Pular para o conteúdo principal

O inimigo se levantou?



“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como um leão, buscando a quem possa tragar...” 1 Pedro 5.8


Às vezes não vigiamos nossas palavras; e falamos coisas que não deveriam ser ditas, a maioria das ocasiões em que isso acontece é por desconhecimento do que está contido nas escrituras.

Durante muito tempo ouvi a seguinte expressão:

_ O inimigo se levantou!

Pessoas falam isso para dizer que estão sendo atacadas, de alguma forma, pelo inimigo de nossas almas.

Você pode estar se perguntando o que há de errado com essa frase.

Bem, ela se tornou uma espécie de gíria falada em qualquer situação ou por qualquer circunstância adversa, mas a primeira coisa que temos de saber aqui é que nosso inimigo; o inimigo de nossas almas está abaixo de nós, e é desta posição que ele tenta nos atacar.

Segundo a bíblia, nós, os cristãos, estamos na posição mais privilegiada que existe; porque estamos na mesma posição em que Cristo está. Acompanhe este texto bíblico:

“...e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força de seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus, acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro.” Efésio 1.19-21

O versículo acima fala claramente que Cristo está acima de todas as coisas da criação; não há poder, ou principado, ou potestade, ou dominação ou qualquer outra coisa que esteja acima dele; todo nome que se nomeia está abaixo do Nosso Senhor. Portanto entendemos que o nosso inimigo também está abaixo, e aliás, muito abaixo de Cristo.

Então você pensa: Ora, mas isso eu já sabia!

Continue lendo:

“E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” Efésios 1.22-23

Cristo está acima de todas as coisas e Ele é a cabeça da igreja, que somos nós, você, eu e todos os cristãos; ora, onde a cabeça está, o corpo também está, logo, nós, a igreja de Cristo, também estamos acima de todo principado, potestade e dominação. A igreja é a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.

Por causa de Cristo nossa posição é de superioridade absoluta em relação ao nosso inimigo. Lembre-se que no versículo citado anteriormente dizia: “...que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus...”, agora acompanhe este outro verso que diz:

“...e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus...” Efésios 2.6

Se havia alguma dúvida, já não há mais. A igreja foi ressuscitada juntamente com Ele e foi assentada nos lugares celestiais em Cristo. Não há posição mais privilegiada do que esta.

Por esse motivo Jesus disse certa vez: “...edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Mateus16.18

Nosso Mestre disse tal frase porque sabia qual a posição que a igreja ocuparia nos lugares celestiais, por causa Dele quando Ele se assentasse em seu trono de poder e glória à direita do Pai Todo Poderoso, e que dessa forma a força do inimigo é insuficiente para prevalecer contra a Igreja, os cristãos.

Por tudo que foi dito até agora afirmo que o inimigo não tem a capacidade de se levantar contra nós, estamos muito acima dele. O máximo que ele pode fazer é tentar as pessoas para que elas abram mão de sua posição em Cristo e assim se tornem presas fáceis. No versículo que abre este capítulo destaquei a parte que diz “...buscando a quem possa tragar”. Fiz isso para mostrar que o inimigo possui uma estratégia muito simples, que é tentar tragar as pessoas.

E o que isso significa?

A palavra “tragar” significa engolir com avidez de baixo para cima. Quem já não ouviu alguém dizer algo do tipo: O mar tragou o navio, a neve tragou os alpinistas, a terra tragou o automóvel ou uma pessoa ou mesmo um prédio. Do mesmo jeito, o inimigo de nossas almas anda em nosso derredor buscando a quem possa atacar, mas ele faz isso a partir da sua posição inferior.

Quando uma pessoa diz que o inimigo se levantou contra ela, está dando a ele uma posição, no mínimo de igualdade; ou seja, a pessoa está, com sua declaração, abrindo mão da sua posição celestial privilegiada, conquistada por Cristo, para ficar em um plano semelhante ao do adversário.
Dar esta posição de igualdade ao diabo é ir contra a Palavra da escritura que diz: "Não deis lugar ao diabo" Efésios 4.27
Não devemos dar nada de nós ao inimigo, nunca! Nenhum espaço, nem em nossos pensamentos, nem em nossas crenças, nem em nossas palavras, nem em nossos sentimentos, nem em nossas sensações, nem em nossas emoções, nem em parte alguma de nós.

Então você diz: _Mas é apenas uma frase.

Nossas palavras revelam aquilo em que cremos, como foi dito:

“... Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” Mateus 12.34b

Se nós nos conscientizarmos da sobre-excelente posição que ocupamos por causa de Cristo, reduziremos as possibilidades de nosso adversário para zero. E esta é a vontade de nosso Mestre.

Espero que esta palavra tenha aumentado sua visão; proceda a partir de agora desse modo, creia que você está na posição em que Cristo lhe colocou. Acima das forças do inimigo. Declare esta verdade diariamente.


E o melhor de tudo isso é que tudo nos foi concedido pela divina graça, ou seja, independente de nosso merecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista