Pular para o conteúdo principal

E ao servo do Senhor não convém contender. 2 Timóteo 2.24



“E ao servo do Senhor não convém contender...” 2 Timóteo 2.24

Acredito que, tanto você, quanto eu, somos servos do Senhor, por isso não tenho dúvidas de que a importante recomendação acima foi direcionada para nós, e por este motivo nesse texto vou abordar um tema muito conhecido de todas as pessoas.

Creio que já está mais do que na hora de adotarmos uma postura mais sábia e assim deixarmos de jogar o terrível “jogo do mundo”. Não se preocupe, eu vou explicar.

Certamente, uma das coisas mais naturais da humanidade é o costume de gerar e se envolver apaixonadamente em discussões de todo tipo; e não é preciso fazer nenhum esforço para verificar o que estou dizendo; saia às ruas por um tempo, ligue a televisão ou navegue pelas redes sociais e você vai comprovar isso.

As pessoas discutem diariamente por tudo; política, economia, religião, esporte, ciências, pontos de vista, gostos, entretenimento e tantas outras coisas. Infelizmente é comum ver lideranças partidárias, econômicas, religiosas, esportivas e outras se confrontando em bate-bocas sem qualquer propósito, (embora eles jurem que o que estão fazendo é algo vital e nobre). Essa postura assumida por tais lideranças se torna como uma cascata venenosa que, transbordando, afeta, contamina e perverte outras pessoas que os ouvem, do menor ao maior, em um jogo doentio de falatórios e confrontos intermináveis que só servem para plantar e disseminar sementes devastadoras como a raiva, a ira e o ódio. Este é o “jogo do mundo”; sempre foi assim e sempre será.

A história humana está repleta de episódios lamentáveis cujas origens se devem a “simples discussões e debates”, por qualquer motivo, mas o ponto a ser esclarecido aqui é que não existem “simples discussões”, todas elas plantam sementes perversas nos corações humanos, criando e transformando pensamentos, sentimentos e emoções em verdadeiras abominações como, por exemplo: Amargura, ódio e discriminação.

Tenho certeza absoluta de que foi por esse motivo que aquela orientação de 2 Timóteo 2.24 foi registrada nas Escrituras Sagradas; está escrito: “E ao servo do Senhor não convém contender”. E quer saber o motivo? O livro de Provérbios 17.19 responde de maneira clara e simples; está escrito: "O que ama a contenda ama a transgressão...". Ou seja, essas pessoas que vivem se enredando em todo tipo de debates, sejam elas líderes ou não; religiosos ou não, e mesmo algumas que estão dentro das mais variadas congregações, todas amam transgredir.

Cristãos sabem que esse é o “Jogo do Mundo” e simplesmente não o jogam. Existem grandes diferenças entre um cristão e um mundano, mas uma forma fácil e rápida de diferenciá-los sem esforço é sabendo que os mundanos jogam e gostam de jogar o “Jogo do Mundo”, de fato, eles são mestres nessa arte de debater, discutir e argumentar com violência; enquanto que os cristãos dominam a si mesmos e não gastam seu preciosos tempo e energia se envolvendo em contendas de palavras, ou seja, cristãos aprenderam e aplicam, em si mesmos, ensinamentos poderosos de paz e mansidão como o descrito em 2 Timóteo 2.14, que diz: “...Não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para a perversão dos ouvintes.” Tomei a liberdade de dar uma ênfase a palavra “nada” para que você tenha a certeza de que absolutamente nenhum benefício nasce do costume de discutir.

E por que isso acontece?

Porque em uma discussão as pessoas envolvidas não têm nenhuma vontade de chegar em um denominador comum, discussões são fruto de pura vaidade e arrogância do Ego das pessoas, cada qual querendo apenas vencer, mostrar que podem derrotar o outro seja por quais métodos for; não há nenhuma empatia, não há honra, nem respeito, nem lealdade, nem decência. Isso obviamente é completamente diferente de um verdadeiro debate de ideias, pois em um debate deste tipo são as ideias que são provadas, mas em uma discussão ou nos debates que temos visto aos montes no meio da sociedade, são pessoas provando e provocando outras pessoas. Em um verdadeiro debate, seriam ideias contra ideias, mas na discussão e no confronto são egos contra egos, ou seja, orgulho contra orgulho, arrogância contra arrogância, prepotência contra prepotência e assim por diante. Entrar em uma discussão ou debate desses é como ascender um fosforo dentro de um paiol repleto de pólvora; o estrago geralmente é muito grande não importa quem vença, se é que há realmente um vencedor.

O mundano precisa provar, para si mesmo e para os outros como ele, que está sempre certo, precisa provar que sempre tem razão, precisa provar que sua opinião é mais importante e relevante que as das outras pessoas; no fundo, ele precisa provar que é superior aos demais ou que é o animal dominante; e para isso está disposto a obrigar as demais pessoas a compartilharem de suas posições e opiniões, atualmente até por meios judiciais e com o uso da força e a prática de injustiças. Infelizmente também temos visto religiosos, líderes e membros de congregações fazendo o mesmo, mas cristãos definitivamente não fazem nenhuma dessas coisas e se você, leitor(a), é um cristão(ã), sabe disso tão bem quanto Paulo e Timóteo.

Entretanto, pode haver aqui alguns leitores que estejam apenas começando a conhecer o maravilhoso Dom Divino que chamamos de cristianismo e por este motivo tenham algumas questões levantadas em seus corações; tais como:

No mundo em que vivemos atualmente, nessa sociedade competitiva e combativa, onde todos são atacados, incitados e provocados quase que diariamente; como fazer para não se envolver nas inúmeras discussões que nos rodeiam?

Se esta for a sua dúvida saiba que a resposta é bem simples e está escrita na Palavra de Deus: “Não responda ao tolo segundo a sua estultícia (tolice), para que também te não faças semelhantes a ele.” Provérbios 26.4. Ou seja, simplesmente não entre em discussões, não dê respostas, não rebata afirmações ou acusações, não retruque, não comente, não permita que a voz do tolo encontre um lar no seu coração ou ecoe em seus lábios; pois se você o fizer estará se igualando a ele, entrando no "Jogo do Mundo" e se tornando também um tolo aos olhos de todos. Os seres humanos possuem a capacidade de falar, mas não a de discutir sozinhos; e é aqui que nós vencemos o Jogo do Mundo.

E para aqueles que já estão envolvidos em contendas diversas também há uma recomendação poderosa do SENHOR que diz: “Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo maldizente, cessará a contenda.” Provérbios 26.20.

Sou um amante da simplicidade dos ensinamentos bíblicos, me encanta a capacidade que eles têm de serem tão poderosos, transformadores e simples ao mesmo tempo. É isso. Quando uma pessoa para de discutir, toda a contenda morre, por mais que a outra ainda queira mantê-la acesa; quando isso ocorre, aqueles que ainda querem discutir ficam parecendo tolos sozinhos aos olhos de todos ao redor (e ninguém quer ficar nesta posição ainda que o sejam de fato). Por isso acabam por desistir.

Cristãos não acendem nem alimentam contendas de palavras, pelo contrário, evitam esse comportamento a todo custo. Cristãos possuem uma única e nobre missão que é levar as boas notícias de Jesus para todas as partes do planeta, “e sereis minhas testemunhas... até aos confins da terra.” Atos 1.8; e não se embrenhar em todo tipo de contendas que os faça perder o foco de sua missão.

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá Thais!
      Obrigado por sua visita e comentário. Que Deus a abençoe grandemente.

      Excluir
  2. Simplesmente sensacional...Glória a Deus,esse também é meu ponto de vista desde sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alter!
      Agradeço por seu comentário. Que Deus abençoe sua vida abundantemente.

      Excluir
  3. Parabéns pelo estudo. Perfeito, muito edificante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por sua visita e comentário.
      Que a divina Luz de Cristo brilhe através de você cada vez mais intensamente.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista