Pular para o conteúdo principal

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10



"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10

No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor.

E que relações são estas?

Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força, assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras. Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais.

Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar:

Por que devo me alegrar se as coisas não estão indo bem pra mim?

A resposta é tão simples quanto a pergunta: Porque a alegria nos energiza e em momentos ou dias em que as coisas não estão saindo como o planejado nós precisamos despender muito mais energia para contornarmos, controlarmos e vencermos as situações adversas. Eu usei a palavra energia, mas gostaria que você considere que energia e força também são a mesma coisa. Eis um exemplo banal apenas para ilustrar o que acabei de dizer: Seu smartphone, tablet ou mesmo computador, onde você possivelmente está lendo esta mensagem, só funciona porque neles há energia; quando a energia começa a acabar você precisa conectá-los em algum lugar onde exista mais energia de maneira que ele se mantenha carregado (energizado) para conseguir desempenhar plenamente as funções e propósitos para os quais foi desenvolvido. Esta carga se dá por meio de um cabo de energia que também é conhecido como cabo de força, dependendo do lugar onde você esteja.

Usei este exemplo simples apenas para deixar claro que força e energia são a mesma coisa; e como você também já sabe que alegria e força são o mesmo, é certo assumir, portanto, que alegria e energia são uma coisa só também. Acompanhe na equação abaixo:

 Se (Alegria = Força) e (Força = Energia) então (Energia = Alegria)

Sei que, ao menos numa primeira análise, exercitar isso, ou seja, se alegrar em momentos mais complicados parece não ser uma coisa natural e por vezes pode até parecer loucura, mas a verdade é que fazer isso realmente não é natural. Alegrar-se em momentos adversos é algo completamente espiritual e por este motivo nossa mente natural não consegue compreender tal atitude, como está escrito: "...O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." 1 Coríntios 2.14

A alegria é algo gerado diretamente pelo Espírito de Deus no nosso espírito; por isso está escrito que: "...a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10. Porque ela vem diretamente de Deus para nós.

Se até hoje você achava que a alegria é algo unicamente físico, mude este conceito porque a alegria é uma virtude espiritual, ela é parte do Fruto do Espírito, como está relatado em Gálatas 5.22 ERA: "Mas o fruto do Espírito é: Amor, Alegria...". Então se você deseja ter mais força para enfrentar as adversidades da vida precisará exercitar o "músculo" de se alegrar mesmo que aparentemente não existam motivos para isso, mas a verdade é que o maior motivo é o fato de que precisamos de força para vencer os desafios e obstáculos; e a nossa força, a nossa energia, é que nos dá disposição para agirmos, traçarmos nossas metas, lutarmos pela realização dos nossos sonhos e o cumprimento de nossa missão, além de ajudarmos o próximo, esta força, é a própria alegria. Se deixarmos a alegria de lado seremos como aqueles aparelhos que perderam a energia, ou seja, pararemos de realizar aquilo para o que Cristo nos projetou para fazer. Saiba que: Pessoas tristes jamais venceram a vida; geralmente é a vida que vence elas.

Agora você deve estar com a seguinte dúvida no seu coração:

Quer dizer que um cristão nunca fica triste?

Pelo contrário, na vida há momentos de tristeza e contemplação; como está escrito: "...Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar." Eclesiastes 3.4; transgredir estes momentos é sinal de tolice. Um cristão sábio identifica estes tempos e os respeita adequadamente; "...Chorai com os que choram." Romanos 12.15; mas geralmente o tempo de chorar acontece por algo muito pontual como um momento de luto ou "dias de lágrimas", porém, na maioria absoluta da vida de um cristão a alegria profunda está presente, mesmo em meio a todas as batalhas. Cristãos não se entristecem por causa de vaidades, nem por adversidades, nem por crises ou frustrações banais geradas por bens de consumo ou modismos sociais.

Compreenda que a alegria é um bem espiritual que você possui e, como tal, deve ser protegido, desenvolvido e multiplicado em você mesmo e também nos que estiverem ao seu redor. Quanto mais alegria você desenvolver, mais energia, mais força, mais disposição e mais vitórias verdadeiras alcançará.

O momento de se alegrar é em meio as adversidades. De agora em diante tenha isso como uma prática na sua vida. Lembre-se sempre: "Alegrai-vos sempre no SENHOR; outra vez digo, alegrai-vos." Filipenses 4.4 ERA.

Comentários

  1. Olá! A paz de Cristo! Fiquei maravilhado com o artigo sobre João 8.36 que não podia deixar de comentar, pois sinceramente nunca li nem ouvir uma exposição tão clara e libertadora como essa . Muito obrigado! Que o senhor Jesus continue abençoando e usando sua vida abundantemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo! A paz de Cristo!
      Fico contente em saber que você gostou do texto de João 8.36 exposto aqui no blog. Louvo a Deus por isso.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui, pois isso já é uma grande bênção para mim.
      Que a maravilhosa luz de Cristo gere, em você, cada vez mais consciência, clareza e lucidez de pensamento e de fé.
      Grande abraço.😊👍💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista