Pular para o conteúdo principal

Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR... Salmos 33.12



"Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR..." Salmos 33.12

Imagine uma nação onde a corrupção não é uma causa importante de destruição e desperdícios diversos; pense em um país onde as coisas funcionam, onde há saúde sendo ofertada aos que necessitam, onde a educação é capaz de formar pessoas de bem, um lugar onde a segurança não é fator de preocupação constante e determinante a ser levado em conta para as escolhas cotidianas da população, uma terra onde cada cidadão tem oportunidades para desenvolver sua vida com conforto, qualidade e igualdade. Imaginou? Pois então, saiba que este país pode ser o nosso. Será que você acredita?

Como isso pode ser possível?

O versículo destacado no livro dos Salmos capítulo 33, versículo 12, muito conhecido, nos dá informação preciosa que pode transformar um país machucado como o nosso, verdadeiramente, em uma grande nação, desde que seja colocada em prática corretamente. Está escrito: "Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR..." Esta é a chave; a única chave! Fazer de Deus o Senhor verdadeiro do nosso país é a única forma de transformá-lo em uma nação abençoadamente grandiosa.

E o que é uma nação grandiosa?

Uma nação grandiosa é um país onde vive um número suficiente de pessoas fazendo o que deve ser feito para que os mecanismos funcionem; ou seja, vivendo com justiça, piedade e amor. É um país onde um número determinado de pessoas, não todas, não a maioria, mas uma quantidade específica, possui uma visão transformadora inspirada por virtudes, padrões e modelos mais elevados do que os da maioria. E este é justamente o papel dos cristãos; o nosso papel no contexto desta nação. 

Somos nós quem temos de demonstrar a luz de Cristo, assim como a inspiradora e verdadeira fé em Deus através de Jesus; somos nós quem temos de inspirar os outros com nosso exemplo, assim como, também, praticar e plantar a educação das boas maneiras, somos nós que temos de viver em espírito, e em verdade, a generosidade, a caridade e o amor incondicional ao próximo poque o ensinamento de Nosso Senhor, Cristo Jesus, foi direcionado a todo aquele que é como Ele: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo..." Marcos 12.31. Você percebe que essa única frase dita pelo Mestre tem o poder de transformar completamente todo o nosso país? E quando digo transformar o país, me refiro a transformar mais e mais pessoas que compõem tal lugar; é tornar até aquelas pessoas que dizem não crer em Cristo, em seres humanos melhores.

Se cada um de nós praticarmos Marcos 12.31 verdadeiramente, passando a amar o nosso próximo como a nós mesmos; em pouco tempo tudo será diferente do que é hoje, porque a verdade é que O Amor desarma, preenche, cura, inspira, motiva, repara, sustenta, alegra, ajuda, liberta e providencia tantas quantas bênçãos e benefícios uma pessoa, uma cidade e um país necessitam. E isso acontece por uma razão muito simples, "...Deus é amor." 1 João 4.8B; logo, "Aquele que não ama não conhece a Deus." 1 João 4.8A. A mudança no Brasil acontecerá quando um número de pessoas, cristãos, estiverem realmente praticando o amor para com o seu próximo, sejam eles cristãos também ou não, na forma mais ampla que puderem.

Durante muitos anos da minha vida eu acreditei que a única maneira de Deus ser o Senhor desta nação era se a maioria das pessoas do Brasil se tornassem verdadeiramente cristãs; é lógico que isso seria maravilhoso, ou será, quando acontecer; afinal de contas, quanto mais cristãos verdadeiros melhor será para a nação, mas o fato é que não é necessário uma maioria como eu supunha; este pensamento de maioria é um pensamento mundano usado em praticamente tudo; ou seja, no mundo quando algum grupo quer tomar o controle, criam meios, nem sempre legítimos, morais ou éticos, para se tornar a maioria; e a partir disso impõem suas vontades sobre as minorias. Mas Deus não pensa como nós pensamos e não age segundo as metodologias do mundo, pelo contrário; pois como está escrito: "...Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes." 1 Coríntios 1.27B. Fraqueza também significa estar em menor número; ou seja, Deus deseja que toda a nação seja alcançada e se converta, mas Ele não precisa que os cristãos sejam maioria para que Ele possa abençoar grandemente esta nação, inclusive aqueles que ainda não são convertidos; de fato, com uma minoria simples, mas verdadeiramente fiel o Senhor pode fazer maravilhas inimagináveis, maiores até do que aquelas relatadas nas Escrituras Sagradas. Quer uma prova disso? No princípio da igreja, Cristo escolheu apenas doze pessoas e estes doze indivíduos sacudiram o mundo com a mensagem de Jesus. 

Eu poderia citar vários exemplos bíblicos nesse sentido, onde Deus usou minorias para fazer grandes obras que beneficiaram a todos, mas tomaria muito espaço desse texto. Se você fizer uma procura rápida nas Escrituras verá que em muitas ocasiões, Deus abençoou lugares inteiros por causa de minorias que eram fiéis a Ele em todos os sentidos. E é isso que nós temos de fazer. No livro da Gênesis 18.26 o próprio Deus demonstra sua vontade de abençoar qualquer lugar, por mais aparentemente perdido e caótico que seja, apenas por causa de uma simples minoria realmente temente a Ele, pois está escrito: "E disse o Senhor, se eu em Sodoma achar cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.".

A verdade é que tudo o que é preciso para Deus se assentar como Senhor absoluto deste país e torná-lo uma nação grandiosa, feliz, pacífica e abençoada, ou seja, bem-aventurada, é que um número suficiente de cristãos, mesmo que sejam considerados poucos, cumpra o seu papel, e o que estou falando aqui não tem nada a ver com política, economia ou filosofias, porque cristãos não carregam bandeiras, pois, como está escrito: O SENHOR é a nossa bandeira; estou falando de cada um cumprir com seu papel como cristão; ou seja, fazedor do bem a seu próximo independente de quem seja; fazedor do bem ao ambiente que o rodeia seja no círculo que for, ou seja, círculo familiar, círculo de conhecidos e amizades, círculo de desconhecidos, círculo de trabalho, de estudo etc... E, é claro, fazedor da Obra de Deus para benefício de todos.

Certo tempo atrás eu tomei contato com um conceito interessante, e creio que posso usá-lo aqui como exemplo; é o conceito de Massa crítica; mas antes de mostrar a aplicação deste conceito deixe-me falar basicamente do que se trata. Uma massa crítica é a quantidade necessária para manter uma reação em cadeia autossustentada. E o que estou falando é que para que Deus seja SENHOR desta nação, nós não precisamos que todos os brasileiros sejam cristãos, mas sim que aqueles que já são cristãos hoje assumam seu papel, porque com isso teremos uma espécie de "massa crítica cristã" capaz de modificar, sem confrontos, sem combates, sem batalhas contra outras pessoas; "porque não temos que lutar contra carne e sangue..." Efésios 6.12, a forma como tudo funciona no Brasil; ou seja, um número, mesmo que seja muito inferior de cristãos verdadeiros possuem a força de criar uma reação em cadeia que mudará absolutamente tudo neste país de uma forma permanente, autossustentável, positiva e benéfica para todas as pessoas. Exatamente como aqueles doze apóstolos fizeram no passado.

Não se engane, nem se apegue ou se identifique, com pensamentos mundanos de revoluções, políticas, economia e filosofias diversas porque tais coisas são apenas abstrações sociais, ou seja, distrações que o espírito do mundo posicionou estrategicamente no centro da sociedade para que as pessoas fiquem presas a elas e não consigam ver tudo aquilo que realmente tem importância. Apenas cumpra seu papel como cristão, vivendo em fidelidade, santidade, em piedade e amor; pois, certamente seu exemplo vai inspirar e motivar até mesmo pessoas que ainda não conhecem a Cristo para agirem de forma correta, e isso por sua vez, em última instância, vai acabar impactando positivamente na cidade onde você vive, gerando uma reação em cadeia que, no longo prazo, beneficiará todo o país.

A nação cujo Deus é o SENHOR é aquela em que Ele é SENHOR de um número de pessoas fiéis que vivem em amor como Ele determina em sua Palavra Divina; sendo cristãos em espírito e em verdade.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista