Pular para o conteúdo principal

Não ajunteis tesouros na terra... Mateus 6.19



“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e os ladrões minam e roubam.” Mateus 6.19

Sempre que começo a estudar a Escritura Sagrada fico impressionado com a forma como ela se mostra simples, atual e totalmente aplicável aos dias em que vivemos.

Você conhece alguém que trabalha duro durante o mês todo, todos os meses do ano, para ganhar seus salários, e com este dinheiro compram todo tipo de símbolos mundanos de status e poder aquisitivo, sem ponderar se verdadeiramente tais compras trarão alívio ou peso extra para sua vida? Ou. Você conhece alguém que após comprar algo parcelado no cartão ou carnê, teve seu bem recém comprado, roubado, perdido, danificado ou inutilizado por qualquer motivo, poucos dias ou meses após a compra e antes de terminar de pagar? 

Quando isso acontece, apenas duas coisas restam. Primeira: A frustração de ter feito tanto esforço, e às vezes até sacrifícios, por algo que foi tirado facilmente de suas mãos ou teve uma durabilidade produtiva tão pequena. A Segunda coisa que resta é uma dívida que se estenderá até o término do período acertado no momento do parcelamento da comprar.

Mateus 6.19: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e os ladrões minam e roubam.”, fala claramente da mentalidade mundana de entesourar coisas sem valor que é tão comum atualmente. Então você pergunta: Se são coisas sem valor, como podem ser tesouros? Tesouros não são apenas coisas valiosas?

Ótimas perguntas!

Como você bem sabe, todos os mundanos são doutrinados desde que nascem para desenvolver um agudo e voraz senso de compra e consumo a qualquer preço, e por outro lado, aqueles que estão vendendo procuram cobrar como se suas mercadorias fossem verdadeiros tesouros, mesmo sendo apenas objetos comuns que estão sujeitos a receber dano, ficam obsoletos em poucos meses e se deterioram com o tempo; o espírito do mundo perverteu o verdadeiro significado da palavra tesouro e usa esse conceito deturpado para criar confusão e escravidão para bilhões de pessoas. Então vamos desfazer isso aqui e agora.

Pense por um momento em um tesouro; que imagem vem ao seu coração?

Se você imaginou uma arca repleta de moedas, barras, utensílios de ouro e vários tipos de pedras preciosas como aquelas escondidas por piratas nos filmes; parabéns! Você fez como 90% da população do planeta, e assim como eles, você errou; mas não se preocupe. Deixe-me explicar.

O espírito do mundo faz as pessoas associarem em seus corações que tesouros são bens e objetos de alto ou altíssimo valor, como ouro e jóias; isso acontece para que um propósito pernicioso tenha condição de agir de maneira oculta dentro das pessoas, pois dessa forma toda vez que um produto qualquer receber um preço elevado, automaticamente um gatilho será acionado no coração das pessoas que possuem essa visão, de modo que elas vão passar a enxergar tal objeto como um tipo de "tesouro" e o desejarão ardentemente, ficarão dispostos a fazer quaisquer sacrifícios para obter tais itens. 

Para sustentar essa mentalidade enganosa, o espírito do mundo implanta figuras variadas e pre-definidas de "tesouros" mundanos tais como: Ouro, jóias, casas, carros, aparelhos eletrônicos, roupas, calçados, acessórios e tantos outros como marcas exclusivas que com uma pequena ajuda da mídia ficam gerando intermináveis desejos e cobiças que aprisionam o coração de cada um transformando-os em compradores compulsivos; "porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" Mateus 6.21; ou seja, se o seu conceito de tesouros são coisas mundanas, itens, bens, objetos, marcas; logo, seu coração estará sempre repleto de desejos, cobiça e vontades relacionados a eles. Transformando a vida de quem é assim em uma verdadeira prisão moderna, embora muitos não percebam.

Há milhares de figuras mundanas de tesouros, muitas das quais já foram citadas aqui anteriormente, como carros, eletrônicos e outros, mas uma delas é a clássica imagem da arca repleta de ouro e é justamente ela que sustenta essa ideia de que tesouros são bens de altíssimo valor, é isso o que o ouro representa nessa imagem mental. Além disso, se você encontrar um baú desses em algum lugar, algo que é pouco provável que aconteça; imediatamente seu coração vai começar a gritar: Tesouro!

Mas uma coisa ficou sem explicação e vou fazê-lo agora: Ouro e jóias não são tesouros?

Do ponto de vista do mundo, sim, mas do ponto de vista da Verdade, não. Novamente digo; o mundo ensina que tudo o que possui altíssimo valor é um tesouro, mas a Bíblia Sagrada ensina que tesouro é tudo aquilo cujo valor não pode ser calculado, medido ou diminuído, e este conceito é completamente diferente daquele ensinado pelo mundo; como Salomão disse certa vez: "Mais digno de ser escolhido é um bom nome do que muitas riquezas; e a graça é melhor do que riquezas e ouro." Provérbios 22.1

Segundo o sábio rei Salomão, naquela comparação, os verdadeiros tesouros são um bom nome e a Graça Divina, porque o valor destes dois não pode ser medido, calculado ou diminuído, logo, excedem o valor do ouro, das jóias e das riquezas mundanas que podem ser calculadas, medidas e até perdidas ou diminuídas por fatores alheios a nossa vontade e citados no versículo de abertura deste texto, como traças, ferrugem e ladrões. 

Agora, dito isso, sou eu quem pergunta: Quanto vale um bom nome? E quanto vale a Graça Divina?

A resposta é simples; tanto um quanto o outro possuem valor inestimável, incalculável, ou seja, eles têm valor tão elevado que não podem ser mensurados; estes sim são tesouros de verdade e são estes tesouros que nós, cristãos, devemos nos esforçar para ajuntar, como está escrito: "Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam." Mateus 6.20. Jamais algum ladrão conseguirá tirar de você o valor do seu bom nome, se você realmente zelar por ele; da mesma forma, nada nem ninguém pode tirar de você o valor da Graça Divina que opera abundante e poderosamente em sua vida; ela não se deteriora com o tempo, não se deprecia, não enferruja, não quebra, não sofre dano de agentes externos e nunca perderá seu valor, que vai muito além da nossa capacidade de medir ou calcular. A Graça Divina e seu bom nome são tesouros verdadeiros e celestiais; mas não são os únicos. Veja novamente o que o sábio rei Salomão fala: "...Melhor é a sabedoria do que os rubis; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela." Provérbios 8.11

Qual dos dois é mais valioso, a sabedoria ou os rubis? Segundo Salomão, inspirado por Deus, a sabedoria é mais valiosa e nenhum tesouro mundano pode se comparar a ela, porque você pode calcular facilmente o valor de tudo o que o mundo chama de tesouro, mas jamais conseguirá medir o valor real da sabedoria, de fato, com sabedoria você conseguirá até adquirir as coisas que o mundo chama de tesouro, mas o contrário não é verdadeiro, ou seja, mesmo que você tenha todos os rubins do mundo não conseguirá comprar nem uma "grama" de sabedoria, pois a sabedoria é algo divino dado ao homem, um dom de Deus dado aos que pedem a Ele, como está escrito: "...Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não lança em rosto; e ser-lhe-á dada." Tiago 1.5. Portanto concentre-se em procurar e ajuntar primeiramente os tesouros celestiais tais como a sabedoria, um bom nome, a Graça Divina; e lembre-se que seu carro, seu relógio, seu telefone celular, sua casa, seu dinheiro, suas roupas de marca, seus utensílios e assessório de luxo e todas as suas coisas semelhantes a estas não são tesouros de verdade, não importa o quão caros e exclusivos sejam, são apenas coisas que o mundo quer que você pense que são tesouros. Os verdadeiros tesouros são tudo aquilo que o valor não pode ser calculado e não perdem valor, como por exemplo: Sua fé, sua honra, sua lealdade, sua fidelidade, seu valor pessoal, sua família, a sabedoria, o conhecimento, o amor, a vida humana; a Graça Divina e tantos e tantos outros tesouros como estes revelados nas Escrituras Sagradas.

Concentre seus esforços primeiramente em buscar, ajuntar e cultivar os tesouros celestiais que não são roubados nem se deterioram, porque depois você poderá conseguir as coisas que necessitará para viver uma vida de abundância, equilíbrio e plenitude segundo a vontade de Deus; como foi ensinado: "Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6.33; ou seja, se você buscar os tesouros do céu primeiro, tudo o que você necessitar da terra será acrescentado na sua vida; mas se você fizer como os mundanos e se ocupar em buscar os tesouros da terra primeiro, não conseguirá receber os verdadeiros tesouros do céu e ainda terá seus "tesouros" mundanos, minados, roubados, danificados e deteriorados constantemente.

Seja sábio e faça a escolha certa a partir de agora.

Comentários

  1. Excelente texto, O ES conduziu o autor. Fui edificada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã!
      Obrigado por sua visita e comentário.
      Deus abençoe você abundantemente.

      Excluir
  2. Muito boa a reflexão sobre este texto bíblico, que Deus abençoe sua vida.
    Que possamos espalhar este entendimento pela terra. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu comentário aqui.
      Que Deus lhe conceda paz, saúde, sabedoria, sucesso e muitos outros tesouros divinos.

      Excluir
  3. Excelente estudo, nos ajuda a colocar os bens e riquezas em seu devido lugar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu comentário.
      É bom saber que este texto foi útil a você.
      Que nosso Deus ajude você a, cada vez mais, adquirir os maravilhosos tesouros do céu.
      Grande abraço.

      Excluir
  4. Texto maravilhoso k o Senhor continue abençoando sua vida,e lhe dando verdadeiro tesouro a Sabedoria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Louvo a Deus por este texto ter sido útil a você.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que Cristo derrame abundantemente sobre você clareza, serenidade e entendimento que gerem cada vez mais furtos na sua vida e na de todos ao seu redor.
      Paz.

      Excluir
  5. Meus Deus, nunca li um estudo tão edificante como esse, Que Deus te abençoe poderosamente e continue te dando sabêdoria para fala da sua palavra pras pessoas. Glória a Deus 🙌❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com imensa satisfação que falo com você através desse comentário.
      Obrigado por suas gentis palavras. Saiba que esse pequeno contato que estamos tendo aqui já é uma grande bênção de Deus para mim.
      Que as poderosas virtudes de Cristo fortaleçam você e guiem seus pensamentos, palavras e ações.
      Grande abraço.

      Excluir
  6. glória a Deus aleluia, QUE estudo maravilhoso que reflexão para a vida hoje em dia enfim... que Deus o abençoe pra mim foi muito bom porque aprendi e foi de graça diferente de muitos que cobram até pra nos ensinar um estudo como por exemplo esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com alegria que leio e respondo ao seu comentário, que já é uma grande bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Fico contente em saber que o texto foi útil a você.
      Que nosso Deus derrame sobre você, paz, saúde, sabedoria, simplicidade e sucesso.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  7. Aleluia glória a Deus 🙌 ótimo estudo Deus abençoe vc que fes
    Amém?🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por sua visita e comentário aqui.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que a luz de Cristo brilhe intensamente em você e ilumine a todos ao seu redor.
      Grande abraço.
      Felicidades para ti.😃💖

      Excluir
  8. Conteúdo abençoado, muito obrigado por desponibilizar esse texto edificante, me deixou feliz ler isso. Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do que leu aqui.
      Obrigado por comentar.
      Que a luz de Cristo ilumine você poderosamente e abençoe a todos ao seu redor.
      Grande abraço.😊💖🙏

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista