Pular para o conteúdo principal

Qual procedimento o cristão deve adotar quando atacado?



“(O Amor) Tudo sofre...” 1Coríntios 13.7

Neste capítulo vamos refletir um pouco sobre o procedimento cristão quando sob ataque. Vivemos, atualmente, em um mundo cada vez mais conflitante e litigioso; as pessoas se agridem e se atacam por muito pouco ou por nada, já não é necessário haver um motivo verdadeiro para se gerar um confronto (se é que existe algum motivo aceitável para tal) seja ele físico, moral, sentimental, judicial, etc...

Os cidadãos querem exercer seus direitos a todo custo mesmo que estes sejam correspondentes a meio palmo de terra, alguns reais ou a simples satisfação de mostrar aos outros que estava certo; com isso se lançam em batalhas e demandas sem propósito que se acumulam. A sociedade está perdendo o bom senso, seu equilíbrio se descompensou; o mundo já não consegue mais tolerar, suportar e nem mesmo sofrer os pequenos inconvenientes que a vida em sociedade às vezes pode criar.

Qualquer palavra pode ser interpretada como uma declaração de guerra capaz de gerar ataques de todas as naturezas entre as pessoas e cada ataque também gera um contra-ataque de igual ou maior intensidade. O ser humano está preso a um círculo de agressividade crescente que pode ser visto facilmente desde os chefes de estado que comandam as maiores economias e nações que caminham sobre a face da terra até nas crianças que estão iniciando sua vida em seus primeiros anos na sociedade.

Hoje, mais do que em qualquer época, a expressão: “Olho por olho e dente por dente”; faz todo sentido e é colocada em prática tanto por indivíduos como por grupos. Vivemos a maior revolução tecnológica de todos os tempos e com ela agregamos em nossa vida a utilização das mídias sociais; tal revolução tem trazido incontáveis benefícios para as pessoas, mas tem, também, facilitado a forma de ataques rápidos que se espalham por toda parte atingindo tanto a um único indivíduo como também um grupo inteiro; temos visto verdadeiras guerras sendo travadas por meio destas mídias cotidianamente e tais demandas têm se ramificado para todas as outras formas de comunicação social e às vezes até para a vida física das pessoas.

Infelizmente esse comportamento está tentando se insinuar na igreja, mas isso vai contra o procedimento que a bíblia nos ensina a ter. Na abertura deste capítulo usei um pequeno trecho da primeira epístola do apóstolo Paulo aos Coríntios, capítulo 13, versículo 7; esse capítulo fala sobre o Amor/Caridade e como devemos tê-lo para com as pessoas ao nosso redor.

Na parte que destaquei diz: “(O Amor) tudo sofre...”. Coloquei a palavra “Amor” entre parênteses apenas para dar o entendimento do texto, mas o que me chamou a atenção foi o “tudo sofre” que o apóstolo deixou registrado. Veja o que Paulo diz sobre demandas ou conflitos dentro da igreja: “...na verdade,  é já realmente uma falta entre vós terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano? 1 Coríntios 6.7

Isso significa que o cristão deve sofrer o dano ou a injustiça ao invés de revidar ou buscar vingança nas situações que ocorrem em sua vida. Não convém ao cristão atacar quem quer que seja, cristão ou não cristão; assim como também não convém a um cristão contra-atacar seja pelo motivo que for; e é desnecessário dizer que não convém de forma nenhuma ao cristão buscar vingança. Atacar, revidar e se vingar é o que a bíblia chama de contender.

Sei que isso pode parecer estranho num primeiro momento, mas a verdade é que nós cristãos jamais podemos lançar mão da expressão “olho por olho e dente por dente”, o cidadão do mundo pode fazer isso, mas nós não. Um cristão não põe as luvas e parte para o confronto toda vez que alguém tenta criar uma situação de combate. Pelo contrário, não fazer isso é justamente uma das coisas mais evidentes que nos diferenciam daqueles que ainda não conheceram a Verdade.

Procure sempre lembrar destas quatro frases:

1: Um cristão jamais ataca;

2: Um cristão jamais revida;

3: Um cristão jamais busca vingança;

4: Um cristão apenas se defende.

Quanto a esta última frase, falarei um pouco mais no final deste capítulo.

Cristãos não se envolvem nestas contendas em que os cidadãos do mundo estão se afundando. Cristãos não contendem, nem por dinheiro, nem por honra, nem por prestígio, nem por poder, nem por fama, nem por status, nem por vanglória, nem por vaidade alguma.

Novamente, Paulo diz: “E ao servo do SENHOR não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor.” 2 Timóteo 2.24

Note que Paulo fala claramente que aos cristãos (servos do SENHOR), ou seja, nós; não convém entrar em contendas; devemos proceder sempre com mansidão e nosso foco deve estar no ensino para todos que desejarem aprender, mas se formos atacados, sofreremos.

Vejamos o que o Mestre dos mestres, Jesus, fala a esse respeito:

“Ouviste o que foi dito: olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas...” Mateus 5. 38:41

Nestes versículos Jesus ensina qual deve ser o procedimento do cristão quando sob ataque.

Trocando em miúdos:

“Se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra...”. Ou seja, se formos agredidos, não revidaremos.

“...ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa...”.Ou seja, Se alguém lhe atacar e quiser tirar algo que é seu, comprado com o suor do seu rosto, conseguido com o trabalho de suas mãos ou conquistado pelo seu talento e você não puder se defender, então, também não revidará a tal agressão, pelo contrário; dará algo a mais. Jesus usa o termo vestimenta e capa, tais termos são ao mesmo tempo literais e figurativos, podendo significar qualquer coisa que lhe pertença.

“...e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas...”. Em algum momento podemos ser obrigados a fazer algo (Lícito) que por qualquer motivo não desejamos ou não estamos dispostos a fazer, mas se formos, de fato, obrigados, seja por força de hierarquia, lei, ou qualquer outra; então devemos fazer mais do que aquilo que de nós se espera.

OBS: Coloquei a palavra “lícita” entre parênteses nesta última explicação para deixar claro que obviamente Jesus está se referindo a coisas permitidas, lícitas; como caminhar. Um cristão jamais faz qualquer coisa ilícita, imoral ou ilegal.

Como desfecho deste capítulo quero voltar a uma pequena reflexão que fiquei de comentar sobre uma questão importante. Embora o cristão não deva atacar ou revidar aos ataques recebidos “porque nossa batalha não é contra carne nem sangue” Efésios 6.12

Podemos e devemos nos defender, mas, apenas nos defender dos injustos ataques. Tomando o cuidado de não agredir nossos agressores e não praticar qualquer tipo de revanchismo contra aqueles que se façam nossos inimigos, e nos persigam, nos maldigam, nos maltratem e até mesmo nos odeiem. Veja o ensinamento de Jesus:

“Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem...”. Mateus 5.44

Mas como se defender? Veja um exemplo simples:

Se alguém inventar um boato qualquer a meu respeito, ou me atacar com mentiras, ou me processar por motivo infundado, ou armar qualquer tipo de cilada tentando me prejudicar de alguma forma; posso dizer que o que está sendo falado não é verdade, e se for exigido que eu prove então o farei usando os meios para tal. Isso é se defender.

É diferente de apresentar minha defesa e em seguida começar de alguma forma a insinuar ou mesmo afirmar que a pessoa ou pessoas que estão tentando me atacar são mentirosos, ladrões, corruptos, trapaceiros, invejosos ou qualquer outra coisa. Isso é revidar.


Vemos, no livro dos atos dos apóstolos, Paulo tendo de se defender várias vezes de acusações infundadas e mentiras levantadas contra ele, mas em momento algum vemos o apóstolo atacando ou revidando.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista