Pular para o conteúdo principal

“...Não deixando a vossa congregação como é costume de alguns...” Hebreus 10.25a



“...Não deixando a vossa congregação como é costume de alguns...” Hebreus 10.25a

Congregar é o mesmo que fazer parte do Corpo de Cristo; é literalmente estar Nele, como foi dito: “Estai em mim...” João 15.4. Aqui mesmo neste blog já coloquei um texto falando sobre estar em Cristo, entretanto, ainda há um ponto que desejo abordar neste texto; e como não podia deixar de ser, começo fazendo a seguinte pergunta:

Porque você vai à igreja?

Pare por um momento e reflita profundamente qual é o motivo que faz com que você saia de sua casa e vá até a congregação da qual você faz parte; e deixe-me explicar a causa desta pergunta, que é o simples fato de que existe um único motivo correto que leva os cristãos a se reunirem em suas igrejas (congregações). Você sabe o que é?

É a comunhão legítima e especial com o SENHOR DEUS TODO-PODEROSO. Não sei se você tem conhecimento, mas, existe um tipo de comunhão entre nós e nosso Deus que não pode ser estabelecida ou alcançada em nenhum outro local que não seja dentro da Casa do Senhor. A conexão que um cristão tem com Deus quando está na congregação, ou seja, na igreja, é completamente diferente daquela que tem quando está em sua própria casa ou em qualquer outro lugar; e mais, essa conexão especial que ocorre unicamente quando estamos na casa de Deus não pode ser substituída por nenhuma outra, embora o mundo diga o contrário. O fato é que para alcançarmos plena unidade com o Criador, o único lugar sobre a face da terra em que isso é completamente possível é dentro da congregação.

É preciso que cada um de nós compreenda que:

1: A oração que fazemos em nossa casa é completamente diferente daquela que fazemos na Casa de Deus; ainda que as palavras usadas sejam as mesmas.

2: O louvor que entoamos em qualquer outro lugar; casa, carro, trabalho, transporte, rua ou onde seja, é completamente diferente daquele que entoamos diante da Presença Divina dentro da congregação.

3: A adoração que entregamos a Deus onde quer que estejamos é diferente daquela que entregamos a Ele quando estamos no templo do criador.

A verdade é que a comunhão e o envolvimento espiritual pleno e absoluto só ocorre em um único lugar; na congregação, e por este motivo é que os cristãos verdadeiros não abrem mão de permanecer congregando, de fato, eles costuma fazer suas práticas espirituais das duas formas, ou seja, cristãos oram, louvam, adoram e estudam a Palavra em casa e em outros lugares, mas também permanecem congregando para fazer o mesmo porque sabem que tais práticas são diferentes e complementares entre si; e não há exceções aqui. Por este motivo o escritor sagrado ensinou que não devemos deixar a nossa congregação, segundo o relatado em Hebreus 10.25a. Nossas práticas espirituais cotidianas de casa não são capazes de substituir nossas práticas espirituais realizadas dentro da casa de Deus, na verdade elas se complementam para formar a comunhão cristã perfeita.

Se alguma pessoa disser que tem comunhão com Deus, mas não possui o hábito de congregar rotineiramente; isso significa claramente que tal pessoa não possui uma comunhão absoluta com o Criador, pois falta uma importante parte de sua união espiritual com o Senhor; que é se tornar Um literalmente com Ele, e isso só ocorre quando estamos na congregação.

Cabe aqui ressaltar que o espírito do mundo tem se esforçado grandemente para fazer com que os servos de Deus negligenciem suas congregações, tentando diminuir a importância de congregar e incutindo no coração das pessoas um pensamento de que é possível manter uma vida espiritual de comunhão completa sem ter de participar de uma congregação, mas isso, como tudo o que o mundo ensina, é apenas uma enganação para tirar as pessoas da verdade. Este pensamento mundano diz coisas como: 

Você não precisa ir a uma igreja para falar com Deus; porque Ele é onipresente e ouvirá você em qualquer lugar.

Ou:

O importante é permanecer orando onde quer que seja, então, Ore de casa mesmo.

Há várias mutações derivadas do pensamento que gera tais frases, e, muito provavelmente você já ouviu alguém dizer algo semelhante a isso; mas atente para o fato de que este pensamento mundano mistura verdades e mentiras em uma trama distorcida e corrupta, elaborada com o intuito de contaminar e afastar o máximo de pessoas possível da casa de Deus; a saber:

Deus realmente é o único ser onisciente e Ele ouve suas orações aonde quer que você esteja, mas isso não elimina a nossa necessidade de buscá-lo literalmente saindo de nossas casas e indo ter união na congregação onde Ele ordena incontáveis bênçãos; como descrito no livro dos Salmos, no conhecido capítulo 133.1-3, que diz:

"Quão bom e quão maravilhoso é que os irmãos vivam em união! É como óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o SENHOR ordena bênçãos e a vida para sempre."

Note que na união dos irmãos na congregação (montes de Sião) é onde o SENHOR ordena bênçãos e vida. Para nós cristãos, o nosso "monte Sião" é a nossa congregação.

Quando vamos à igreja, estamos, entre outras coisas, enviando uma clara mensagem tanto para o espírito do mundo quanto para nossa própria carne; tal mensagem demonstra o nosso reconhecimento de que estamos debaixo da autoridade de Cristo, e, portanto, é Ele o nosso verdadeiro SENHOR que governa tudo em nossa vida. Quando nos reunimos em nossa congregação deixamos claro que não fazemos nossa vontade, mas sim cumprimos uma vontade que é infinitamente maior e melhor do que a nossa. Porque Jesus é O SENHOR e nosso relacionamento é com Ele, então tal relacionamento deve ser desenvolvido da maneira que Ele estabeleceu; e Cristo estabeleceu que estará onde houver uma congregação; como está escrito: "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18.20

Por outro lado, quando uma pessoa deixa de congregar ou chega à conclusão de que não precisa de uma congregação para manter um relacionamento frutífero com Deus, tal pessoa já foi enganada pelo espírito do mundo e também está mandando uma mensagem, ainda que inconscientemente, mas esta mensagem é exatamente aquela que o mundo deseja que todos mandem; uma mensagem que diz que é a própria pessoa quem determina, segundo a sua vontade, o que deve ser feito em sua vida; uma mensagem que diz claramente que a pessoa não reconhece o senhorio de Cristo, e em última instância, uma mensagem que mostra que a pessoa é seu próprio deus.  Por isso devemos perseverar na congregação e não abandoná-la como alguns já fizeram e ainda fazem.

Jesus é O Cabeça da Igreja e deseja que o seu Corpo esteja sempre no lugar em que Ele estiver; como está escrito: "...Onde eu estiver estejais vós também." João 14.3. Embora muitas pessoas não saibam, congregar é uma ação espiritual de fé, um gesto de humildade, reverência, lealdade, gratidão e honra a Deus. É na congregação, e apenas na congregação, que nossa comunhão com o Altíssimo se torna completa, perfeita, e alcançamos a plenitude do relacionamento cristão entre o PAI e os filhos; entre O SENHOR e os servos, entre CRISTO e a igreja. 

Você diria que uma pessoa é um bom filho, ou uma boa filha, se tal indivíduo jamais visitasse a casa do próprio pai, mesmo tendo plenas condições de fazê-lo? Todas as vezes que um filho(a) amado(a) visita a casa de seu pai, tal pai se sente amado e honrado; o mesmo ocorre com Deus; porém, para muitas pessoas que desistiram de visitar a casa do Pai Celestial, Deus tem perguntado exatamente o que está registrado no texto de Malaquias 1.6, que diz: "...Se eu sou pai, onde está a minha honra?". Em outras palavras, a essência do que está sendo tido aqui é: Se eu sou o seu Pai, por que você não visita a minha casa?".  

É com tristeza que às vezes ouço pessoas que pensam estar sendo espirituais dizendo que possuem um relacionamento com Deus, mas que não precisam de uma congregação para isso; tais pessoas podem até não saber, mas já estão afastadas do SENHOR, foram ludibriadas pelo espírito do mundo, o inimigo de nossas almas, que está usando uma tática muito antiga, simples e conhecida: "Dividir para conquistar". Saiba que cristãos não sobrevivem sem uma congregação, por este motivo nunca se afastam dela.

Eu entendo que muitos pensem dessa maneira porque várias congregações tem caído em completo descrédito por se deixar corromper das mais diversas maneiras, mas Deus sabe separar as coisas muito bem, Ele vê tudo muito além do que sequer temos condições de conceber. Nosso único trabalho é procurar uma congregação saudável da qual possamos fazer parte, e lembre-se, uma congregação saudável não é o mesmo que uma congregação perfeita.

E por que isso é importante?

Porque há incontáveis bênçãos derramadas apenas na congregação; quando o corpo de Cristo se reúne como um só, e obviamente, o desejo do espírito do mundo é privar o maior número de pessoas de serem participantes de tais bênção celestiais. 

Espero que este simples texto seja útil para abrir nossos olhos no tocante ao valor inestimável e insubstituível da congregação, principalmente nos dias de hoje.

Nunca se permita pensar como os mundanos, que acreditam que podem ser senhores de suas próprias vidas. A verdade é que o homem não consegue ser senhor de sua própria vida, ou Deus será o senhor ou o mundo será o senhor; simples assim, a ideia de que o ser humano pode governar a própria vida nada mais é do que um engano cuidadosamente disseminado para dar uma falsa percepção de liberdade.

Manifeste, você, a humildade, a honra, a lealdade, a gratidão, a união, e a preciosa fé, mantendo-se sempre firme em sua congregação.

Comentários

  1. Tá escrito é Verdade. Mas ensinar buscar riquezas campanhas sacrifício negócio . Tá certo? Acrescentar a Palavra tá certo? Não ensinar tudo o que nos foi dado em Cristo tá certo? Usar dízimos em favor próprio tá certo? Não ajudar o irmão nocessitado tá certo? Agradeço se me responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nada disso esta certo. Qualquer tipo de artimanha que os líderes, ou mesmo membros, de congregações usem para manipular, ou se aproveitar da boa vontade das pessoas, em benefício próprio, definitivamente está errado.
      Obrigado por seu comentário.
      Que Deus te dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.
      Seja feliz.💖😊

      Excluir
    2. Existem muitas igrejas que pregam a palavra de Jesus

      Excluir
    3. Olá Rose!
      É verdade. Felizmente ainda há congregações que pregam a Palavra de Jesus.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Que a luz de Deus brilhe cada vez mais intensamente através de você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir
  2. Boas as suas palavra, entretanto o que eu entendi é que quando o escritor fala à respeito de não deixar a congregação é o mesmo que um ajuntamento de pessoas independente do lugar, para admoestação uns dos outros.
    O Próprio Cristo não vivia no templo para ensinas as pessoas, ele as ensinava onde estivesse....mas eu entendi o que vc quis dizer! Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você tem razão no seu comentário. Congregação não é apenas um local predeterminado como igreja no conceito meramente social do termo, (claro que ela também pode ser, desde que seja saudável em Cristo), mas sim, o termo congregação refere-se a todo lugar onde duas ou mais pessoas estejam reunidas para oferecer culto ao SENHOR, estudar a Escritura, admoestar uns aos outros etc...
      Obrigado por deixar o seu comentário.
      Que a Luz divina sempre guie você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.💖😊

      Excluir
  3. O formato de congregar em hebreus era em casas ,o único intuito de adoração a Cristo não era igual nossas igrejas atuais, não tinha dia do pastor gasofilasio,dia do diácono dia disso dia da quilo e etc ,mas gostei muito do texto do autor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ralf!
      Fico feliz em saber que você compreendeu o que escrevi no texto. Agradeço a Deus por isso.
      Obrigado por deixar o seu comentário.
      Que o Altíssimo dê paz, saúde, sabedoria e sucesso a você.
      Grande abraço.
      Seja sempre feliz.😊💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista