1 João 4.18, assim como, para inibir seu crescimento e impedir que você se aperfeiçoe e voe tão alto quanto Deus quer que você faça. Porém, agora você também já sabe que aumentando seu nível de prudência seus medos diminuirão; então é a hora de mostrar como fazer isso de maneira prática.

Lembra da pequena lista de três medos que pedi que fizesse; hora de usá-la. Pegue o primeiro medo que você colocou em sua lista, não importa se parece muito pequeno ou grande demais, se você tem consciência de que ele está impedindo sua evolução pessoal, profissional, sentimental, espiritual ou em alguma direção da vida, então ele deve ser vencido e eliminado.
Dizem no mundo que o medo não pode ser eliminado, mas apenas controlado, porém isso não é verdade; você, assim como eu e tantos outros cristãos podemos eliminar completamente o medo de nossas vidas, um a um.

E qual é o caminho para fazermos isso?

Primeiro você precisa aceitar completamente e acreditar que todos os seus medos podem ser derrubados, vencidos e, principalmente, eliminados; e, mais importante, saiba que seus medos não são você, ou seja, eles não fazem parte do seu ser, pelo contrário, eles apenas estão em você porque foram colocados previamente; muitas pessoas não enfrentam seus medos porque acham que ao fazer isso estarão indo contra sua própria natureza, mas isso também não é verdade; você já ouviu alguém dizer: Eu nasci assim e é assim que eu sou. Se já ouviu alguém dizer isso, então sabe do que estou falando.

O medo se esconde dentro do coração das pessoas e de lá ele se ramifica para a mente, de onde pode paralisar nossas ações. Portanto para se livrar dele você precisa desmembrá-lo em partes menores e em seguida aplicar a prudência com simplicidade em cada um destas partes. Deixe-me ser mais prático na explicação: Imagine que você tem medo de fazer algo; todas as vezes que você tentar fazer tal coisa o medo vai lhe mostrar um cenário catastrófico onde você terá cometido diversos erros. Então, o que você tem de fazer é: Divida essa imagem mental em várias partes menores pegue cada possível erro que você poderia cometer e trabalhe individualmente com prudência, ou seja, calcule os riscos reais de falha e se antecipe, porque se você já sabe onde pode falhar, também terá como saber o que fazer para isso não acontecer.

Aplique este método em todas as partes em que tiver dividido seu medo e no final deste processo você terá um plano prático de como realizar o que deseja com uma possibilidade mínima de fracasso; isso porque ao desmembrar seu medo, analisá-lo e estudá-lo atentamente para descobrir os possíveis pontos críticos você terá planejado antecipadamente como não incorrer em tais erros, terá encontrado e reparado todas as "falhas na sua armadura". Na maioria das vezes o medo que sentimos é fruto irracional do desconhecimento; quer seja desconhecimento das pessoas, das situações ou de nós mesmos; a partir do momento que você dissecar seu medo examinando-o prudentemente, terá adquirido o conhecimento racional necessário, seja da situação, das pessoas ou de você mesmo e este conhecimento trará consigo a certeza inabalável e o controle mental que tornarão seu medo sem sentido e a ação dele sem poder sobre sua mente. Quanto mais você evitar enfrentar seus medos, mais terreno interior estará dando a eles; portanto; sempre traga-os para a luz.

Imagine uma pessoa que tenha medo de dirigir e por este motivo não quer realizar o exame de direção; se esta pessoa fragmentar seu medo e examiná-lo abertamente ela verá que a imagem criada pelo medo é feita de várias possibilidades de erro acontecendo ao mesmo tempo ou em sequência; algo que por si só já é pouco provável que ocorra; como por exemplo: E se eu esquecer de colocar o cinto de segurança? E se eu esquecer de dar seta? E se eu deixar o carro morrer? E se eu bater o carro? E se o examinador não for com a minha cara? Coisas como estas. O que deve ser feito neste exemplo é individualizar cada parte da imagem que o medo mostra e encontrar uma solução para cada parte; da seguinte forma: Para eu não esquecer de pôr o cinto farei uma lista contendo as coisas que devo necessariamente realizar ao entrar no carro para o exame; cinto, retrovisores, distância do banco etc... Para não deixar o carro morrer vou praticar além do que é indicado de modo que fique mais confortável comigo mesmo ao volante. Para não bater o carro tomarei cuidado redobrado quando estiver dirigindo e manterei distância segura dos automóveis à frente; e assim por diante.

O exemplo acima é bem simples, mas creio que serve para entender a dinâmica de como você pode prudentemente substituir seus medos por atitudes criadas prudentemente e conscientemente. Se você fizer isso gradativamente vai começar a se empoderar de tal maneira que seus antigos medos já não terão como lhe intimidar ou atormentar. Eu fiz isso com aqueles meus medos antigos e ainda faço sempre que uma nova situação traz algum sentimento de temor dentro do meu coração, e digo que tem funcionado muito bem. Por este motivo convido você a fazer o mesmo; pegue sua pequena lista de medos e aplique esta mecânica a eles. Quanto mais prudente você for ao planejar suas ações, mais rápido seus medos perderão o efeito, mas não tenha pressa, pois cada caso é um caso e exige atenção diferente.

Grave esta frase: A prudência vence o medo.

Se um paraquedista for prudente ao organizar e conferir o seu equipamento, não terá medo de saltar. Se um atleta for prudente ao executar seus treinamentos, não terá medo de competir; se um general for prudente ao conceber sua estratégia não terá medo da batalha; se um indivíduo for prudente em qualquer empreitada, não terá medo de falhar; e, qualquer um que for prudente ao se deparar com desafios e circunstâncias adversas não terá medo de enfrentá-las. 

Não se engane, pois mesmo se utilizando de prudência em tudo o que você fizer, saiba que o medo ainda surgirá principalmente no princípio quando sua mente ainda não estiver completamente disciplinada em trocar o medo pela prudência, mas persistindo e agindo conscientemente, no tempo oportuno, as situações e circunstâncias que lhe causavam medo e lhe paralisavam vão perder completamente a ação em sua vida. 

Se você for prudente como as serpentes, nunca mais será abalado(a) pelo medo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista